Operação transfere 24 presidiários acusados de ordenar ataques a tiros na Bahia || Foto Alberto Maraux
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma megaoperação transferiu, nesta quarta-feira (8), 24 criminosos de presídios baianos para duas unidades de segurança máxima. A transferência incluiu custodiados em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis e Jequié.

Coordenada pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP-BA) e de Administração Penitenciária (Seap), a operação mobilizou equipes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil.

De acordo com a SSP-BA, as investigações se estenderam ao longo de meses e envolveram troca de informações com a Seap para o mapeamento das lideranças do crime que, mesmo presas, continuavam a orquestrar ações criminosas além dos muros e grades dos presídios.

Transferência dos custodiados foi iniciada na madrugada de hoje (8) || Foto Alberto Maraux

Os internos são envolvidos com roubo a banco, tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, estupro, corrupção de menores, lavagem de dinheiro, entre outros delitos.

“Essa é mais uma ação de combate ao crime organizado. São mais de duas toneladas drogas apreendidas e cerca de 1.300 criminosos capturados em 2023. Não daremos trégua às facções”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

OPERAÇÃO

A operação conjunta para a transferência dos detentos foi iniciada na madrugada, com a revista geral das unidades e dos internos para apreensão de armas e celulares.

Unidades da Polícia Civil, do Batalhão de Guardas (BG), das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) e de Polícia Rodoviária, além do Grupamento Aéreo (Graer) atuam nas apreensões e extração das unidades prisionais, além das escoltas. As lideranças, agora isoladas, foram transferidas para duas unidades prisionais de segurança máxima não divulgadas pelo Estado.

“A Seap, em contínua operação de inteligência, conjugada com a SSP, manterá o combate ao crime, bem assim as revistas semanais nas unidades, quer no interior das galerias, quer nas redondezas das unidades”, assegurou o titular da pasta, José Antônio Maia Gonçalves.

Confira, abaixo, vídeo com imagens divulgadas pela SSP-BA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *