Wilma diz que havia resistência do Executivo a mudança em projeto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

As comissões de Legislação e Finanças da Câmara de Itabuna aprovaram a ampliação do repasse de incentivo financeiro dos agentes comunitários de saúde também para os agentes de combate a endemias. A inserção de emendas e consequente aprovação nas comissões ocorreu nesta segunda-feira (20), garantindo 50% de uma verba de dois salários mínimos aos profissionais. Originalmente, o projeto beneficiava apenas os agentes comunitários de saúde (ACS).

A relatora do projeto, Wilma de Oliveira (PCdoB), contou com acréscimos assinados pelos vereadores Luiz Júnior da Saúde (DC) e Ronaldão (PL), que sinalizaram lacuna na proposta do Executivo. Com ajustes feitos na etapa de apreciação, a matéria ficou pronta para votação no Plenário Raymundo Lima.

– É uma conquista; esse recurso, que alguns chamam de incentivo e outros de décimo quarto salário, foi uma luta dos agentes comunitários em Brasília. Quando chegou no município, a gente teve que negociar com o gestor. Não conseguimos na totalidade, mas o percentual conseguido já é uma conquista – afirma Wilma.

De acordo com a proposta, serão repassados à categoria em torno de 50% de uma verba de dois salários mínimos0 – paga uma vez por ano. “Esse recurso chegou em dezembro. Já era para a gente ter tido avanço nas negociações, porque houve certa resistência [do Executivo]. Mas fizemos com que entendesse essa necessidade. Foi uma conquista dos trabalhadores”, afirmou Wilma.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *