Jerônimo Rodrigues e a secretária de Educação, Adélia Pinheiro, em visita a Ilhéus || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando a Ford anunciou o encerramento da produção no Brasil, em janeiro de 2021, ninguém teve dúvidas de que o baque seria enorme na Bahia. Naquele ano, o tombo da indústria de transformação baiana foi de 14,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Quase cinco mil pessoas foram desligadas da fábrica localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Dois anos depois, a chinesa Build Your Dreams (BYD) negocia a compra da antiga planta da Ford.

Escalado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Jerônimo Rodrigues integrará a comitiva brasileira na missão diplomática na China, maior parceiro econômico do Brasil desde 2009. O protocolo de intenções da Bahia para assegurar a vinda da BYD é um dos documentos na bagagem do governador, conforme ele disse ao PIMENTA, nesta quinta-feira (23), na inauguração do Colégio Estadual Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus.

A decisão final será das empresas envolvidas nas tratativas, mas o Governo não desistirá da montadora chinesa se a compra da planta não for adiante, ressaltou Jerônimo. “A BYD quer se implantar em Çamaçari, na área da Ford. É bom que a gente entenda que o Estado não se mete nisso, é uma negociação entre a Ford e a BYD. O que a gente pode fazer é chamar as duas [empresas] e dizer: a gente está disposto, tem incentivos. Se não der certo, a gente bota uma infraestrutura, compra um terreno. E é assim”.

Lula e Jerônimo serão recebidos pelo presidente da China, Xi Jinping, na próxima terça-feira (28). No encontro, além do destino da antiga planta da Ford, o governador pretende discutir outros empreendimentos, como a retomada das obras do VLT de Salvador e a construção da ponte Salvador-Itaparica. “Tem outras [iniciativas] que a gente não pode falar muito ainda, porque depende do capital privado, mas estamos com boas intenções e boas expectativas sobre isso”.

10 respostas

  1. Seja bem vinda BYD a empresa de mobilidade elétrica, Brasil Service Bahia Instalação e Manutenção Ltda. Acredita que essa negociação será vitoriosa.

  2. Engraçado quando a Ford foi pra sair do Brasil o governo da Bahia não fez nada pra manter a Ford, e agora quer dar até terreno prós chineses é inacreditável isso, o terreno vai ser comprado com o dinheiro do povo brasileiro pra dar pro chineses.

  3. Está muito correto correto o Governador. O estado da Bahia deve aguardar primeiro o entendimento entre as instituições privadas, é direito constitucional. Porém, se isso não ocorrer, infelizmente tem que ser utizada a mão e/ou a caneta do Estado…

  4. Está muito correto o Governador. O estado da Bahia deve aguardar primeiro o entendimento entre as instituições privadas, é direito constitucional. Porém, se isso não ocorrer, infelizmente tem que ser utilizada a mão e/ou a caneta do Estado…

  5. A Bahia avançou e desenvolvimento. Gostaria que a Petrobrás fizesse investimento na Bahia na área de energia Solar e Eólica.

    1. Bom dia, Mais a Petrobrás é matéria fóssil, não tem como fazer parte da energia solar, talvez heolica. Pq está mais fácil uma pessoa financiar um projeto de energia solar para casa.
      Ela poderia investir no bio combustível, tornar menos agressivo aos motores s combustão, sem deixar a borra. E no bio gás, que nós sempre desperdiçamos, porém é um gás gerado através de nossas matérias residuais que muitos por não entenderem descartam, mais pode ser reaproveitado. Tanto para produção de energia como para uso industrial ou doméstica e reutilizado na agricultura e agro pecuária. Investimento nesse tipo a bahia precisa, independente de estatal. Pois isto demonstra um a forte economia, poder e importância no mundo e muito poder econômico. Trazendo tecnologia junto ao que nosso meio ambiente produz sem agredir. (Bio polo )

  6. Agora sim voltamos a tratar do interesse público e pensar no desenvolvimento do nosso país, após um período de constante extorsão onde as questões discutidas no âmbito da política eram tão infelizes que precisavamos defender os valores republicanos mais básicos. O Brasil voltou ao cenário internacional com o protagonismo que merece. Parabéns ao Partido dos Trabalhadores e ao Presidente Lula.

  7. Se as tradicionais seguram o avanço da evolução por aqui, é melhor ouvir outras possibilidades e colocar o Brasil em sintonia com a modernidade da mobilidade sem danos ao meio ambiente

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *