Ricardo Luiz, executivo do Banco do Brasil, elogiou gestão financeira do Governo Augusto || Reprodução Ozitv
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante audiência que discutiu a liberação de empréstimo de R$ 115 milhões, hoje (29), o gerente-geral do Escritório Setor Público do Banco do Brasil na Bahia, Ricardo Luiz Ribeiro, elogiou a organização e a capacidade financeira da gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

Devido à capacidade financeira obtida pela gestão, segundo o executivo, o banco oferecerá taxa de juros competitiva (“taxa subsidiada”) para Itabuna obter empréstimo “numa condição muito diferenciada, que poucos municípios da Bahia têm condições de tomar”.

O executivo do BB participou de audiência na Câmara de Vereadores nesta tarde de quarta-feira (29). A Prefeitura busca autorização dos vereadores para contrair empréstimo de R$ 115 milhões para obras dentro do Programa de Eficiência Municipal, do Banco do Brasil. Itabuna possui nota (rating) B, conforme a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

– Só municípios com contas públicas organizadas, despesas saneadas e equilíbrio financeiro em relação a despesas e receitas recebem esse carimbo de Capag (capacidade de pagamento) A ou B, que são os melhores ratings de pagamento, de capacidade de pagamento, que habilita o banco a oferecer operação de crédito [ao município] – enfatizou, observando que a Operação de crédito nasce com a ideia de impactar a vida das pessoas.

CONTRASTE

Ao contrário do cenário encontrado em Itabuna, aponta Ricardo Luiz, o cenário é outro. “Tenho encontrado municípios com contas na linha d´água da sobrevivência, sem capacidade de investimento”, disse aos vereadores, ponderando que essa realidade se deve a um momento de “municipalização da saúde, da educação e da assistência social”.

Segundo ele, a realidade da maioria dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros é de “capacidade deprimida”. E continuou: “Então, quando a gente encontra municípios com condição e habilitado para tomar operação de crédito, pra nós é motivo de alegria, oferecemos (o crédito)”. Da Redação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *