Iniciativa financia projetos de impacto socioambiental em Serra Grande e entorno || Foto Florisvaldo Neto
Tempo de leitura: 2 minutos

A Tabôa Fortalecimento Comunitário lançou o Fundo de Desenvolvimento Comunitário, que visa fomentar o engajamento e mobilizar doações de indivíduos, empresas e organizações para potencializar iniciativas comunitárias que atuam na valorização do território e no enfrentamento das desigualdades em Serra Grande, no litoral de Uruçuca, no sul da Bahia.

O diretor executivo da organização sem fins lucrativos, Roberto Vilela, explica que, desde 2015, a Tabôa investe no fortalecimento comunitário. “A ideia de criar um fundo vem no sentido de mobilizar potenciais apoiadores das iniciativas de base comunitária, por meio de um mecanismo transparente, que acompanha e fortalece os projetos apoiados, e também gera informações sobre resultados desse apoio. Além disso, a criação do Fundo de Desenvolvimento Comunitário busca viabilizar a participação e a transparência nos processos de seleção dos projetos, por meio das suas instâncias participativas de decisão”.

As doações são destinadas a associações, coletivos e organizações comunitárias que, muitas vezes, enfrentam dificuldades no acesso a recursos. A Tabôa identificou, no ano passado, 25 iniciativas comunitárias em Serra Grande, com foco em agendas socioambientais, a exemplo de juventudes, equidade de gênero, educação, arte e cultura, meio ambiente, participação cidadã, agricultura sustentável, turismo de base comunitária.

INICIATIVAS BENEFICIADAS

A primeira rodada de apoio teve início em 2022 e se desdobra em 2023, com o aporte total de R$ 105 mil e apoio técnico para três iniciativas comunitárias de Serra Grande, que respondem a causas e demandas identificadas na escuta das comunidades e também em pesquisas feitas pela Tabôa. São elas: Associação Cultural Circo da Lua, Feira Comunitária Saberes e Sabores e Coletivo Serra Cria.

Robson Bitencourt, gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e Entorno, área responsável pela gestão do Fundo na Tabôa, conta que a primeira rodada de apoio foi muito positiva do ponto de vista de relacionamento e organização das iniciativas e de captação de recursos. “Serra Grande é muito rica de projetos, de ideias, de lideranças comunitárias, de movimentos que fazem a coisa realmente acontecer. Não é à toa que em nosso vídeo manifesto tem uma frase muito emblemática: ‘o caminho é comunitário’. Por isso, o Fundo é uma estratégia para promover uma cultura de doação e engajamento no território”.

Um diferencial do Fundo é que 100% dos recursos doados são repassados às iniciativas selecionadas para receber apoio, descontando-se imposto de doação e custos da transação bancária. “Nós encorajamos a conexão direta entre doadores e iniciativas, mas nos colocamos à disposição para fazer essa ponte, quando necessário”.

Interessados(as) em somar forças e contribuir para fortalecer iniciativas comunitárias que atuam no território podem saber mais sobre o Fundo em www.taboa.org.br/doe.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *