Autorizada a apreensão de e-mails das lojas Americanas || Foto Tânia Rêgo/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou a busca e apreensão dos emails trocados por todos os diretores, membros do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria Interna do Grupo Americanas. A empresa ainda pode pedir reconsideração.

Moraes decidiu proteger somente os emails trocados entre diretores, administradores e auditores com advogados internos e externos da empresa. Nesse caso, as mensagens estão protegidas pelo direito constitucional à inviolabilidade das comunicações entre cliente e advogado.

As mensagens que envolvam advogados dizem respeito somente a interlocutores, e o dito ali só poderia “tornar-se público por decisão daqueles próprios”, destacou Moraes. O ministro frisou que sua decisão abrange somente as comunicações entre advogados e outros funcionários e gestores das Americanas, mas não todas as demais comunicações abrangidas pela decisão da Justiça de São Paulo.

Na decisão, Moraes argumenta que “a inviolabilidade do advogado, por seus atos e manifestações no exercício da profissão encontra limites do respeito à legislação, não podendo ser utilizada como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas”.

Leia Mais

Sesi oferece em Ilhéus 300 vagas gratuitas para conclusão do ensino médio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) está com oferta de 300 vagas, sem cobrança de mensalidade, na unidade de Ilhéus para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há vagas disponíveis também para Salvador (100), Feira de Santana (200), Vitória da Conquista (150), Juazeiro (150) e Teixeira de Freitas (300).

Para concorrer às vagas o candidato precisa ter mais de 18 anos. Oportunidade de garantir a conclusão do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) ou médio (1º ao 3º ano), a EJA do Sesi Bahia é um programa que oferece aulas a distância e utiliza a metodologia de reconhecimento de saberes, que acelera o processo e reduz o tempo de estudos.

É preciso apenas ter acesso à internet para que o aluno acompanhe as aulas, 80% a distância e 20% presencial. A inscrição deve ser feita unicamente pelo site do SESI Bahia (www.sesibahia.com.br). As aulas começam assim que as inscrições são confirmadas.

Para se inscrever, o candidato precisa de foto 3×4 atualizada, RG, CPF, histórico escolar original ou atestado de escolaridade, certificações parciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016 ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e comprovante de residência atualizado. A inscrição pode ser feita até o dia 30 deste mês.

TJ-BA restabelece resultado de eleição interna da Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desembargador Marcelo Silva Britto, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), acatou recurso da Câmara de Vereadores de Ilhéus e derrubou, nesta segunda-feira (3), a decisão provisória que suspendeu a eleição para a Mesa Diretora da Casa, proferida pela Vara da Fazenda Pública de Ilhéus (relembre).

Com o novo posicionamento da Justiça, o vereador Abraão Santos (PDT) retorna ao exercício da presidência da Casa, assim como os demais membros da Mesa. No entanto, o mérito do mandado de segurança impetrado pelo vereador Evilásio Valverde (Podemos), que deu origem à decisão agora revertida, ainda não foi julgado.

JUIZ REITERA PARTE DE DESPACHO

O juiz Alex Venícius Campos Miranda informou, nos autos do processo sobre a eleição da Câmara, que as ordens presentes no despacho do último sábado (2) permanecem em vigor, exceto no que diz respeito à comunicação do estado de flagrante atribuído ao vereador Abraão Santos, que obteve habeas corpus.

No referido despacho, o magistrado determinou que o prédio da Câmara de Ilhéus só poderá ser reaberto após avaliação da Vigilância Sanitária e/ou Corpo de Bombeiros, em razão de irregularidades constatadas durante inspeção judicial.

“Reitero o cumprimento do despacho de id 378961784, à exceção das comunicações às Polícias sobre o estado de flagrância do Presidente do Legislativo Ilheense, ABRAÃO OLIVEIRA DOS SANTOS pelo delito do art. 299 do CP c/c seu parágrafo único, uma vez concedida ordem de habeas corpus ao mesmo. No entanto, oficie-se à 7ª COORPIN-Ilhéus, para que informe, na maior brevidade possível, as conclusões sobre o inquérito policial que investiga o suposto crime, uma vez que, não indiciado, pugnará esse magistrado pela não aplicação da multa por “ato atentatório à dignidade da Justiça”, diz trecho do novo despacho da Vara da Fazenda Pública, divulgado nesta segunda-feira (3).

Jerônimo lidera comitiva baiana em missão na China || Foto GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Sinoma Blade, maior fabricante de hélices para produção de energia eólica do mundo, confirmou a intenção de instalar uma fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O anúncio foi feito durante reunião em Pequim, na China, nesta segunda-feira (3), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Oficializado, o projeto já havia sido objeto de protocolo de intenções assinado em março.

A fabricante chinesa integra grupo empresarial especializado na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais usados na construção de diversos produtos, desde telas de celular até naves espaciais. “Essa é uma boa notícia que levamos para a Bahia, uma fábrica fruto do investimento chinês vai gerar empregos, renda e desenvolvimento, dinamizando ainda mais a economia de nosso estado, que vem se destacando na geração de energia limpa”, explicou o governador.

Na reunião, Jerônimo Rodrigues assegurou o esforço do Governo do Estado para atrair a fábrica, que, em contrapartida, comprometeu-se a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos.

A agenda do governador em Pequim também incluiu reunião com representantes da Goldwind. Fabricante de aerogeradores e componentes de torres, a empresa administra parques eólicos e tem 40 torres em instalação no município baiano de Terra Nova. Segundo o Governo do Estado, a indústria também pretende implantar uma fábrica de aerogeradores na Bahia.

Nesta terça-feira (4), a comitiva baiana continuará em Pequim, onde terá reuniões com empresários da área de infraestrutura.

Funcionários do Banco do Brasil de Canavieiras em registro de 1964 || Acervo de Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

“Entram no avião e um deles volta para o esperado discurso de despedida, que Boinha Cavaquinho lembra até hoje: ‘Canavieiras, Canavieiras, /Terra dos coqueirais,/Vai pra puta que pariu, /Que aqui não volto mais’”.

Walmir Rosário

O Banco do Brasil sempre foi considerado uma instituição singular, de prestígio em todo o país. Queiram ou não, era bem diferente dos demais estabelecimentos bancários, de acesso mais restrito a correntistas e funcionários. Estes somente ingressavam no corpo de funcionários pelo sistema de meritocracia, por meio de um concurso nacional, após anos de estudo. Valia a pena, por ser um emprego pra vida toda, até a sonhada aposentadoria.

Assinada a carteira e vencido o estágio probatório, o funcionário do BB era considerado um ser diferente, quem sabe superior, na hierarquia social, pelo prestígio que gozava na sociedade. A começar pelo contracheque, apelidado de espelho, recheado de cruzeiros, cruzados ou reais, em comparação aos salários pagos pelos bancos privados, também considerados bons pelos empregados.

E somente ingressavam no quadro de funcionários rapazes e moças cujo desempenho no concurso fosse bem acima da média. Uma prova considerada “pau a pau” com os temidos vestibulares. Língua portuguesa, com questões difíceis de gramática; história, e a mais temida: a matemática. Mas, não bastava, quem não fosse ágil e com um pedigree de ouro na datilografia nem se habilitasse, seria reprovado na hora.

Lembro dos meus tempos de menino, em que ficava deslumbrado ao entrar na agência Itabuna do BB e apreciar – com emoção – os lépidos funcionários datilografando contratos ou outros serviços. Mas, além de “bater a máquina”, ficávamos embevecidos com o cálculo feitos na máquina Facit manual, com as teclas numéricas e manivelas girando para frente e para trás, era um espetáculo para nós garotos.

Nem precisaria comentar, mas os funcionários do BB chamavam a atenção por serem considerados moços de alto partido pelas donzelas casadoiras, que se postavam nas janelas de suas casas no horário em que eles encerravam o expediente. Era um festival de suspiros quando eles passavam, muitas das vezes marcados por troca de olhares e algumas frases galanteadoras. Melhores partidos não haviam nas cidades.

Mas, para ostentar esse pesado status, os funcionários do BB foram obrigados a abrir mão de certos comportamentos e enfrentarem algumas mudanças na vida. Como o Concurso era nacional, na maioria das vezes tomavam posse no cargo em cidades e estados longe de onde moravam. Tinham que enfrentar as famosas repúblicas (morada coletiva) até que constituíssem família ou uma transferência para a cidade de origem.

Lembro que, em minha vida profissional, que me obrigava a “morar” em várias cidades e estados ao mesmo tempo, sempre encontrava um membro da Família Satélite (como são conhecidos os funcionários do BB). Era uma festa quando encontrávamos esses “conterrâneos”, que, muitas das vezes, até davam um jeito de facilitar nossa saída das intermináveis filas de atendimento nos caixas.

Por volta de 1977, saí da empresa em São Paulo com destino a Angra dos Reis para receber o pagamento de uma medição na Petrobras (oleoduto de Angra a Caxias). A Petrobras liberava o cheque três dias antes, com a recomendação de ser sacado no dia tal. Com o atraso na viagem, ao chegar na agência do BB, enquanto estacionava o carro, o relógio marcou as fatídicas 16h e os vigilantes fecharam as portas.

Eu não acreditava no que via, depois de horas viajando, consegui pegar o cheque na Petrobras e enquanto estacionava o carro encerrava o expediente. Enquanto eu olhava, sem acreditar, as portas fechadas, vejo um amigo de Paraty, Paulinho Polaco, gerente da casa lotérica em frente, que me pergunta: “O que foi?” E eu, desolado, conto o meu triste contratempo.

Paulinho me pede para esperar e entra por um corredor ao lado do prédio, conversa com o vigilante e entra na agência. Acena-me e entramos na agência. Quando me dirijo ao caixa indicado, dou de cara com um velho conhecido de Itabuna, Luiz Magaldi, que dá um grito: “Menino, o que você está fazendo aqui?”. Após o cumprimentos, agradeço a Paulinho e aos funcionários do BB, guardo a grande soma de dinheiro e vou embora.

Canavieiras é outro local onde guardo boas recordações do BB, muitos velhos e bons amigos. A agência do BB era uma potência e atendia a vários municípios da região, nas transações de impostos federais ou empréstimos da então pujante cacauicultura. Como àquela época dispunha de linhas regulares de aviação, era considerada uma cidade de grande porte.

Nos anos 1950, num desses concursos, uma turma da zona sul do Rio de Janeiro é aprovada e escolhe Canavieiras, cidade praiana e com voos diários para tomar posse. Quando aqui chegam, descobrem que a cidade não dispõe de energia elétrica, ruas calçadas, boates refinadas, enfim, a vida carioca. Com o prestígio, conseguem transferência para a cidade Maravilhosa e resolvem prestar uma homenagem.

Entram no avião e um deles volta para o esperado discurso de despedida, que Boinha Cavaquinho lembra até hoje: “Canavieiras, Canavieiras, /Terra dos coqueirais,/Vai pra puta que pariu, /Que aqui não volto mais”. Temendo reações, imediatamente fecharam a porta do avião, que partiu com direção do Rio de Janeiro. Como toda a família, a Satélite também tem sua pluralidade.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Lula comanda terceira reunião ministerial ampliada || Foto AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que não concorda com as “avaliações negativas” que preveem crescimento do país em menos de 1%. “Vamos ver o que vai acontecer quando a chamada economia micro, pequena e média começar a acontecer nos rincões desse país. Vamos ver o que vai acontecer quando as pessoas começarem a produzir mais, a comprar mais, a vender mais. Vamos perceber que a economia vai dar um salto importante”, disse.

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano é de 0,9%, segundo o boletim Focus de hoje. O Ministério da Fazenda projeta o Produto Interno Bruto (PIB) em 1,6%. Há também as previsões do Banco Central, que é de 1,2%, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado semana passada, e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que prevê um PIB de 1,4% neste ano.

Lula comandou hoje a terceira reunião ampliada com ministros, desta vez da área produtiva e institucional, no Palácio do Planalto. Ele retomou as agendas públicas após o afastamento para tratar de uma pneumonia.

No mês passado, o presidente já reuniu ministros da área de infraestrutura, para discutir o novo plano de investimentos do governo federal, em substituição ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e ministros da área social. O objetivo dessas reuniões é que cada pasta apresente um balanço e a projeção do que será anunciado no marco de 100 dias de governo, na semana que vem, além dos planos para 2023 e os próximos anos.

Para Lula, o Brasil crescerá mais do que “os pessimistas estão prevendo”, desde que o governo também acredite nesse crescimento e faça os investimentos necessários.

“Vai acontecer mais coisa no Brasil do que as pessoas estão esperando e vai depender muito da disposição do Governo. Vai depender muito da disposição e do discurso do pessoal da área econômica, da área produtiva, porque se ficarmos apenas lamentando aquilo que a gente acha que não vai acontecer, ninguém vai investir em cavalo que não corre. Se você está em uma corrida de cavalos dizendo que seu cavalo é pangaré, que seu cavalo está com gripe, que está cansado, ninguém vai fazer nenhuma aposta”, argumentou o presidente.

Presentes na reunião, Lula citou os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Fazenda, Fernando Haddad. “Se olhar para a cara do ministro Fávaro, que voltou da China com um grupo de empresários, vocês vão perceber que é 150% de otimismo. Se olhar para a cara do Haddad depois do marco regulatório que ele fez, olha a cara dele de felicidade, significa que estamos acreditando que vai passar a nossa tão sonhada nova política tributária nesse país”, exemplificou o presidente sobre o otimismo da equipe com seus projetos.

Para ele, a “obsessão” do Governo é fazer investimentos e impulsionar a geração de empregos. “Temos que ter como obsessão fazer esse país voltar a crescer. Porque o país crescendo, vai gerar emprego, vai gerar salário, vai gerar aumento de consumo do povo, a roda gigante da economia volta a funcionar e todo mundo vai voltar a ser otimista nesse país”, disse.

CEM DIAS 

Na próxima segunda-feira (10), o governo completa 100 dias de atividades e, segundo Lula, haverá uma reunião com todos os ministros para apresentar o plano de trabalho para os próximos períodos.

Segundo ele, a nova gestão conseguiu recuperar quase todas as políticas sociais que haviam sido “desmontadas” pelo governo anterior. “Parece que falta o Água para Todos ou Luz para Todos, esse programa que é o último programa social que vamos lançar”, disse. Agência Brasil.

Vacina contra a dengue deve ser enviada para a Bahia nesta semana
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna informa que a vacinação contra a gripe Influenza vai começar na próxima segunda-feira (10), em todos os postos de saúde, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h, para todos os grupos prioritários. A lista prioritária abrange crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde (dos setores público e privado), gestantes, puérperas e professores.

Também são grupos prioritários indígenas, idosos, membros das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades, além de rodoviários, portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos submetidos a medidas socioeducativas.

COVID-19

Já a campanha de imunização contra Covid-19 continua em andamento para diferentes públicos, em todas as unidades de saúde, nos mesmos horários descritos acima, com a ressalva de que as últimas ampolas do imunizante são abertas até as 15h.

A partir desta semana, a vacina Pfizer Bivalente, que protege contra diversas cepas do novo coronavírus, começou a ser aplicada no lugar das terceira e quarta doses de reforço. Nesse caso, o público-alvo inclui idosos, gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão (a partir de 12 anos de idade), além de trabalhadores da saúde e das instituições de longa permanência.

A vacinação infantil contra Covid-19 é feita sempre às quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h, em todas as unidades de saúde.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Os postos de saúde do município também mantêm a vacinação de rotina para todos os públicos. A Secretaria informa que criança ou adolescente que não tem registro vacinal contra Meningite C pode receber a dose única do imunizante, exceto os adolescentes de 11 a 14 anos, que serão imunizados com a Meningite ACWY.

Para ser imunizado, em todos os casos, é necessário apresentar cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS. Ao público portador de comorbidade é requisitado o relatório médico correspondente. Já criança ou adolescente deve ser acompanhado pelos pais ou responsável.

Mudança de rota na gestão do Colo-Colo || Foto Jéssica Santana/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não avançaram as tratativas do Colo-Colo Futebol e Regatas com a Global Ativos, e a negociação do time ilheense com o grupo de investimentos do Rio Grande do Sul foram encerradas na última semana. Agora, o Tigre negocia com a empresa RLopes Sports Manager, que pretende assumir a cogestão do Departamento de Futebol do clube.

Apesar da mudança de rota, segundo o presidente do Colo-Colo, Hermano Fahning, está confirmada a participação do time na Série B do Campeonato Baiano de Futebol 2023. A estreia da equipe está prevista para o dia 14 de maio, um domingo, contra o Juazeiro, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

Tempo de leitura: 2 minutos

Os dados de 5,1 milhões de clientes da Coelba em todo o estado da Bahia serão inseridos no Cadastro Positivo, um banco de dados com informações de pagamento do consumidor. O anúncio foi feito pela empresa nesta última semana de março.

São, de acordo com a companhia baiana de eletricidade, 5.178.485 pessoas físicas e jurídicas na BA que terão seus dados disponibilizados no Cadastro – o cliente pode pedir a exclusão destas informações.

Se o cliente atrasa ou não paga a conta, estas informações vão para o Cadastro Positivo. Se paga em dia, também. Ou seja, é um histórico do comportamento do consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica.

As informações do Cadastro Positivo são acessadas por empresas, instituições de crédito e governo. Os juros e prazos para empréstimos e financiamentos poderão variar de acordo com o histórico de pagamento de cada cliente, considerando o seu respectivo risco de crédito.

O Cadastro Positivo foi instituído pela Lei 12.414/2011 e regulamentado por meio do Decreto 9.936/2019, mas passou a ser usado pelo mercado em 2020.

BENEFÍCIO PARA QUEM PAGA EM DIA

“O Cadastro Positivo é o inverso da histórica negativação de crédito, que é mais conhecida no Brasil. A inclusão da Neoenergia nesse banco de dados é importante, pois enriquece a base de consulta com nossos clientes nas instituições financeiras. Essa inserção é automática e prevista em lei. O cliente que não desejar integrar o Cadastro Positivo pode solicitar exclusão sem nenhum custo”, afirma Marcelo Arnaud, superintendente de Gestão da Receita da Neoenergia.

As informações dos clientes listados no Cadastro Positivo são tratadas de maneira sigilosa. O vazamento delas pelas instituições bancárias pode configurar crime conforme a Lei Complementar Nº 105 (Lei do Sigilo Bancário). O Score de Crédito é formado por dados financeiros e de pagamentos relacionados às operações de crédito tais como empréstimos, financiamentos pessoais e crediários e contas como água, luz e telecomunicações.

Quem é montador pode buscar vaga no SineBahia hoje
Tempo de leitura: 3 minutos

Analista contábil, analista de marketing, motorista de ônibus urbano, operador de telemarketing, montador de estrutura metálica e representante de vendas são algumas das vagas disponíveis pelo SineBahia em Itabuna (115), Ilhéus (23) e Jequié (54) nesta segunda-feira (3).

Os candidatos podem se dirigir até uma unidade do órgão estadual de emprego nestas três localidades até as 15h30min de hoje para se cadastrar e disputar vaga. São exigidos carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.

A unidade de Itabuna do SineBahia funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. O SineBahia em Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as oportunidades.

Leia Mais