Projeto para beneficiar 3 mil agricultores do sul da Bahia é lançado em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançaram, em Salvador, o projeto “Conservação da Mata Atlântica por meio do manejo sustentável de paisagens agroflorestais com cacaueiros (GEF-Cabruca)”.

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o projeto coordenado pela FAO e o Mapa, por intermédio da Ceplac/SDI, tem duração prevista de quatro anos, com um investimento de U$ 4,7 milhões destinados à conservação da Mata Atlântica, à inclusão produtiva e melhoria da qualidade de vida das populações rurais.

As ações que visam fortalecer o Sistema Cabruca (modo de cultivo agroflorestal, que utiliza a sombra de árvores nativas para a produção de cacau), revitalizar 50 mil hectares de lavouras de cacaueiras e transformar 1,6 milhão de hectares de paisagens no estado da Bahia.

Para a diretora da Ceplac, Lucimara Chiari, este é um projeto promissor para a região cacaueira tradicional do sul da Bahia. “O GEF-Cabruca possibilitará ao cacauicultor produzir de forma sustentável, preservando a paisagem local e a biodiversidade e, ainda, ampliar a produtividade, a rentabilidade e a qualidade do fruto, promovendo uma transformação socioeconômica e ambiental. Esse é o legado que queremos deixar”, completou.

Acusada de corrupção, desembargadora do TJ-BA segue afastada do cargo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quinta-feira (11), manter o afastamento da desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal do cargo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A magistrada é acusada de participação em um esquema compra de sentenças em disputa de terras no oeste do estado.

O STJ também aceitou nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Maria da Graça Osório contra outras quatro pessoas, entre elas o empresário Adailton Maturino dos Santos, que seria um dos líderes do esquema, conforme apurado na Operação Faroeste.

Os outros denunciados são: Dirceu Di Domenico, empresário, suposto financiador do grupo; Geciane Souza Maturino dos Santos, advogada e companheira de Adailton; e Karla Janayna Leal Vieira, sobrinha da desembargadora Maria da Graça.

De acordo com o MPF, a organização criminosa contava com a participação de magistrados, empresários, advogados e servidores públicos. Além de praticar atos ilegais relacionados à disputa de terras, os acusados teriam movimentado cifras bilionárias. Eles são acusados de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro.

PROVAS SUFICIENTES

Relator da ação penal, o ministro Og Fernandes, entende que o MPF apresentou elementos suficientes para justificar a instauração do processo contra os réus, tais como o detalhamento da movimentação financeira dos envolvidos e os depoimentos sobre a suposta negociação de sentenças.

Leia Mais

Motociclista ficou preso sob galhos da árvore
Tempo de leitura: < 1 minuto

No final da tarde desta quinta-feira (11), uma árvore desabou em cima da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, próximo à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e atingiu um motociclista e uma pessoa que viajava como carona. O homem foi derrubado do veículo e ficou preso sob galhos, assim como a pessoa que o acompanhava. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou unidade ao local.

Samu foi acionado para socorrer vítima

A rodovia chegou a ser totalmente bloqueada, o que provocou congestionamento. Populares conseguiram liberar parcialmente a estrada, e o trânsito foi retomado em uma das faixas da pista, em ritmo lento. As duas vítimas foram encaminhadas pelo Samu para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. A imagem abaixo, feita no início da noite, mostra a longa fila de carros no sentido Itabuna.

Acidente gera congestionamento no sentido Ilhéus-Itabuna

VÍDEOS

Cinegrafistas amadores registram imagens do local logo após o acidente. Confira.

Lula e Jerônimo na plenária do PPA, hoje (11), em Salvador
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandou, nesta quinta-feira (11), a plenária de abertura da jornada para elaboração do Plano Plurianual (PPA) da União. O local escolhido foi a Arena Fonte Nova, em Salvador, que recebeu a etapa baiana da escuta social. Atividades semelhantes serão realizadas nas outras 26 capitais brasileiras. O PPA definirá diretrizes e metas do Governo Federal para o quadriênio 2024-2027.

No pronunciamento, Lula recordou que o modelo participativo, que envolve a sociedade no processo de planejamento orçamentário, remete à experiência do Orçamento Participativo da Prefeitura de Porto Alegre, a partir de 1989, quando o município gaúcho foi governado pelo ex-prefeito, ex-deputado federal, ex-governador e ex-ministro das Cidades Olívio Dutra (PT-RS).

Segundo o presidente, além de incluir a sociedade civil no processo de elaboração, o Governo Federal vai assegurar os interesses do povo no orçamento, compromisso assumido durante a campanha eleitoral.

– Quando a gente fala do PPA Participativo, a gente está falando do Plano Plurianual Participativo, que a gente vai mandar para o Congresso Nacional. A novidade é que, pela primeira vez, a gente está colocando o povo para dizer o que vocês querem que a gente faça no Governo Brasileiro. A primeira vez que fizemos isso foi na cidade de Porto Alegre e o orçamento participativo virou um modelo mundial, porque a ONU adotou para que fizesse em vários países – disse Lula.

JERÔNIMO: COM LULA, BRASIL VOLTOU A TER POLÍTICA PÚBLICA

O ato desta quinta-feira (11) contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além da ministra do Planejamento, Simone Tebet; do senador Jaques Wagner (PT-BA) e de outras autoridades. Dirigindo-se a Lula, Jerônimo ressaltou que, na Bahia, o Governo do Estado elaborou, neste ano, o quinto Plano Plurianual Participativo, metodologia empregada nos governos de Wagner e do hoje ministro Rui Costa (Casa Civil).

Ele também comparou o PPA da Bahia ao Federal e deu para o presidente cópia do documento elaborado pelos baianos. “As plenárias vão correr os 27 estados do Brasil. Aqui aconteceram nos 27 territórios de identidade que propuseram e escreveram propostas para o futuro da Bahia e do Brasil”.

Para Jerônimo, o retorno de Lula ao Palácio do Planalto tem peso simbólico de libertação, como se fosse a segunda independência do Brasil, conquistada, a exemplo de dois séculos atrás, com participação decisiva do povo baiano. Na dimensão prática, segundo o governador, o terceiro mandato do presidente marca a retomada do próprio Estado enquanto formulador e executor de políticas públicas.

– As políticas públicas voltaram no Brasil, o Minha Casa Minha Vida, o Luz para Todos, o Água para Todos, financiamento estudantil são exemplos. O PPA é o resgate e o fortalecimento da capacidade de um povo planejar. Uma família planeja seu futuro, seu presente. Um município planeja, um Estado planeja. Um país que não planeja o seu futuro não tem condições de dizer aonde quer chegar. O PPA é isso – concluiu.

PLATAFORMA

Na atividade, o Ministério do Planejamento também lançou a Plataforma Brasil Participativo, instrumento digital para colher contribuições dos brasileiros e brasileiras para a elaboração do Plano Plurianual. De hoje (11) a 10 de julho, qualquer pessoa com cadastro no Gov.Br poderá fazer e eleger propostas para o PPA no site gov.br/brasilparticipativo.

Vítima foi atingida pela parte dianteira do veículo || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi atropelado por um ônibus da empresa Viametro, na tarde desta quinta-feira (11), no Terminal Urbano de Ilhéus. O acidente aconteceu quase em frente à antiga loja da Cesta do Povo. Ele foi atingido pela parte dianteira do veículo e caiu.

A vítima, ainda não identificada, recebeu ajuda de populares, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o homem com metade do corpo sob o ônibus, aparentemente desacordado, enquanto pessoas tentam reanimá-lo.

Empresa já opera ônibus do município via contrato emergencial
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou, nesta quinta-feira (11), o resultado da licitação do serviço público de transporte. Única habilitada no processo licitatório, realizado na modalidade concorrência, a empresa atendeu aos requisitos de viabilidade econômica da prestação do serviço, segundo a gestão.

A habilitação da empresa e o resultado da concorrência foram embasados no parecer da Comissão Especial de Licitações, que reúne os servidores Gustavo Lima, Hanna Moraes e Fabiana Soares. Clique aqui para ler o documento na íntegra.

A Atlântico opera o sistema de transporte de Itabuna desde o início de 2021. À época, foi contratada de forma emergencial, para que o serviço fosse retomado após dez meses de interrupção. Agora, firmará novo contrato com o município.

Jerbson e Marão: crise tem nova escalada || Foto Agravo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mudanças no comando do PSD ilheense. A maior novidade é a saída do vereador Jerbson Moraes da cúpula partidária. Ele ocupava a Secretaria-geral do partido no município, cargo assumido, agora, por Maria Angélica Carvalho dos Santos. O prefeito Mário Alexandre, Marão, continua na presidência.

A retirada de Jerbson da Secretaria é mais um desdobramento da crise do ex-presidente da Câmara de Vereadores com o núcleo duro do Governo Marão. Nos últimos dias, Jerbson intensificou os discursos contra o secretário de Gestão, Bento Lima. Após anunciar que não era mais da base governista, o parlamentar viu a exoneração de familiares e amigos de cargos de confiança da Prefeitura de Ilhéus.

Pré-candidato a prefeito, Jerbson Moraes tem reafirmado que não abrirá mão da candidatura, mesmo que isso exija seu desligamento do PSD, pelo qual foi eleito vereador em 2016 e 2020. A perda de espaço no partido pode antecipar sua saída. A ver.

Motorista tentar encaixar porta de ônibus em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde setembro de 2020, quando a Prefeitura de Ilhéus autorizou a volta dos ônibus às ruas em meio às restrições da pandemia de covid-19, o serviço tem sido alvo de reclamações dos usuários, que reivindicam mais linhas e horários, além de veículos em bom estado de uso. Nos últimos meses, tornaram-se mais frequentes os problemas com ônibus defeituosos, o que aumentou a insatisfação dos passageiros. Apesar dos reclames, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), subiu a passagem de R$ 3,80 para R$ 4,80, após quatro anos sem reajuste.

Com a nova tarifa em vigor desde domingo (7), o Governo Marão decidiu que é hora de investigar se as empresas Viametro e São Miguel desrespeitam as regras da concessão municipal. A decisão foi publicada pela Secretaria de Gestão, nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Município.

No relatório que fundamenta a abertura da investigação, o secretário Bento Lima elenca notícias sobre incidentes com ônibus das duas empresas, inclusive matéria recente deste PIMENTA, reproduzida por outros meios de comunicação. “Com efeito, determino a Assessoria deste Gabinete que instaure Processo de Apuração de Responsabilidade das concessionárias de Transporte, Urbano São Miguel de Ilhéus Ltda (São Miguel), CNPJ 04.714.248/0001-75 e VIAMETRO TRANSPORTES URBANOS LTDA, CNPJ 05.907.604/0001-30, pelos fatos imputados neste despacho, que ofendem a ordem jurídica do regime contratual”, escreveu.

Além de suceder o aumento da passagem, a decisão da Prefeitura de Ilhéus foi publicada após a notícia de que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou procedimento para investigar se o reajuste da tarifa violou princípios da Administração Pública (relembre).

Assembleia será realizada no Colégio Modelo || Foto CMLEM
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canavieiras (Sindspuc), Dário Brito, publicou edital de convocação de assembleia geral extraordinária, marcada para a quinta-feira da próxima semana (18), às 17h, no auditório do Colégio  Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado na Rua Augusto Severo, no Centro.

A pauta da assembleia será o Plano de Cargos e Salários da categoria. Ao PIMENTA, Dário Brito esclareceu que o Sindicato negocia com a Prefeitura a implementação de direitos salariais estabelecidos pela Lei n.º 468/1995, que regulamenta o plano de carreira dos servidores.

Uma das reivindicações, segundo Dário, é a inclusão dos servidores da Secretaria de Administração no mesmo plano dos demais funcionários efetivos da Prefeitura de Canavieiras. “A gente está conversando com a gestão, mas tivemos entraves jurídicos”, afirmou o dirigente, ressaltando a importância da presença dos servidores na reunião da próxima semana.

Tempo de leitura: 5 minutos

Os municípios de Itabuna e Ilhéus, na região sul, e Jequié, na sudoeste, têm oferta de mais de 180 vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz nesta quinta-feira (11). Segundo o SineBahia, as oportunidades são em diversas áreas, dentre as quais Enfermagem, Administração, Serviços e Indústria.

O maior número de vagas é ofertado pela unidade de Itabuna, com 85 vagas de emprego e de estágio, além de 10 para Jovem Aprendiz. Na sequência, Jequié, com 72, e Ilhéus, com 28.

Os candidatos devem procurar o SineBahia nestas localidades até as 15h30min, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade itabunense funciona no andar superior do Shopping Jequitibá. Em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O resultado definitivo da prova discursiva (2ºetapa) do concurso público para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia foi publicado na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado pela Secretaria Estadual da Administração (Saeb). O concurso foi aberto por meio do edital 05/2022. O Diário Oficial também traz a convocação para procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se declararam negros.

O resultado do concurso pode ser conferido, também, no Portal RH Bahia e no site da organizadora do certame (www.concursosfcc.com.br). O concurso oferta 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros.

HETEROIDENTIFICAÇÃO

As avaliações de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros serão realizadas em Salvador, no período de 20 a 26 de maio, no Fiesta Bahia Hotel, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Itaigara, conforme Edital de Convocação.

Os horários de comparecimento estão indicados no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas, e por meio do Cartão Informativo, que será enviado aos candidatos por e-mail. Para realização do procedimento, os candidatos devem seguir as instruções contidas no Edital de Convocação.

MAIS DE 93 MIL INSCRITOS

O Edital de abertura do Concurso 05/2022 foi lançado em setembro de 2022. Mais de 93 mil candidatos fizeram inscrição no certame para concorrer às vagas. As provas objetiva e discursiva foram realizadas em 22 de janeiro deste ano. O resultado da primeira etapa – (provas objetivas) foi divulgado em março. Agora, a Fundação Carlos Chagas publica o resultado da segunda etapa (prova discursiva).