Bahia registra saldo de empregos em abril || Foto Paula Froes/GovBa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia gerou, em abril, 11.250 postos de trabalho com carteira assinada.Foram contabilizados 74.383 admissões e 63.133 desligamentos. Trata-se do quarto mês seguido com saldo positivo, conforme dados publicados, nesta quarta-feira (31), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O mês de abril registrou o maior saldo mensal do ano até agora no estado. Com o resultado do mês passado, o estado passou a contar com 1.934.275 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,59% sobre o quantitativo do mês anterior. A capital do estado, Salvador, registrou um saldo de 2.169 postos de trabalho.

O Brasil teve saldo de 180.005 vagas, enquanto o Nordeste registrou 11.166 novos postos. De acordo com o Caged,23 estados tiveram crescimento do emprego formais em abril deste ano. Em termos absolutos, com 11.250 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês.

NORDESTE

Na Região Nordeste, a Bahia (+11.250 postos) foi seguida pelos estados do Ceará (+4.488 postos), Maranhão (+2.202 vagas), Piauí (+1.883 empregos formais) e Rio Grande do Norte (+1.578 postos). Alagoas (-4.062 vagas), Paraíba (-3.181 vínculos), Pernambuco (-2.423 vagas) e Sergipe (-569 vínculos), em contrapartida, tiveram saldo negativo.

No agregado dos quatro primeiros meses de 2023, a Bahia preencheu 32.726 novas vagas – aumento de 1,72% em relação ao total de empregos formais do início do ano. O Nordeste acumula, no ano, saldo de 705.709 e 49.914 novas vagas.

Na Bahia, em abril, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada. O segmento de Serviços (+6.351 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores.

O segundo seguimento com saldo foi a Indústria geral (+2.892 vagas), seguido de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.132 postos) e Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.122 vínculos). Construção (-247 empregos) foi o único grupamento com fechamento de postos no mencionado mês.

Candidatos irregulares são eliminados em concurso da Uneb
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia firmou, nesta quarta-feira (31), acordo judicial com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que prevê a aplicação de medidas contra fraudes identificadas no concurso para vagas de professores auxiliar nível A, realizado em junho de 2022. O concurso já havia sido suspenso pela Justiça em agosto do ano passado.

O acordo foi firmado dentro do processo da ação civil pública ajuizada pelo MP-BA, no qual foi pedida a suspensão liminar do certame. Segundo o documento, a Uneb se comprometeu a anular as provas que trouxeram identificação pessoal por sinalização dos candidatos por nome ou rubrica nas folhas de respostas e eliminar os candidatos nelas identificados. O acordo prevê ainda prazo de 90 dias para realização de novo concurso público.

O acordo judicial estabelece também cláusulas que visam evitar fraude em futuros concursos da instituição. A Uneb se comprometeu a estabelecer que a fase de provas de títulos conste como última etapa dos próximos processos seletivos e avaliar separadamente a fase de apresentação de memoriais e aulas públicas, com divulgação das notas individualizadas.

OUTRAS MEDIDAS

A instituição de ensino se comprometeu ainda definir políticas internas para a criação de plataformas tecnológicas de comunicação entre a organizadora dos processos seletivos e concursais e os candidatos, visando a disponibilização do Barema de Avaliação e Espelho de Prova.

Além disso, deverá encaminhar à primeira Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, Intolerância Religiosa, Defesa dos Quilombolas e Cotas Raciais as informações referentes ao procedimento de heteroidentificação fenotípica, para adoção de providências cabíveis a cada caso.

Bahia leva gol de empate aos 50 minutos do segundo tempo, mas vence nos pênaltis || Foto Reprodução Sport TV
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia confirmou passagem às quartas de final da Copa do Brasil em partida emocionante e classificação decidida nos pênaltis contra o Santos, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na noite desta quarta-feira (31).

O Tricolor saiu na frente, com o gol do meia Cauly, mas levou o empate nos acréscimos, aos 50 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Bruno Mezenga subiu e marcou, de cabeça, para o Santos. Ele parecia que seria o herói da noite desta quarta-feira (31), mas quem se consagrou foi o goleiro Marcos Felipe, do Bahia, que, na disputa por pênalti, defendeu duas cobranças.

O goleiro do Bahia defendeu as cobranças de penalidade de Bruno Mezenga e Camacho. Como o atacante Ademir parou no goleiro João Paulo, do Santos, o Tricolor de Aço venceu a disputa por 4 a 3. 

Com isso, garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, e embolsará R$ 4,3 milhões. A partida foi disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador, que ficou lotada.

Professores e não docentes no ato desta quarta-feira (31)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores e representantes de outras categorias da Rede Municipal de Ensino fizeram um ato em frente à Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc), na Avenida Canavieiras, nesta quarta-feira (31). Os trabalhadores também iniciaram a paralisação de 48h, aprovada na última assembleia da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato). Eles reivindicam reajuste salarial com base no Plano de Cargos e Salários dos servidores da Seduc (veja aqui).

Manifestação ocupa trecho da Avenida Canavieiras || Fotos APPI

Amanhã (1º), docentes e demais servidores da Pasta vão se reunir, em assembleia virtual, para deliberar sobre os próximos passos da campanha salarial. O horário ainda será definido.

Reitora Joana Guimarães fala a novos alunos da UFSB || Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O sistema penal e a universidade pública ocupam lugares opostos na estrutura do Estado, mas compartilham os efeitos disciplinadores, em sentido amplo. Tanto é assim que, como política de linguagem, as instituições penais abandonaram o uso de expressões estigmatizantes, a exemplo de presidiário, e passaram a utilizar o termo reeducando. A substituição reflete outra perspectiva sobre o Direito Penal, que passa a ter enfatizado seu caráter ressocializador. No Conjunto Penal de Itabuna, essa mudança ganhou marco histórico, nesta terça-feira (30), com a primeira aula dos 28 reeducandos que ingressaram na Universidade Federal do Sul da Bahia (USFB).

A aula inaugural, realizada pela Internet, teve a participação de representantes do Ministério Público, da OAB e da Secretaria Municipal de Educação. O secretário José Antônio Maia Gonçalves, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, deu as boas-vindas aos calouros, com um vídeo gravado especialmente para o momento. A reitora Joana Guimarães também enviou mensagem aos estudantes.

Já a promotora de Justiça Cleide Ramos, do Ministério Público do Estado da Bahia, emocionada, dimensionou o feito dos novos alunos da UFSB. “Vocês estão fazendo história e são exemplo para todo o sistema penitenciário do país. É uma grande alegria, mas também uma enorme responsabilidade, porque sabemos que existe uma sociedade que ainda não aceita essa evolução. Portanto, a melhor resposta a se dar é fazer o melhor”, aconselhou.

SUPORTE

Os reeducandos autorizados a frequentar as aulas presencialmente sairão do Conjunto Penal às 18h e retornarão às 23h. Segundo a Socializa, cogestora da unidade, a empresa vai assegurar transporte, roupa, lanche e material didático aos estudantes. Já os que ainda não podem deixar o presídio, terão aula em formato remoto.

O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, explica que os alunos da modalidade online terão o material didático armazenado em dispositivos eletrônicos sem acesso à Internet, os chamados Kindle. “Não há privilégio, não há quebra de regime de cumprimento de pena. O que há é um grande esforço para cumprir o princípio constitucional da universalidade da Educação como dever do Estado – e direito de todos”, concluiu.

Praça José Bastos recebe inauguração do Conecta Bahia || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna inauguram, nesta quinta-feira (1º), às 10h, na Praça José Bastos, o Wi-Fi gratuito do Programa Conecta Bahia. O ato terá a presença do prefeito Augusto Castro (PSD) e da chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), Mara Clécia Dantas Souza.

O Conecta Bahia levará sinal de internet gratuito às praças Alice Monteiro, no Santo Antônio; Piedade, no Califórnia; Rio Cachoeira, no Góes Calmon; e Otávio Mangabeira, no Centro, além da José Bastos. O serviço é resultado de convênio da Prefeitura de Itabuna com a Secti.

Para o secretário municipal de Gestão e Inovação, Moisés de Carvalho, o Conecta Bahia estimula o desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Também é uma poderosa ferramenta para a divulgação do conhecimento e das ações governamentais, bem como para a aproximação dos cidadãos dos serviços públicos”, acrescentou.

Impacto da colisão destruiu a frente do carro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motorista perdeu o controle de um carro de passeio e o veículo bateu em um poste, nesta terça-feira (30), na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal, em Ilhéus. O impacto da colisão destruiu a frente do carro e danificou o equipamento público. A mulher que dirigia o automóvel foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau.

Corte aponta irregularidades em convênio firmado sob a gestão de Robério Oliveira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) condenou o ex-prefeito de Eunápolis Robério Oliveira (PSD) a devolver R$ 67.324,02 aos cofres do Estado da Bahia e a pagar multa de R$ 4 mil, após reprovar a prestação de contas do Convênio 198/2010. Naquele ano, Robério exercia o segundo dos três mandatos recebidos da população eunapolitana.

Firmado pela Prefeitura com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o Convênio destinou recursos para serviços de pavimentação asfáltica e drenagem de vias. De acordo com o TCE, as obras não foram concluídas e graves irregularidades foram identificadas no uso do dinheiro público. Cabe recurso da decisão.

Sivaldo Reis é autor da proposta que presta homenagem a fundador do bairro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mário Barreto dos Santos deverá receber homenagem in memorian depois de a Câmara de Vereadores aprovar o nome do carpinteiro para a praça do Novo Horizonte. Antes de apresentada na Câmara, o vereador Sivaldo Reis (PL) disse ter feito escuta entre moradores, que aprovaram o nome de Mário Barreto por unanimidade. O homenageado é um dos fundadores do bairro. A segunda votação da proposta será na próxima semana.

Seu Mário faleceu aos 80 anos, em 2021. “Seu Mário lutou por aquela praça, mas foi sendo destruída ao longo do tempo. Ele brincava com as crianças e conversava com os idosos ali e lutou pela requalificação. Felizmente, o prefeito Augusto Castro atendeu a um pedido nosso. Conseguimos toda iluminação, fizemos um novo piso, pinturas, paisagismo, bancos, brinquedos. Hoje, a comunidade está em festa, as crianças estão muito felizes”, comemora.

O vereador lembrou, ainda, que os colegas Francisco Santos (PSD) e Luiz Júnior (DC) também vinham buscando melhorias para o local – inclusive para além da praça. “Seu Mário Barreto era um cidadão de bem, um pai de família; é justo fazer uma homenagem a ele”, completou. A segunda e definitiva apreciação da proposta será na sessão da próxima terça-feira (6). Em seguida, segue para sanção do Executivo.

Jerônimo, de cocar amarelo, na campanha de 2022 || Foto Suami Carvalho/PIB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A aprovação do marco temporal pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (30), é vista como derrota histórica dos povos indígenas de todo o País, porque restringe a demarcação de territórios tradicionais aos casos em que já eram ocupados por esses povos até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal. Agora, a matéria segue para o Senado.

Na campanha eleitoral de 2022, o então candidato Jerônimo Rodrigues (PT) investiu no discurso de que seria o primeiro professor e também o primeiro indígena a governar a Bahia. No entanto, até o momento, o governador não fez, nas suas movimentadas redes sociais, nenhuma menção ao avanço do marco temporal (Projeto de Lei PL 490/07) no Congresso.

A reportagem entrou em contato com a Governadoria para obter opinião do governador e aguarda retorno. Atualizado às 9h52min.

Tempo de leitura: 4 minutos

O último dia de maio traz mais de 160 vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz nos municípios de Itabuna, Jequié e Valença nesta quarta-feira (31), informa o SineBahia. São vagas em áreas como vendas, indústria, saúde e administração.

De acordo com o Sinebahia, são 90 vagas em Itabuna, 12 das quais para jovens aprendizes na faixa dos 17 aos 22 anos, 73 em Jequié e 4 em Valença, no baixo-sul do Estado. O atendimento nestas localidades vai até as 15h30min.

Os interessados devem comparecer às unidades do SineBahia com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade de Itabuna funciona no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). O SineBahia atende na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru. A unidade de Valença funciona na Avenida ACM, no Novo Horizonte.  Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Colheita de milho de sementes melhoradas começa nesta quarta-feira (31)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agricultores familiares de Itabuna iniciam nesta quarta-feira, dia 31, às 9 horas, na Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares (Agrafam), nas imediações do semianel rodoviário, a colheita do milho de São João, com ato simbólico.

Acompanhados de uma equipe técnica e do titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Moacir Smith Lima, que estará presente, esta primeira colheita do milho resulta da distribuição de sementes melhoradas, doadas em março pelo governo municipla nos festejos do padroeiro São José.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Itabuna doou cerca de 500 quilos de sementes de milho para agricultores familiares que integram 17 associações. O secretário Moacir Smith Lima lembrou que o diferencial destas sementes é que apresenta melhoramento genético, o que garante qualidade ao produto final.