Marquês de Paranaguá esvaziada na manhã de hoje (8) || Foto Secmi
Tempo de leitura: 2 minutos

Ainda repercute a nota conjunta em que entidades patronais orientaram lojistas de Ilhéus a abrirem seus estabelecimentos nesta quinta-feira (8) de Corpus Christi (relembre).  Após as críticas da presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Ilhéus e Região (Secmi), Crismélia Silva, e da indignação de trabalhadores, veio o sermão da Igreja Católica, em “Nota de Repúdio e Indignação” da Diocese de Ilhéus.

Assinam o documento o padre e vigário geral Marcos Alcântara; o padre Márcio de Souza, coordenador de Pastoral; o padre Damião Vorges, chanceler da Cúria Romana; e o advogado da Diocese de Ilhéus, Robson Magalhães. Eles contestam a ênfase do argumento da CDL de Ilhéus e congêneres no aspecto legal, que classifica o dia de hoje como ponto facultativo e não feriado. Segundo a Igreja, a celebração do Corpus Christi é tradição milenar do catolicismo e centenária em Ilhéus.

“As tradições devem ser preservadas e respeitadas, independente de lei, decretos, portarias ou atos do Poder Executivo, desde que não infrinjam a legislação vigente, o que é a presente situação”, segue a nota.

O texto também sugere que, ao invés de exigirem a presença dos trabalhadores em suas lojas hoje, os comerciantes poderiam ter proposto acordo para compensação do dia de folga com o banco de horas (íntegra ao final do texto).

COMÉRCIO ESVAZIADO

Alguns comerciantes seguiram a orientação da CDL, da Associação Comercial e Industrial e do Sicomércio, mas, com bancos, Correios e órgãos públicos fechados nesta quinta-feira, o movimento foi fraco no Calçadão da Marquês de Paranaguá. “Olha o movimentão que está o comércio de Ilhéus”, disse um comerciário que enviou a foto desta publicação à presidente do Secmi, Crismélia Silva, por volta das 10h30min. “Gente que nem formiga invisível”, emendou.

Confira, abaixo, a nota da Diocese de Ilhéus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *