Cacique Val faleceu hoje || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu hoje (8), aos 44 anos, Valdonisio Pereira dos Santos, o Cacique Val Tupinambá, vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorrido no domingo (4). Desde então, ele estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, onde morreu na última madrugada.

Cacique Val era das principais lideranças da luta do Povo Tupinambá de Olivença pela demarcação do território de 47 mil hectares reivindicado pelos indígenas. A área se estende pelos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. Val era o cacique das aldeias Cajueiro, Acuípe,  Acuípe de Baixo e Lagoa dos Mabaços, ao sul de Olivença. Na arena partidária, foi candidato a vereador pelo PT ilheense.

O Cacique Ramon Tupinambá, da Aldeia Tucum, despediu-se do parente. “Que meu grande irmão, guerreiro de luta, Cacique Val Tupinambá de Olivença, descanse em paz! Que o Grande Espírito o acolha em bom lugar e de onde estiver possa trazer sempre sua força e alegria para continuarmos firmes na luta pela temarcação do nosso território ancestral. Aisé Kwekatureté”, escreveu Ramon, usando uma expressão de agradecimento na língua Tupinambá, que está sendo recuperada pela etnia.

O corpo de Cacique Val é velado em sua aldeia, no Acuípe, e será sepultado em Olivença, na tarde de hoje.

3 respostas

  1. Um grande e valente guerreiro Tupinambá. Um líder que cuidou de seu Povo e que teve a coragem de bater de frente contra a covardia de quem se acha no poder. Agora, como Encantado, vai seguir ajudando os povos originários nessa luta que não começou ontem e nem vai terminar amanhã.

  2. Cacique Val foi um grande guerreiro que nunca deixou de lutar por seu povo. Virou encantado muito jovem ainda. Sinto muita tristeza nesse momento. Meus pêsames à esposa, filhos, amigos e toda a comunidade Tupinambá de Olivença.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *