Primeira ponte da BA-649 será construída próximo ao Atacadão || Fotos José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

A nova rodovia entre Itabuna e Ilhéus, em construção à direita do curso do Rio Cachoeira, terá quatro pontes de acesso à BR-415, na margem oposta. O fotógrafo e memorialista José Nazal divulgou, nesta terça-feira (13), imagens das áreas onde os elos viários serão erguidos.

Local da 2ª ponte da BA-001

No trecho de 18 quilômetros da BA-649, sentido Itabuna-Ilhéus, a primeira ponte ficará no limite dos dois municípios, próximo ao Atacadão. A segunda, próximo do depósito de frios, dará acesso ao retorno para a Ceplac e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Terceira ponte dará acesso ao IFBA e à Uesc

Já a terceira ponte será construída no trecho entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e a Vila Cachoeira, permitindo acesso ao próprio Ifba, ao Sesi e à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A quarta ponte, na Fazenda Pirataquissé, levará ao Centro de Ilhéus e à rótula prevista no projeto para acesso à BA-262 (norte da cidade) e à BA-001 (sul).

Quarta ponte da BA-649 será construída no Banco da Vitória || Fotos José Nazal

A BA-649 é construída pelo Governo da Bahia, com investimento de R$ 196 milhões. O trajeto começa na altura da Fazenda Progresso, em Itabuna, e alcança o Banco da Vitória, a menos de 7 quilômetros do Centro de Ilhéus. A previsão de entrega é para janeiro de 2024.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), quando pronta, a estrada reduzirá o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do sul da Bahia para 40 minutos nos horários de grande movimento. Atualmente, com alto fluxo de veículos, o percurso chega a tomar uma hora.

17 respostas

  1. Parabéns. Parece um sonho.melhor séria se tivesse uma ligação com a rodovia ilhéus x Buerarema.facilitantando uis munícipes fazer o trajeto para Itabuna sem precisar passar no dentro de ilhéus. ajudando assim descongestionar o trânsito

  2. Gostaria de deixar um comentário sobre o projeto mencionado. Será ótimo ter uma via de mão dupla desde a saída de Itabuna até a rotatória do Mercado Atacadão e Mineirão. Seria ainda melhor se fosse criado um acesso direto nessa rotatória para as empresas Açaí Expresso, Biosementes e Agrotropical, que já estão estabelecidas naquela região há mais de 10 anos. Essas empresas são pilares importantes da área e um acesso facilitado contribuiria para o seu desenvolvimento e contribuição para a região.

  3. Excelente, outro ponto de extrema importância é essa ligação e entrocamento do norte da zona norte de Ilhéus com a zona oeste, isso é de fundamental importância para expansão, deslocamento e infraestrutura não só da cidade como para toda região.

  4. Importante no futuro encontrar um acesso para as praias do sul. E que o ramal para a ligação com o porto sul tenha prioridade e acesso confortável.

  5. Ilhéus necessita do Anel Viário BR 415 ao Distrito Industrial, prometido por 50 Anos pelos nefastos governos que passaram. A concretização da pavimentação Asfaltica da BR 251 – Ilhéus Buerarema que os recursos foram desviados.

  6. acredito que está faltando se pensar em como vai ficar o acesso na entrada de ambas as cidades já que o objetivo é facilitar o acesso as msm?

  7. Só que esse projeto não com muita clareza e explicitamente os benefícios ao entorno para as comunidades. Falta um detalhamento com clareza.

  8. Só que esse projeto não esta com muita clareza e explicitamente os benefícios ao entorno para as comunidades. Falta um detalhamento com clareza.

  9. Meu nome é Gutemberg falo de vila velha es essas obras são de grande importância para o município mais quero lembrar da importância de conservação das matas nas afluentes do rio cachoeira preservando o meio ambiente o rio ainda recebe bastante esgoto sem tratamento isso tem que acabar é preciso um plano de saneamento básico para os municípios vizinhos ok

  10. Paralelo a essas mudanças, devem pensar,quem tal pensar no saneamento do Rio cachoeira, para que possamos viajar apreciando a beleza do rio(2a. Veneza).rsss. e o turismo seria incluído aí,…com tantas belezas que existe!!!.. que Tal???????

  11. Como seria bom se construísse um acesso da zona sul da cidade até depois do vilela,assim o grande fluxo de carro que vai pra Itabuna deixaria de passar por dentro da cidade.

  12. Concordo com vc Gutemberg,é preciso pensar no meio ambiente e sua proteção e conservação. Querem visar o lucro,a mobilidade mas deve-se pensar em primeiro lugar na floresta Mata Atlântica, nos seres vivos como também na revitalização e despoluição do rio cachoeira. Chega de destruição em pró do capitalismo. Pensemos nos seres vivos,pensemos nas futuras gerações .

  13. Desperdício de dinheiro no final no banco da vitória todo mundo entra no funil engarrafando Av. Itabuna . rodoviária. Centro. essa Rodovia tinha que ser de ligada até Zona sul terminando entre Ns. Da vitória. Assaí. Cururupe aí sim faria sentido

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *