Profissionais promovem sensibilização para atrair mais doadores de sangue || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau promoveu ações de sensibilização para captação de novos doadores de sangue. O Junho Vermelho foi planejado pela Comissão de Humanização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus,

“Reforçamos ainda mais a importância sobre a doação de sangue. Também aproveitamos para homenagear os doadores e encorajar aqueles que nunca doaram. Esclarecemos ainda que não há implicações que possam prejudicar o doador apto e saudável neste ato tão nobre que salva inúmeras vidas todos os dias”, explica a farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, coordenadora operacional da Agência Transfusional.

FESTEJOS JUNINOS

O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico da Agência Transfusional, lembra sobre a necessidade da manutenção do nível adequado do estoque de sangue para as transfusões. “Precisamos de doadores durante todo o ano, principalmente em períodos como este, de festas juninas, com maior possibilidade de elevar a demanda por atendimento em hospitais da nossa região”, relata.

O profissional pede à população que participe e incentive a doação de sangue direcionada ao Costa do Cacau. “Aqui realizamos cirurgias, procedimentos, atendemos pacientes que são vítimas de acidentes das mais variadas formas. Temos a necessidade de uso de sangue para realizar as transfusões e salvar vidas,” enfatiza o médico.

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE

De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário também apresentar um documento original com foto, estar acima de 50 quilos, bem de saúde, descansado e alimentado. Deve evitar alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Alfredo Boa Sorte Júnior ressalta que todas as pessoas que preencham os critérios de doadores, também sejam multiplicadores sobre a importância da doação de sangue. “Assim, passam a ser difusores de informações que podem sensibilizar familiares, amigos, colegas e vizinhos a doarem e a pedirem que outras pessoas também doem sangue”, declarou.

LOCAIS DE DOAÇÃO DE SANGUE

ILHÉUS

Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José

Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, Teresópolis.

Telefone (73) 3234-5774.

ITABUNA

Banco de Sangue (Santa Casa de Itabuna)

Rua Antônio Muniz, 200, Pontalzinho.

Telefones (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *