Tempo de leitura: 2 minutosPor meio de nota pública de repúdio, o prefeito Augusto Castro (PSD) disse esperar que a Câmara de Vereadores puna o vereador Danilo da Nova Itabuna (UB) pelas agressões verbais contra a primeira-dama Andrea Castro. No plenário da Casa, Danilo comparou Andrea a uma cadela (veja aqui).
Augusto considera inadmissível a maneira ofensiva como o vereador se referiu à primeira-dama em plenário, “desrespeitando-a como mulher, primeira-dama, advogada, mãe e esposa”.
O prefeito classificou as declarações de Danilo da Nova Itabuna como “reprovável episódio de misoginia”.
– Esperamos que a Câmara Municipal tome as devidas providências para repreender o comportamento de seu representante, demonstrando à população que a intolerância e a discriminação não têm lugar em nossa cidade – expressou o prefeito em nota.
Confira a íntegra da nota abaixo.
Nota de Repúdio
O Prefeito Augusto Castro, vem por meio desta, expressar seu repúdio e indignação, diante das declarações do vereador Danilo Freitas, em sessão plenária da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira, dia 20/06.
É inadmissível que um agente político, legítimo representante da população, utilize o plenário da Câmara de Vereadores, para se referir de maneira ofensiva à Senhora Andrea Castro, desrespeitando-a como mulher, primeira-dama, advogada, mãe e esposa.
A fala do vereador Danilo Freitas se traduz em reprovável episódio de misoginia.
A sociedade não pode se calar, muito menos tratar sem a relevância necessária, declarações degradantes e que prestam desserviço a proteção aos direitos das mulheres.
Esperamos que a Câmara Municipal tome as devidas providências para repreender o comportamento de seu representante, demonstrando à população que a intolerância e a discriminação não têm lugar em nossa cidade.
Além disso, encorajamos a sociedade a manifestar-se contra qualquer forma de violência ou desrespeito às mulheres.
Reafirmamos nosso compromisso em promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a construção de uma cidade onde todas as mulheres sejam respeitadas. Não mediremos esforços para combater atitudes que reforcem estereótipos negativos e agridam a dignidade feminina.
A todas as mulheres, em especial à primeira-dama Andrea Castro, nosso apoio, solidariedade e reconhecimento pela sua importância e contribuição para nossa sociedade.
Augusto Castro
Prefeito Municipal de Itabuna
Uma resposta
As facilidades eleitorais tanto quanto as “eleitoreiras” gozam de porteiras abertas. Na minha opinião pessoal, acho que todos os pré-candidatos a cargos públicos, câmaras municipais, prefeituras etc. deveriam passam por avaliações de escolaridade, educação doméstica e social.
Por menos que isso, já assisti um cidadão receber uma bela surra de pau. Sou solidário com Prefeito e sua esposa.