Lula durante evento da Fiol em Ilhéus abraça funcionária da Bamin || Reprodução TV Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante evento em Ilhéus, no sul da Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, oficialmente, há pouco, o início das obras de construção do trecho final (Aiquara-Ilhéus) da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

Antes de discursar, Lula foi homenageado por funcionários da Bahia Mineração. Neste momento, o presidente amparou a analista de Relacionamento com as Comunidades, Sandra Argolo, funcionária da empresa há 14 anos. Emocionada, ela terminou a homenagem declarando admiração pelo presidente: “Lula, eu te amo!” (assista aqui).

A primeira etapa da Fiol terá 537 quilômetros e ligará o oeste baiano a Ilhéus, no sul do estado. As obras desse trecho têm quase 90% das obras executadas, faltando o trecho final, Aiquara-Ilhéus.

MAIS DE 1,2 MIL EMPREGOS

A previsão é de que elas sejam concluídas e entregues até 2027, mas, em discurso, Lula disse querer vê-la entregue, no máximo, até dezembro de 2026. Para este trecho, a estimativa é de geração de 1,2 mil empregos diretos.

Do evento, participaram, ainda, ministros como o baiano Rui Costa (Casa Civil), senadores, o governador Jerônimo Rodrigues e CEOs nacional e global da Bamin, Eduardo Ledsham e Benedikt Sobotka, respectivamente.

Durante discurso, Lula lembrou que foi ele, em 26 de março de 2010, quem lançou edital para as obras da Ferrovia Oeste-Leste. E disse que esperava, a esta altura, que a ferrovia estivesse sendo inaugurada. A construção da ferrovia estava paralisada, parcialmente, desde 2015.

AEROPORTO INTERNACIONAL

Ainda em discurso, o presidente cobrou das lideranças regionais projetos para obras do sul da Bahia, a exemplo do Aeroporto Internacional da Costa do Cacau. Do presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Litoral Sul (CSD-LS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT), e outros prefeitos e lideranças locais Lula recebeu pedido pela construção do aeroporto internacional. “É importante que vocês compareçam a Brasília com o governador [Jerônimo Rodrigues] e apresentem o projeto [do aeroporto]”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *