Baleia-jubarte encalhada na Península de Maraú || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma baleia-jubarte encalhou na Península de Maraú, no sul da Bahia, nesta terça-feira (1º). Órgãos ambientais já estão no local e tentam devolver o animal ao mar para salvá-lo. A coordenadora do Escritório Regional do Inema, Cibelle Pinto, confirmou as informações ao PIMENTA, por telefone.

Cibelle recebeu a notícia do encalhe por volta das 10h. “As equipes dos municípios [de Maraú e vizinhos] e o pessoal do Instituto Baleia Jubarte estão tentando levar o animal para o mar, se ele conseguir resistir”, informa a gestora do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ambiental do Governo da Bahia.

A baleia encalhada em Maraú é juvenil. Trata-se do trigésimo primeiro registro de encalhe dessa espécie no País em 2023, sendo oito no litoral baiano. Nesse tipo de caso, o Inema pode ser acionado pelo telefone 0800 284 1400. Para casos na região sul do estado, também é possível contatar o órgão pelo número (73) 3214-8301.

7 respostas

  1. Segundo a matéria equipes estiveram no local !? … Isso é um grande equívoco, o animal foi encontrado por Pescadores que imediatamente acionaram a população que fizeram todo o possível para salvar a baleia ? . Foi encontrada pela manhã 8 HS e resistiu até mais ou menos 12hs.
    Nesse intervalo de tempo não tivemos nenhuma autoridade presente. E tudo isso foi na comunidade de Taipu de Dentro.

  2. Como tentaram salvar o animal? Não é a primeira baleia que encalha e morre nas praias , na península de Marau. Isso se repete todos os anos. E os órgãos ambientais nada fazem, ou fizeram.

  3. SALVE ELA COM UM BARCO ENCOSTA A TRASEIRA E PASSA AS CORDAS POR BAIXO DAS NADADEIRAS DELA.
    É SÓ O BARCO REBOCAR ELA DEVOLTA AL ALTO MAR.
    QUERO NOTÍCIAS FUTURAS.
    ATT

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *