Obra de arte de Conceição Portela || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma exposição da artista plástica Conceição Portela ficará aberta para visitação até o dia 27 de outubro, no Pavilhão Pedro Calmon, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A amostra é para celebrar os 10 anos de implantação do Museu Vitrine das Artes Visuais da instituição de ensino superior.

A exposição reúne trabalhos em cerâmica (acrílica sobre cerâmica) e telas (óleo sobre telas), voltadas para o tema Cacau. “Já tive minhas obras exibidas em todo o Brasil e há peças também no exterior, mas nunca as havia exibido na Uesc. Agora, enquanto artista regional, estou completamente satisfeita”, declarou Conceição Portela.

Museu Vitrine das Artes Visuais da Uesc || Foto Divulgação

Nascida em Itajuípe, em 1941, artista plástica transformou sua casa, em Itabuna, em uma “Casa Ateliê”, onde expõe a grande variedade das suas peças de arte. Seu reconhecido trabalho foi premiado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e pela Universidade Federal de Sergipe (4º Festival de Artes Empreendedoras, 2018), dentre outras instituições. A multiplicidades de suas técnicas artísticas destacam a sua obra como uma autêntica representante da cultura grapiúna.

O MUSEU

Vinculado ao Departamento de Letras e Artes da Uesc, o Museu Vitrine das Artes Visuais foi idealizado e organizado pelo artista plástico e professor Guilherme Albagli, em 2013, que durante muitos anos foi o responsável pelo espaço. Atualmente, o Museu está sob a coordenação de professor Samuel Mattos.

As duas vitrines do Museu possibilitam aos transeuntes um contato com as artes visuais nas áreas de fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura, entre outras. Também são disponíveis para exibição de trabalhos dos próprios professores, estudantes e servidores da Uesc.

Uma pistola foi encontrada com o suspeito || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar prenderam, na região de Morada do Porto, em Ilhéus, um homem acusado de homicídios e que estava foragido da justiça. Contra o detido havia três mandados de prisão por assassinatos e tráfico de drogas. Uma pistola calibre 9 mm e munições foram encontradas com o criminoso.

O acusado foi preso durante patrulhamento de rotina da Polícia Militar. O criminoso foi encaminhado à 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Ilhéus, onde foi autuado e teve os mandados cumpridos. “Ele era procurado por assassinatos cometidos aqui, em Ilhéus, e será encaminhado ao Conjunto Penal de Itabuna”, explicou a delegada Katiana Amorim.

Brasil registra alta em número de infartos || Imagem Artmed
Tempo de leitura: 2 minutos

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram aumento de 25% no total de internações por infarto no Brasil, nos últimos seis anos. Passando de 81.505 casos, em 2016; para mais de 100 mil, em 2022. Para discutir possibilidades para reverter esse cenário, especialistas participam nesta semana, aqui no Rio de Janeiro, do Encontro Internacional de Cardiologia Intervencionista, maior evento na América Latina dedicado ao tema.

Para o cardiologista Roberto Botelho, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, a saúde do coração é um dos maiores desafios na área da saúde.

“Há um estudo feito em 60 países que mostrou que quanto menor a renda per capita e o nível educacional de uma população, pior os indicadores da saúde cardiovascular, maior a mortalidade por infarto, maior a hipertensão, maior epidemia. Por isso por isso fica quase que automático a gente supor – e dados mostraram isso – que a saúde cardiovascular do brasileiro vai mal e vem piorando.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O especialista avalia que é urgente investir em recursos tecnológicos como forma de prevenção e tratamento. E ressalta a importância de um olhar mais atento para os efeitos das doenças cardiovasculares. “Não só pelo gasto de saúde direta, consumo com remédio, UTI, como pelo pelo gasto com medicamentos, mas como o gasto das economia, por causa do custo secundário. A pessoa que tem a doença trabalha menos, produz menos. O impacto de um PIB no país é bastante afetado

A boa notícia, de acordo com Roberto Botelho, é que 85 por cento dos riscos que levam a doenças cardiovasculares podem ser evitados com hábitos saudáveis.

“Só 15% que a gente não consegue modificar. Você consegue modificar o fato de ter na família uma genética de doença cardiovascular. Então qual é a melhor prática? Aí vem uma notícia muito boa: se você pratica exercícios, toma cuidado com seu intestino e procura uma comida mais saudável, se aplica  técnicas para diminuir o estresse, isso são medidas baratas que dependem muito mais da vontade de disponibilizar um tempo para aquilo e priorizar.. Com isso, a gente consegue uma transformação muito impactante na saúde populacional e individual.”

O Sistema Único de Saúde oferece atendimento gratuito para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, em Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de necessidade, o paciente é encaminhado para a Atenção Especializada, onde terá toda assistência para o acompanhamento com especialista, exames, tratamento e os procedimentos necessários, ambulatoriais ou cirúrgicos.

Equipe de educação ambiental da Biosanear orienta sobre descarte de lixo || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto
A Biosanear, empresa responsável pela coleta de lixo em Itabuna, implantou equipe de educação ambiental para orientar a população a descartar corretamente os resíduos. Os profissionais já vêm atuando na região central e nos bairros.
Coordenada pela educadora ambiental Isabelly Lino, a equipe começou a atuar durante o Ita Pedro 2023 tanto no arraiá na Praça Olinto Leone como com os ambulantes no circuito dos festejos de São Pedro, no Banco Raso. Hoje, está sendo feita a limpeza dos pontos viciados de descarte, com o plantio de mudas fornecidas pela CVR Costa do Cacau, tornando o que era depósito irregular de lixo num ambiente saudável.
“A população precisa se conscientizar sobre os horários de coleta e os locais de descarte, além de despertar para a importância da conservação do meio ambiente, que significa mais qualidade de vida”, afirma Isabelly. Além das ações nos domicílios, a equipe de Educação Ambiental também pretende atuar em escolas, associações de moradores e clubes de serviço, por exemplo, com a realização de palestras e distribuição de folhetos.
“Essa é uma ação inovadora em Itabuna, fundamental para tornar a cidade mais humana e saudável”, afirma o gerente de operações da Biosanear, Alan Lima. Os resultados, afirma o gerente, começam a aparecer. Há melhoria do sistema de coleta e no descarte correto de resíduos. “Vamos buscar parcerias para ampliar esse trabalho”, diz.
Pirulito e Paçoca comandam transmissão a partir das 19h30min desta quinta (3)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Logo mais, os itabunenses Pirulito e Paçoca vão comandar a primeira de uma série de quatro lives para crianças de todas as idades. Com brincadeiras interativas e brindes, a transmissão será feita no perfil da dupla no Instagram (@pirulitopacocaoficial), a partir das 19h30min desta quinta-feira (3).

“Os brindes vão ser bolsas da Mini Grife e um conjunto de vasinhos de água coloridos da Estação 25. Vai ter muita coisa boa também”, detalhou ao PIMENTA Leomara Oliveira, intérprete de Paçoca, por telefone. Segundo ela, as apresentações ao vivo seguirão ao longo de todo o mês de agosto, às quintas.

Nas próximas lives, além dos números artísticos dos anfitriões, o público vai conferir o trabalho de outros palhaços e animadores sul-baianos, antecipa Leomara. “Vem muita coisa boa aí, mas ainda estamos organizando a agenda do pessoal”.

Dupla é dona de prêmio nacional de animadores || Divulgação

Sucesso no YouTube e nas festas infantis de Itabuna e região, o casal Victor de Jesus e Leomara Oliveira, que dá vida à dupla de palhaços, trouxe para a Bahia o Prêmio de Melhor Animador Infantil 2023, do Encontro Nacional de Animadores Infantis. Também levaram a premiação do voto popular (relembre aqui e aqui). Atualizado às 20h34min.

Ministro Alexandre de Moraes vota a favor da descriminalização do porte de maconha || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quarta-feira (2), o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. A Corte aprecia o Recurso Extraordinário 635659, com repercussão geral. Último dos quatro ministros que já votaram, Alexandre de Moraes propôs a fixação de critério nacional, exclusivamente em relação à maconha, para diferenciar usuários de traficantes.

Segundo o ministro, o artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006) deixou de punir com prisão o porte de drogas “para consumo próprio”, mas não definiu critérios objetivos para diferenciar consumo próprio de tráfico. Essa definição fica a cargo do sistema de persecução penal (Polícia, Ministério Público e Judiciário), que interpreta a norma de formas diversas.

O porte de pequena quantidade de entorpecentes passou, em muitos casos, a ser qualificado como tráfico, tornando a punição mais dura e aumentando significativamente o número de presos por esse crime. Além disso, pessoas presas com a mesma quantidade de droga e em circunstâncias semelhantes podem ser consideradas usuárias ou traficantes, dependendo da etnia, de nível de instrução, renda, idade ou de onde ocorrer o fato.

Para o ministro, essa distorção decorre do excesso de discricionariedade para diferenciar usuários de traficantes. Em respeito ao princípio da isonomia, ele sustentou a necessidade de que os flagrantes de drogas sejam tratados de forma idêntica em todo o país. “O STF tem o dever de exigir que a lei seja aplicada identicamente a todos, independentemente de etnia, classe social, renda ou idade”, afirmou.

PARÂMETROS OBJETIVOS

Ele propôs que sejam presumidas como usuárias as pessoas flagradas com 25g a 60g de maconha ou que tenham seis plantas fêmeas. O ministro chegou a esses números a partir de levantamento sobre o volume médio de apreensão de drogas no Estado de São Paulo, entre 2006 e 2017. O próprio Alexandre de Moraes conduziu o estudo em conjunto com a Associação Brasileira de Jurimetria. A pesquisa abrangeu mais de 1,2 milhão de ocorrências com drogas.

De acordo com o ministro, a autoridade policial não ficaria impedida de efetivar a prisão em flagrante por tráfico quando a quantidade de maconha for inferior ao limite. Entretanto, é necessário comprovar a presença de outros critérios caracterizadores do tráfico, como a forma de acondicionamento da droga, a diversidade de entorpecentes e a apreensão de instrumentos e celulares com contatos, por exemplo. Da mesma forma, nas prisões em flagrante por quantidades superiores, o juiz, na audiência de custódia, deverá dar ao preso a possibilidade de comprovar que é usuário.

NOVO ADIAMENTO

Após o voto, o relator do recurso, ministro Gilmar Mendes, pediu o adiamento do julgamento para construir uma solução consensual, diante dos novos argumentos e da mudança das circunstâncias desde 2015, quando apresentou seu voto, como a implementação das audiências de custódia. Inicialmente ele votou para descriminalizar todas as drogas para uso próprio.

Nos outros dois votos apresentados anteriormente, o ministro Luís Roberto Barroso propôs a descriminalização, exclusivamente em relação à maconha, do porte de até 25 gramas ou a plantação de até seis plantas fêmeas para diferenciar consumo de tráfico, até que o Congresso edite lei sobre o tema. Já o ministro Edson Fachin considera a regra inconstitucional exclusivamente em relação à maconha, mas entende que os parâmetros para diferenciar traficantes de usuários devem ser fixados pelo Congresso Nacional.

Polo TSI é leiloado em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Leilões são oportunidades para a aquisição de bens abaixo do preço de mercado. Nesta semana, o Detran-BA promove leilão virtual de sucatas e veículos em 16 cidades do estado. Ao todo, são 1.344 lotes disponíveis, sendo dez em Ilhéus.

No caso de Ilhéus, os lotes podem ser vistoriados até amanhã (4), no pátio da Rocha Leilões, localizado na zona norte da cidade, na saída do Savoia sentido Iguape, próximo ao Supermercado Meira. A lista de veículos pode ser consultada neste link.

O lote em destaque é um Polo conservado, motor TSI, ano 2022. Até o momento, o maior lance foi de R$ 32.200. Por enquanto, o preço está muito abaixo do valor de mercado, ainda que o veículo tenha avarias que exigirão conserto.

Os demais lotes no pátio da cidade incluem um Peugeot 206, um Gol e sete motos. Para esses veículos, até agora, os maiores lances variam de R$ 600 a R$ 2.500.

Prefeito Mário Alexandre tem novos auxiliares no primeiro escalão || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Mário Alexandre, Marão, sancionou reforma administrativa e promoveu mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Ilhéus. Recriada, a Secretaria de Relações Institucionais foi assumida por Ari dos Santos, nome indicado pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo Jerônimo na Assembleia Legislativa da Bahia. Ari dos Remédios, como é conhecido, já foi diretor administrativo do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio.

Ari dos Santos é o novo titular da Serin

A reforma desmembrou em duas a Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior. Moisés Bohana Neto deixou a assessoria especial do Governo e é o novo secretário de Agricultura e Pesca. A Pasta era administrada pelo engenheiro civil Hermano Fahning, servidor de carreira do município. Ao PIMENTA, Hermano informou que, até segunda ordem, permanece à frente dos serviços distritais (Interior).

Prestigiado por Marão e Soane, Bohaninha assume Secretaria

A maior novidade no desenho da administração municipal é a Secretaria de Políticas para Mulheres, ainda sem comando oficial. O prefeito também criou o Gabinete de Transição. Como o nome explicita, esse departamento cuidará da transição governamental, de outubro de 2024 a dezembro de 2025.

SAÚDE

Edição recente do Diário Oficial do Município traz a nomeação de doze secretários, inclusive os citados acima. A lista mantém os titulares anteriores nas mesmas pastas, a exemplo de Bento Lima (Gestão), Marcelo Barreto (Ordem Pública), Geraldo Magela (Cultura) e Fábio Júnior (Turismo).

Não houve mudança na Secretaria de Saúde, comandada pelo médico André Cezário, que é do mesmo partido do prefeito, o PSD. O PIMENTA tentou contato com o secretário para questionar se ele permanece no cargo, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Zanin tome posse hoje (3) como novo ministro do STF || Foto Lula Marques/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

O advogado Cristiano Zanin toma posse nesta quinta-feira (3) no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo ministro entrará na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos. A cerimônia está prevista para as 16h.

Foram convidadas cerca de 350 pessoas. Estarão presentes amigos e familiares de Zanin, além de ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no evento.

A cerimônia deve durar cerca de 15 minutos. A sessão será aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no tribunal, respectivamente.

Em seguida, o novo ministro prestará juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Não há previsão de discurso. Após o encerramento da sessão, Zanin receberá os cumprimentos dos convidados em outro salão do tribunal.

À noite, um coquetel será oferecido por associações de magistrados. O evento será realizado em um salão de festas. Os convites foram vendidos por cerca de R$ 500,00.

QUEM É ZANIN

Zanin chegou ao Supremo após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o plenário da Casa. Ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

O novo ministro nasceu em Piracicaba e tem 47 anos. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos.

Dentre as vagas, mecânico de máquinas pesadas tem salário de R$ 5,9 mil || Foto Cipa&Incêndio
Tempo de leitura: 4 minutos

Cargos de gerência de supermercados e de coordenador de trabalho social são ofertados nos municípios de Itabuna, Jequié e Ilhéus nesta quinta-feira (3), com intermediação do SineBahia, o serviço estadual de qualificação e vagas de trabalho. São 87 oportunidades em Itabuna, 12 em Ilhéus e 34 em Jequié.

Os candidatos devem ficar de olho no horário de atendimento, até as 15h30min, e nos documentos exigidos para cadastramento – CPF, carteiras de Trabalho e de Identidade (RG) e comprovantes de escolaridade e de residência.

Quem reside em Itabuna, deve procurar a unidade do SineBahia no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Para quem busca trabalho em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. A unidade de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais