Golpistas invadem o Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de interrogatórios dos primeiros processos abertos pela Corte contra investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Com a finalização dessa fase, 228 ações penais devem ser liberadas para julgamento em setembro.

A previsão foi feita pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos oriundos da investigação. Na terça-feira (1°), foi finalizada a fase de depoimentos de testemunhas de acusação e de defesa, além do interrogatório dos acusados.

Foram realizadas as oitivas 386 testemunhas indicadas pelas defesas e o interrogatório de 228 réus. Desde o início das investigações, 1.290 investigados se tornaram réus no Supremo.

Eles respondem pelos crimes de associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e dano ao patrimônio público. Da Agência Brasil.

Inscrições para o concurso do Ministério da Educação começam nesta quarta-feira (9) || Foto José Cruz/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial da União, autorização de 814 vagas em concursos públicos para pesquisadores, tecnologistas e analistas em Ciência & Tecnologia. Os editais devem ser lançados até o dia 25 de setembro pelas 17 unidades de pesquisa e a administração central do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A portaria publicada hoje também cria 253 cargos de pesquisador, da carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, 265 cargos de tecnologista, da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico e 158 cargos de analista em Ciência e Tecnologia, da Carreira de Gestão Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia, além de 100 vagas para o cargo de analista em Ciência e Tecnologia da carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia Unidades de pesquisa.

PIS-PASEP pode ser sacado via aplicativo do FGTS
Tempo de leitura: 2 minutos

Encerra-se neste sábado (5), o prazo para que os trabalhadores com saldo de cotas do PIS-PASEP saque os valores pelo Aplicativo FGTS. A partir de domingo, dinheiro não sacado será transferido para o Tesouro Nacional. De acordo com a Caixa Econômica Federal, há cerca de 10,4 milhões de trabalhadores com saldo PIS-PASEP disponível para saque, no total de R$ 25,5 bilhões.

Têm direito a sacar quem trabalhou com carteira assinada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP, ou os beneficiários legais, em caso de titular falecido.

TRANSFERIDOS PARA O TESOURO

Depois deste sábado, os valores não sacados serão transferidos para o Tesouro Nacional e os interessados ainda poderão solicitá-los à União no prazo de até 5 anos.

Os procedimentos para a solicitação de ressarcimento, após a transferência dos recursos para o Tesouro Nacional, ainda serão divulgados em portaria conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento e Orçamento.

Para viabilizar o acesso aos recursos do PIS-PASEP pelos titulares ou beneficiários legais, a CAIXA desenvolveu uma jornada 100% digital e simplificada por meio do Aplicativo FGTS, apresentando aos titulares de cotas, na tela principal do aplicativo, a informação de saldo disponível para saque.

SAIBA COMO SACAR

Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.

Em caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio Aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”, juntar os documentos necessários e confirmar a solicitação.

Caso o trabalhador se enquadre em qualquer hipótese de saque FGTS e tenha conta PIS-PASEP, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.

Fábio Neri foi preso em São Paulo || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (3), em São Paulo, um homem acusado de assassinar a ex-mulher em Gandu, no sul da Bahia, em fevereiro deste ano. O cabeleireiro Fábio Neri, de 41 anos, estava foragido desde o dia do assassinato da professora Aline Souza de Moura, de 39 anos e, segundo a polícia, estava com mandado de prisão em aberto.

De acordo com investigações, na madrugada de 18 de fevereiro, Fábio Neri assassinou, a facadas, a professora Aline Souza, que estava em casa, no bairro Teotônio Calheira, em Gandu, acompanhada de uma criança de 9 anos, filha do casal. A polícia apurou que o homem tinha um histórico de violência contra a mulher, com quem foi casado por quase 20 anos.

Segundo a polícia, embora Fábio Neri fosse violento, a vítima não registrava queixas. O homem teria tornado-se ainda mais violento depois da separação, que não aceitava. Além da criança, a professora Aline Souza deixou um filho de 20 anos.

O acusado foi localizado após trabalho investigativo, conforme a Polícia Civil. “Ações de inteligência já haviam identificado que o foragido estava em uma região do estado de São Paulo. Vínhamos trocando informações com equipes da região, e o foragido foi preso ontem por uma guarnição da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, diz Thiago Campos, delegado da Polícia Civil de Gandu.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informo que os trâmites para o recambiamento do preso ao sistema prisional da Bahia estão em curso. O inquérito policial referente ao caso já foi remetido à Justiça. O homem responde pelo crime de feminícidio e será submetido ao Tribunal do Júri.

Rosemberg propôs debate do PL na Assembleia Legislativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na próxima segunda-feira (7), às 10h, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promoverá debate do projeto de lei de reestruturação dos cartórios extrajudiciais no estado. Da discussão no auditório Jorge Calmon deverão participar notários e registradores e servidores do Judiciário, além de representações do Poder Público e da sociedade civil organizada.

O encontro foi proposto pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo Jerônimo Rodrigues. A ideia, segundo o parlamentar, é aperfeiçoar o Projeto de Lei (PL 24.959), encaminhado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que tramita na Casa.

Com o debate, explica Rosemberg, o parlamento possibilita as alterações necessárias, ouvindo todos os interessados. “Não podemos mutilar, mas aperfeiçoá-lo”, afirma o deputado, ressaltando que a União dos Municípios da Bahia (UPB) também participará da discussão.

Para o presidente da Corte, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, a modernização da malha cartorária extrajudicial garantirá uma melhor prestação de serviços ao cidadão e uma maior sustentabilidade econômico-financeira aos cartórios.

REESTRUTURAÇÃO

Cerca de 90% dos municípios baianos têm cartório único e mais da metade dos cartórios está sob a responsabilidade de interinos, o que contribui para a precariedade dos serviços.

Com a reestruturação, a promessa é que os municípios menores, com baixa movimentação econômica, sem comarca instalada e que estejam a mais de 30 quilômetros do registro de imóveis competente, passem a ter Ofício Único, contemplando todas as especialidades. Além dos benefícios sociais, a proposta não impactaria na segurança jurídica das transações.

Os serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa, destinados a garantir publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público.

Após viagem, ciclistas se reúnem diante do Santuário da Lapa
Tempo de leitura: 2 minutos

Após sete dias na estrada, os doze ciclistas que saíram de Ilhéus com destino a Bom Jesus da Lapa chegaram hoje (4) ao Santuário encravado no sertão baiano. Essa é a 34ª edição da Ciclo Romaria. A primeira foi em 1989. O desafio deste ano ainda teve uma incursão na Chapada Diamantina. O passeio acrescentou 200 quilômetros ao percurso tradicional, de 670 quilômetros.

Além dos veteranos, a viagem contou com estreantes. É o caso da ciclista Val, agente de trânsito de Ilhéus. “É um desafio muito grande. Chega roca aqui, perdi a voz. Teve frio, teve calor. Passamos por várias paisagens. Foi muito bom. E agora é ver tudo aqui, conhecer a Lapa”, disse a romeira ao PIMENTA, em mensagem de áudio.

Val e Érica são as representantes femininas do grupo

Fábio Santana, de Eunápolis, admite que sentiu o peso da aventura. “Foi difícil, porque eu não estava treinando, mas cheguei e estou aqui. A emoção é tão grande que a gente não tem nem palavras nessa hora”. Já o ilheense Marcos Botelho ficou impressionado com a mudança do clima e da paisagem ao longo do caminho. “É incrível, uma experiência única”, resumiu.

Confira, no vídeo abaixo, o momento da chegada.

EMOÇÃO E FÉ

Reunidos diante do Santuário da Lapa, os ciclorromeiros deram as mãos e compartilharam o que sentiam ao final da jornada. “Primeiro, eu gostaria de agradecer ao nosso pai, Tupã, e aos encantados, que nos guiaram até aqui, nos protegeram, preservaram as nossas vidas”, disse a professora de dança Érica Souza, referindo-se a divindades indígenas. “[Quero] agradecer o companheirismo de vocês. Esse pedal foi de superação pra mim”, completou, emocionada.

Colaborador do PIMENTA na cobertura da Romaria, o historiador e advogado Júlio Gomes comentou o momento de reflexão religiosa no final da jornada. “Após a chegada na Esplanada, fizemos nossa oração de agradecimento e fé viva, sem limites de religião, porque dirigida diretamente ao Altíssimo, Àquele que escuta a todos sem nenhum tipo de discriminação, porque tem a todos como filhos e filhas”, concluiu.

Lino Sieiro, coordenador-geral dos cursos de Medicina da Unex
Tempo de leitura: 2 minutos

Dos dias 31 de julho a 3 de agosto, o curso de Medicina da Unex promoveu a Semana Pedagógica 2023.2 com atividades nos três turnos. A programação ocorreu conjuntamente com a unidade de Medicina de Feira de Santana nas modalidades online e presencial nos dois últimos.

Na noite de quarta-feira (2), os docentes foram recepcionados pelo coordenador do curso, Eric Ettinger Júnior, e participaram de palestra com o tema O manejo na sala de aula com o aluno do século XXI, que teve como conferencista a psicóloga Cira Vieira, do Núcleo de Assistência Psicopedagógica (NAP) da Unex Itabuna.

Houve, ainda, palestra com o coordenador de Laboratórios e Inovações Tecnológicas, Tiago Veltri, sob a temática A nova formação do médico generalista: a importância da interação dos ciclos básico e clínico, no campus de Medicina. Na quinta-feira (03), ele ministrou oficina com os professores do Eixo Básico.

Cira Vieira aborda manejo na sala de aula com o aluno do século XXI

NOVOS DOCENTES

Ainda na quinta-feira, último dia de atividades, a programação da Semana Pedagógica seguiu com a participação do coordenador-geral de Medicina da Rede Unex, Lino Sieiro Netto, que conduziu a reunião de colegiado do curso nota máxima concedida pelo MEC. Na atividade, foram recepcionados dois novos professores, os médicos Maria Carolina de Carvalho e Júlio Cezar Diaz, que passam a integrar a equipe de docentes do curso de Medicina da Unex Itabuna.

A programação, enfatiza o médico Eric Ettinger Júnior, é importante momento de atualização para os professores do colegiado, no qual foram revisitados os planos de ensino das matérias que serão cursadas e direcionadas aos alunos de 1º e 2º semestre. “Capacitamos nossos professores para tirar dúvidas, além da incorporação de novas tecnologias nas matérias e alinhamento do conteúdo que será passado aos estudantes”, explicou.

Segundo deputado, brincadeira realizou fantasia da esposa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Pastor Isidório (Avante-BA) voltou a causar polêmica nas redes sociais, após divulgar vídeo em que aparece de quatro, imitando um cavalo, com a esposa, Francisca Elza Celestino, montada em suas costas.

Segundo o parlamentar, hoje, são as mulheres que mandam nos relacionamentos, e ele se rendeu a essa realidade. A brincadeira, ainda conforme o deputado, realizou uma fantasia da esposa.

“Elas estão mandando, e acabou. Eu reconheço, me rendi. Estou rendido. As mulheres mandam, é só você tratar a mulher direito que o resultado vem. Se você quer, sem sofrer, tem de fazer essa descoberta, a mulher gosta de fantasias. As mulheres precisam viver essas coisas. E a gente com 61 anos já que as coisas vão ficando difíceis”, diz o deputado no vídeo. Assista.

Fiscalização vistoriou sete empresas "concreteiras" || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) apontou falhas de segurança na estrutura de sete empresas que atuam na produção de concreto para obras de construção civil, em Salvador. De acordo com o órgão, foram identificadas deficiências que expõem trabalhadores a risco de acidentes e violações a normas de saúde. Uma das companhias vistoriadas teve a produção paralisada.

“Escolhemos as empresas concreteiras para iniciar nosso projeto por causa da morte de dois operários em fevereiro deste ano num canteiro de obras onde se produzia concreto para abastecer obras. Acidentes são sempre resultado do descompromisso com as normas técnicas de saúde e segurança do trabalho, existentes para cada tipo de atividade produtiva”, explicou o procurador do Trabalho e coordenador do projeto, Ilan Fonseca. Outros setores serão fiscalizados nos próximos meses, acrescentou.

Responsáveis pelas empresas assinam termos de ajuste de conduta

Todas as empresas vistoriadas vão receber uma proposta de termo de ajuste de conduta em que os itens apontados pela equipe de fiscais são tratados, com proposta de prazo para correção do que estiver fora dos padrões mínimos previstos na legislação. Conforme os TACs, as empresas flagradas negligenciando a saúde e a segurança deverão arcar com indenizações que podem variar de R$ 20 mil a R$ 200 mil.

Além de servidores do MPT, a força-tarefa mobilizou equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (Cerest), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), do Corpo de Bombeiros e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Wellison Cruz é investigado por homicídio e outros crimes || Foto FRN
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça de Ilhéus converteu em preventiva a prisão em flagrante de Wellisson Cruz Souto, acusado de homicídio, tentativa de homicídio e tráfico de drogas. A decisão, proferida nesta quinta-feira (3), é do juiz Guilherme Vieito Barros Júnior, da 2ª Vara Criminal.

A Polícia Militar prendeu Wellison na última quarta (2), no condomínio Morada do Porto, em Ilhéus. Ele foi flagrado com uma pistola de uso restrito e 23 munições. Após consultar o nome dele no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, os policiais constataram a existência de quatro mandados de prisão em aberto. Após a audiência de custódia, Wellison foi levado para o Conjunto Penal de Itabuna.

De acordo com o juiz, a liberdade do investigado representa uma ameaça para a sociedade. “O contexto revela que as medidas cautelares impostas foram insuficientes para impedir o envolvimento do indiciado em outras ocorrências policiais, sendo que sua liberdade representa perigo para a ordem pública, impondo-se, desta feita, progressivamente, a fixação de medida mais gravosa, no caso a custódia provisória”, escreveu o magistrado.

Projeto Vunje, da ONG Gongombira, será lançado nesta sexta (4)
Tempo de leitura: 2 minutos

Referência de ativismo sociocultural há 19 anos, a ONG Gongombira lança o Projeto Vunje – Criança Fazendo Arte, hoje (4), às 19h, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, situado na Avenida Brasil, 485, no Alto da Conquista, em Ilhéus. “Vunje é uma palavra de origem banto, que significa criança”, explica Marinho Rodrigues, presidente da instituição, em conversa com o PIMENTA.

O projeto é voltado para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, que serão iniciados em diversas artes. “Nós vamos trabalhar com várias linguagens artísticas, como dança, literatura, capoeira, percussão afro e artes plásticas. Também vamos ter o momento do cineclube, com os pais e a comunidade em geral”, acrescenta Marinho, que também é músico e fundador da banda Gongombira.

Marinho Rodrigues: Projeto complementa a educação formal || Foto Reprodução

As 40 vagas do projeto, que é totalmente gratuito, foram preenchidas num piscar de olhos. Durante um ano, os alunos terão aulas aos sábados, das 8h às 17h, no Memorial Unzó Tombenci Neto, um dos equipamentos culturais do terreiro de candomblé mais antigo de Ilhéus. Além das oficinas, o Vunje assegura alimentação saudável aos participantes, com três refeições ao longo do dia.

COMPLEMENTO À EDUCAÇÃO FORMAL

Marinho Rodrigues fala sobre o propósito da iniciativa. “O objetivo do Projeto é dar uma ocupação para as essas crianças, num dia em que elas não têm aula na escola. Vai ser um complemento da educação formal. Através das artes, a gente também educa e consegue formar cidadãos e cidadãs mais responsáveis e conscientes”.

O Projeto Vunje não tem financiamento público. Por enquanto, é bancado pela rede de colaboradores da ONG. Hoje, além dos pais e responsáveis pelos alunos, o trabalho será apresentado a possíveis apoiadores. “Quem quiser aparecer será bem-vindo”, conclui Marinho. Para acompanhar as ações da Gongombira, siga o perfil da instituição no Instagram (@gongombira.ong).

Polícia Federal cumpre mandado contra suspeito de ataques a Lula || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta sexta-feira (4) um mandado de busca e apreensão contra um suspeito de divulgar, por meio de sua rede social, imagens ameaçadoras de ataques ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“A ação policial busca angariar mais elementos de convicção acerca do cometimento de crimes e evitar a possibilidade de atentado ao presidente, posto que o suspeito atua profissionalmente como vigilante e possui porte de arma de fogo”, diz a PF.

Nessa quinta-feira (3), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, postou em seu perfil nas redes sociais uma mensagem, destacando que a PF está aplicando a lei contra os criminosos.

“Mesmo após o fracasso dos atos golpistas de 8 de janeiro, ainda existem pessoas que ameaçam matar ou agredir fisicamente autoridades dos Poderes da República. Isso não é liberdade de expressão e a Polícia Federal seguirá aplicando a lei contra criminosos. Renovo os apelos para que as pessoas protestem pacificamente e esperem a eleição de 2026”, escreveu Flávio Dino.

Torcida do Botafogo tem quebrado recordes de público no Brasileirão || Foto Botafogo FR
Tempo de leitura: 3 minutos

 

 

 

 

 

Eu e outros botafoguenses éramos chamados de “Turma da Kombi”. Hoje, nem desculpas pedem pelas constantes quebras de recordes no estádio Nílton Santos.

Walmir Rosário

Gostaria que meu velho amigo Dudu Rocha, herdeiro de uma família forjada nas hostes da Estrela Solitária, ainda estivesse entre nós. Estaríamos dando boas gargalhadas dos torcedores de outros times de expressão nacional, especialmente dos flamenguistas, que nunca quiseram enxergar a superioridade do Botafogo e seus torcedores, quando o tema é torcer pelo Glorioso.

Mas, infelizmente, como dizem os mais experientes, nós não nos governamos quando o assunto é nossa existência física aqui na terra, Dudu Rocha se foi há pouco mais de um mês. Mesmo assim acompanhou parte da atual trajetória meteórica do Botafogo, como sempre estávamos acostumados a vê-lo em outras ocasiões, para o desespero dos torcedores de outros times, como sempre.

Até aqui nenhuma novidade, não fosse a insistência desses torcedores, certamente incentivados pelos flamenguistas, que resolveram incorporar a “Mãe Dinah”, ao enxergar um futuro incerto e não sabido. Caolhos, ou acometidos por cataratas e outras enfermidades que não permitem enxergar um palmo à frente do nariz, as nebulosas previsões caíram por terra uma a uma.

Dudu Rocha – bem como milhares de botafoguenses – deram boas gargalhadas com as fotos postadas nas redes sociais, em que animais – cavalos, elefantes e outros bichos – pousavam em cima de árvores, marquises e outros locais que não permitem suas descidas por próprios meios. Sim, eles comparavam a posição do Botafogo na tabela do Campeonato Brasileiro da Série A, com a posição esdrúxula dos animais.

Na visão caolha ou nebulosa – quem sabe, jocosa –, o Botafogo apenas passava uns dias no andar de cima da tabela, sem méritos, quem sabe ocupando lugares dos seus times, que se mostraram e ainda se mostram ineficientes quando o tema é vencer partidas. A cada uma vitória do Glorioso, diziam e dizem ser questão de tempo, pois seus times voltariam a ocupar o andar de cima. Até de vascaínos ouvi essa heresia.

Em vez de me zangar com o besteirol, passei a dar o tratamento merecido: chamar os torcedores adversários para o debate, análise dos jogos. Não fui feliz neste intento. Para não perder os amigos, me engajei nas piadas, em muitas delas dando a resposta em tom de galhofa, como merecia. Também não obtive sucesso. E a cada dia de jogo os números do Botafogo se apresentavam mais robustos.

E, paulatinamente, fomos ganhando as partidas contra esses tais times. Na surra que aplicamos no Flamengo, apesar de contrariar a arbitragem, esperei o dia seguinte para dar o bom dia nas redes sociais. Insucesso total! Nenhum flamenguista deu o ar da graça, o que me preocupou significativamente. O que teria acontecido com eles? Alguma indisposição durante os comes e bebes no horário do futebol? Continuei sem resposta.

Foi daí que percebi que o buraco era mais em baixo. Se antes dizíamos “segue o líder”, o slogan passou a ser “segue o vice, já que o líder disparou”. Ainda não consegui entender o motivo do prolongado sumiço das postagens contrárias ao Botafogo nas redes sociais. Até mesmo os cronistas desportivos foram desmentidos um a um, pelos craques botafoguenses, sem dirigi-los uma só palavra, apenas marcando gols.

E aí foi que a porca torceu o rabo, com a iminente adesão e credibilidade dos nossos cronistas sobre a futebol jogado pelo Botafogo. O goleiro era um paredão, a zaga impenetrável, o meio campo inteligente e o ataque matador. Todos com lugares reservados na próxima convocação da Seleção Brasileira. Não for burrice do técnico interino, todos envergariam arenas afora a camisa amarelinha.

Sempre é bom reconhecer o erro e nisso nossos cronistas agiram bem, com raríssimas exceções. Se na mídia houve essa mudança, o mesmo não aconteceu junto aos torcedores, que passaram a evitar os botafoguenses. Por mais que eu tente, não encontro espaço para bater uma bolinha sobre os jogos do Campeonato Brasileiro, Série A, mesmo que reconheçam meus méritos para tal peleja.

Me sinto injustiçado, discriminado, e sequer posso reclamar legalmente, pois não há diploma legal que me ampare nos tribunais. Um pouco antes, nem bem chegava num boteco, e até mesmo em supermercados e outros locais públicos, era prontamente aclamado e com assento privilegiado à mesa para falar sobre o futebol. Eu e outros botafoguenses éramos chamados da “Turma da Kombi”. Hoje, nem desculpas pedem pelas constantes quebras de recordes no estádio Nílton Santos.

Eu entendo perfeitamente a contrariedade dos flamenguistas, afinal foram muitos anos de sofrimento com as acachapantes derrotas para o Botafogo, muitas deles homéricas e porque não dizer vergonhosas. Mas a vida passa, novos campeonatos virão e a alegria é um direito de qualquer torcedor. As decepções – como a do craque Zico – são passageiras e esperamos que não sejam motivadoras de futuras depressões, mesmo que esportivas.

Como manifestei, sigam o vice, pois o líder disparou.

I’m sorry!

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Fabrício e Augusto avaliaram projeto para duplicar trechos das BRs 101 e 415
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro se reuniu com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Fabrício Galvão, nesta quinta-feira (3), em Brasília, para acelerar a análise do projeto de duplicação dos trechos urbanos das BRs 415 e 101 em Itabuna. A duplicação já foi objeto de audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em abril passado (relembre aqui), que assegurou a execução das obras.

De acordo com o projeto, a duplicação do trecho urbano da BR-101 em Itabuna terá extensão de 6,5 quilômetros, abrangendo a região do Posto Nego Veio, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sentido Itajuípe, até a Chame Pedreira, sentido Buerarema. Já a BR-415 será beneficiada com a duplicação do trecho que começa no Viaduto Paulo Souto e vai até Ferradas.

DINAMISMO

Segundo o gestor, a duplicação da BR-101 no trecho urbano de Itabuna também terá o alargamento da ponte sobre o Cachoeira, a primeira das pontes de maior porte na cidade no curso do rio. “Esses projetos darão maior dinamismo à economia itabunense e trarão mais empresas com geração de emprego e renda para o nosso povo”, aposta Augusto Castro.

Na audiência em abril último, o ministro Renan Filho prometeu tratar da execução das duplicações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Casa Civil, o ex-governador baiano Rui Costa. “Essas duas duplicações vão melhorar muito a mobilidade de Itabuna”, ressaltou à época.