Itabuna é 4ª melhor cidade para viver na Bahia, e Ilhéus, a 17ª, aponta estudo
Tempo de leitura: 2 minutos

A plataforma Bright Cities (Cidades Brilhantes, em tradução livre) divulgou levantamento sobre o desempenho de cidades brasileiras na gestão de serviços urbanos e em indicadores de qualidade de vida. Itabuna bate Ilhéus em nove das dez áreas consideradas pelo estudo, que abrange apenas municípios com mais de 100 mil habitantes. Os dados de desempenho se referem ao ano de 2021, tendo como referência a coleta feita pelo IBGE.

A pesquisa atribui notas de zero a dez às cidades nas seguintes áreas: Governança, Educação, Saúde, Urbanismo, Mobilidade, Energia, Segurança, Empreendedorismo, Meio Ambiente e Tecnologia e Inovação. Com base nos resultados, obtém-se a média geométrica, que chegou a 5,34 em Itabuna e a 4,53 em Ilhéus. De todos os indicadores, Ilhéus supera Itabuna apenas em Empreendedorismo.

O desempenho garantiu a Itabuna a quarta posição na Bahia, somente atrás de Barreiras, Lauro de Freitas e Salvador, e o 180º lugar no ranking nacional. Já Ilhéus aparece na décima sétima posição no estado e é o 311º na lista nacional, formada por 326 municípios.

Indicadores de Ilhéus (à esq.) e Itabuna || Fonte Bright Cities

De acordo com o estudo, Itabuna e Ilhéus vão bem em Saúde e Tecnologia e Inovação, mas pontuam baixo em Segurança e merecem nota zero em Mobilidade. Para ver as notas das duas cidades em todas as áreas, clique aqui (Itabuna) e aqui (Ilhéus).

PREFEITO COMEMORA DESEMPENHO ITABUNENSE

Augusto: gestão fiscal habilita município a avançar mais

O prefeito Augusto Castro (PSD) comemorou o desempenho de Itabuna no levantamento e acrescentou que a responsabilidade fiscal habilita a cidade a conquistar novos avanços. “Agora, o município vive um novo estágio com a negociação dos débitos com INSS e FGTS, elevação para a categoria B de sua capacidade de pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional (CAPAG), o que demonstra boa saúde financeira, e abre oportunidade para a tomada de crédito com instituições financeiras nacionais e internacionais para a execução de inúmeros projetos”, declarou.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD), ainda não comentou, publicamente, o estudo da Bright Cities.

7 respostas

  1. Este e o monento exato. De se criar a tao esperada Regiso Metropolitana e , quando essa estiver pronta ,poque nao ,a Bshia se dividir em Bahia do sul e Bahia no Norte?Foo feito no MatoGrosso e porque nso aquo que tambem e uma Regiao tao grande e rica? Vamos aguardar o funcionamento da Ferovia Leste -Oeste,Porto intermodal e Porto Livre em Ilheus, e melhorar mais ainda os nossos Serviços, Comércio que ja é muito forte e nossas industrias que estao se preparabdo , e vindo com muita fôrça!vamosceleger msis politicos de Itabuna×Ilheus e chegaremos lá.

  2. Parece estatística falsa…dizer que itabuna vai bem no quesito saúde é, no mínimo, uma brincadeira com quem enfrenta filas e nunca consegue cotas para exames, mas se pagar é atendido na hora.

  3. Eu acho Ilhéus muito mal administrato não tem uma infra estrutura como uma cidade turista não tem melhoramento que e preciso nela como exemplo na área de saúde turismo calçadão nas praias falta de abrigo nos pontos de ônibus enfim muita coisa que outros cidades tem em relação a turismo

  4. Prova completa e a materialidade de provas podem ser constatadasin loco no bairro Alto da Tapera, isolado, sem transporte, publico. O melhor aceso, via Av. Itabuna, a Ladeira Antônio, desabou desde o início de 2021 e o acesso pelo Malhado, Ladeira da Conceição, tambem está com meia pista desabada e uma grande cratera na lateral esquerda. Isse é descaso e abandono do gestor reeleito que vive nas mídias autopromovendo-se. Uma grande decepção.

  5. Administração em Ilhéus é um fracasso! As ruas totalmente esburacadas, não há uma única obra nova na cidade, do a ponte que foi o governo do estado e os postes de iluminação já estão podres e as reformas de postos de saúde e escolas além de umas praças de muito mal gosto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *