Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) definiu data e horário de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao compositor e rapper Mano Brown, dos Racionais MC´s. Será na próxima quarta-feira (1º), a partir das 17h, no Teatro Municipal Candinha Doria, em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a instituição, o evento será aberto ao público.

A UFSB decidiu pela concessão do título a Pedro Paulo Soares Pereira, Mano Brown, durante reunião do Conselho Universitário em 16 de agosto deste ano (reveja aqui), a partir de proposta feita pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex).

CELEBRAÇÃO

Mano Brown é dos nomes consagrados da cena nacional do hip hop. Segundo a instituição, a homenagem busca “celebrar a importância do gênero musical como forma de expressão da população negra periférica”.

No roteiro da solenidade da próxima quarta, ocorrerá uma apresentação cultural de abertura, seguida da solenidade, uma exibição de documentário e a apresentação cultural de encerramento. A homenagem também integra as comemorações dos 10 anos de criação da UFSB.

À época da aprovação pelo Consu da Universidade, a reitora Joana Guimarães assim se manifestou sobre a concessão do título:

– A titulação aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário da UFSB, reflete a importância dada pela nossa comunidade ao trabalho desenvolvido pelo Mano Brown, na arte, na cultura e especialmente na interlocução com jovens negros e negras de periferia, que veem na sua música uma forma de expressão que lhes dá voz, quando a sociedade lhes nega.

16 respostas

  1. Aprovadíssimo essa homenagem feita ao artista Pedro Paulo Soares Pereira, nosso querido Mano Brown, é uma pena essa homenagem não acontecer dentro das instalações da própria UFSB, já que também será uma comemoração aos seus10 anos de criação.

  2. Para mim, é motivo de grande orgulho! Pedro Paulo, meu ex-vizinho da quebrada, Doutor Honoris Causa, lavou minha alma maloqueira e suburbana. Nasci no Capão Redondo, para onde meus pais migraram no final dos anos 50, fugindo da pobreza do Vale do Ribeira, região mais pobre do estado de São Paulo. Lá nasci, passei infância, adolescência e parte da juventude. Bairro pobre, discriminado, abandonado pelo poder público, onde a força da organização popular e da Cultura Hip Hop transformaram vidas. Viva o Capão Redondo! Minha raiz e viva todas as periferias do mundão. A Favela vencerá!

  3. Uma homenagem merecida ao representante da periferia que com suas músicas trouxe a tona as mazelas de um povo sofrido que vive a margem da sociedade desde a abolição da escravatura até os dias atuais! Menção honrosa aos Racionais Mcs.

  4. Felicito ao homenageado pela contribuição à cultura e reflexão social, que denuncia as desigualdades e injustiças lançadas contra as periferias e os jovens negros deste país.

    Congratulo à jovem UFSB por aprovar a justa honraria à uma das figuras mais ilustres da nossa cultura popular.

  5. Uma homenagem a uma pessoa que faz apologias a drogas e contra a Polícia. A Federal deveria se sentir envergonhada pois chancela atitudes ilícitas de terceiros em homenagear a um artista sem expressão e sem talento que faz apologias a coisas ruins.

  6. Homenagem muito pertinente, precisamos reconhecer a força que vem das periferias, onde muitos não tem acesso as universidades e ao ensino qualidade, onde precisamos nos construir todos os dias e para buscar um luar ao sol, que seja exemplo está homenagem, para Mano Brow!!

  7. A UFSB revoluciona em seu programa de ações afirmativas, ao homenagear um homem negro de marcante expressão cultural que tem o grande mérito de difundir o hip hop no país e servir de inspiração a milhares de jovens periféricos há três décadas. É uma vida dedicada à luta por justiça social através da cultura, um feito que merece todos os encômios. Parabéns, UFSB, por fazer acontecer!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *