Marão: receita de venda será convertida em investimentos || Fotos PMI e Blog do Chicó
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), saiu em defesa da venda do Parque de Exposições de Ilhéus, como forma de eliminar despesas com um imóvel subutilizado e de captar recursos para investimentos no município. Ele sancionou, na segunda-feira (30), a Lei 4.243/2023, que autoriza a alienação do patrimônio municipal.

“É necessário implementar ações de infraestrutura e atender às demandas da população, que foram ignoradas por muito tempo. A venda do parque permitirá não apenas deixar de sobrecarregar o município com um espaço subutilizado, mas também direcionar esses recursos para as ações planejadas e em andamento”, justificou Marão.

Localizado às margens da BA-001, na zona sul da cidade, o terreno do Parque de Exposições tem 31.762,51 metros quadrados. De acordo com a Prefeitura, a receita da venda do imóvel será destinada a ações como o Programa Caminhos dos Altos, que revitaliza as escadarias dos morros da cidade.

LEI AUTORIZA VENDA DE MAIS DOIS IMÓVEIS

A mesma Lei autoriza o município a vender mais dois imóveis, uma área de 6,2 mil metros quadrados no Loteamento Parque das Mangueiras (CSU), na Barra de Itaípe; e o prédio onde funcionou o antigo Centro de Referência de Inclusão Escolar (CRIE), na Avenida Itabuna. A legislação recém-publicada classifica as três propriedades como inservíveis.

A alienação dos bens será feita via processos licitatórios, mas a modalidade não é explicitada na Lei 4.243/2023. Na justificativa do Projeto de Lei, enviada à Câmara de Vereadores, o Executivo indica que os imóveis serão leiloados.

As vendas, segundo a legislação, não podem ser fechadas por preço inferior ao da respectiva avaliação de cada imóvel. Até o momento, a Prefeitura não divulgou o valor estimado de cada imóvel.

24 respostas

  1. Claro que existem muitos pretendentes; grandes empresas, interessadas em instalar-se neste local valioso e estrategicamente rentável. Isso é o que advém da minha mínima inteligência e bom senso. Fica uma pergunta: Ilhéus ficará reduzida a apenas ao Centro de Convenções (obra estadual) para exposições, palestras, convescotes, shows políticos musicais etc. As grandes exposições serão realizadas onde? No T. Vilela? No Basílio? E a grana da venda vai ser aplicada em que? Ilhéus, aliviada do seu grande Parque de Exposições. Vejam o plural! EXPOSIÇÕES, não só de equinos, muares, jumentos pega, porquinhos da índia, ratos brancos…
    E a Câmara de vereadores? Vai deixar passar esse gol contra mais uma vez.

    1. Infelizmente passará sim; os vereadores são coniventes com todas atrocidades devido as impunidades. Quando eles são eleitos pela sociedade……só existe um intuito: eh colocar o dinheiro do povo no bolso com as falcatruas pq não dá em nada.
      O prefeito pode ser até um cidadão de má índole, porém se os nossos “representantes” chamados vereadores fizessem o verdadeiro papel dele; o prefeito ficaria com os pés e mãos atadas.
      Falo sim; os eleitores não sabem cobrar.
      At.te, Sérgio Ricardo.

  2. Esse MARÃO é um cara que joga contra o time da casa. É vergonhoso para ilhéus fazer constar na sua história as vendas de imóveis públicos. Já pensou vender o General Osório , o estádio Mario Pessoa … Soube que a Concha Acústica já pertence a Condena, logo sairá um galpão ou armazém em plena Soares Lopes. Puta que o pariu … Cidade sem história não serve para turismo, não serve de referência escolar , pelo simples fato de perder sua “certidão de batismo” .. . Porra Marão vc é uma decepção …

  3. Eu nem acreditei no que acabei de ler nessa matéria.
    Ao invés de revitalizar o Parque, e torná-lo em um espaço mais aprazível, a idéia é se desfazer?
    Transformá-lo em “grana” q em pouco tempo será “torrada” ???

  4. Ilhéus precisa desenvolver e não será com cavalos que isso acontecerá. Sou a favor de um empreendimento no local… Ilhéus não tem tradição nesse ramo, não tem nem animais suficientes para fazer um evento de exposição.
    A população tem a mente atrasada, querem criar cavalos, comprem suas áreas e façam lá suas baias…

  5. Tudo isso uma forma de ter mais desvios de dinheiro,fim do mandato etc..
    Ministério público ficar de olho. KD? Shopping? Só conversa bonita.

  6. Concordo com a venda, mas, como se trata de uma área muito valorizado, sugiro que parte dos recursos sejam utilizada pra aquisião de outro imóvel em local menos valorizado, tipo a Ilhéus-Uruçuca, para fazer um novo parque de exposições. Essa nova área poderia ter gestão da iniciativa privada através de cessão.

  7. Interessante essa venda. Na assembleia, passou essa venda, dos nobres vereadores, teve um que sempre foi oposição, se diz independente, e sempre denunciava a falta de transparência dessa gestão desastrosa da prefeitura. Mas, de forma impressionante votou a favor. Por que? , O que mudou?
    Uma prefeitura que sai vendendo o patrimônio do povo sem um planejamento e discursão, com certeza será escravo dos alugueis. Pergunto: o gasto não será maior? Nesse parque não poderia ser um centro de saúde municipal? Enfim, ideias são muitas. Mas, com essa gestão é difícil. Triste Ilhéus!!!

  8. Eu acho que a a prefeitura prefere vender, do que melhorar a qualidade do espaço, visto que poderia ser uma grande parque exposições, pra atender a diversas modalidades de produtos e serviços. Será vendido pra poder construir obras e mais obras, onde terá exposições agora? Esse povo só pensa no bolso deles, pode acreditar, vem benefício pra os interessados em vender, isso sem dúvida, pois não terá nenhuma fiscalização nisso aí e a população só perecendo. Justiça somente pra os pobres e pra aqueles que podem pagar fiança e sair de boa, porque governo e igual Puta, so quer dinheiro e o resto que se lasque. Kkkkkkkkkk lamentavel

  9. Péssima escolha! Lugar que está valorizando muito e necessário para atrair o turismo para a região que carece de atividades culturais e de entretenimento principalmente noturno

  10. Uma cidade tão linda, com um povo tão acolhedor e feia devido à má e incompetente administração. Uma pena. Tanto potencial essa cidade e tão destruída. Precisa o povo acordar né e aprender a usar o poder do voto.

  11. Lamentável esse projeto que visa a especulação imobiliária e não a manutenção de área que deveria fomentar o laser, atividades culturais e educativas. A região está altamente valorizada e isso gera interesses particulares sobrepondo-se aos interesses sociais. Vamos ser criativos e transformar essa área em um belo centro de arte, cultura e laser. Não ao poderio especulativo privado.

  12. Lamentável esse projeto que visa a especulação imobiliária e não a manutenção de área que deveria fomentar o laser, atividades culturais e educativas. A região está altamente valorizada e isso gera interesses particulares sobrepondo-se aos interesses sociais. Vamos ser criativos e transformar essa área em um belo centro de arte, cultura e laser. Não ao poderio especulativo privado.

  13. A câmara d vereadores vai levar parte dessa venda. O pior é ver o povo no centro da cidade, lamberem o chão dos vereadores enquanto passeiam por lá. Guardas municipais dispostos a darem a vida por eles e trabalhadores cegos e eufóricos por um aceno do abraão, do gurita, do ivo..
    ..

  14. Já não basta ter abandonado a cidade há tempos, e agora vai escancarar a roubalheira de vez. Ilhéus está ultrapassada por conta da falta de interesse público em QUERER o melhor pra o município.
    Exemplo: Aeroporto de Ilhéus tem a pior acessibilidade do mundo, pois tem ruas esburacadas, esgoto na porta do aeroporto aberto e fedendo, contrafluxo de veículos paralisando toda a frente do aeroporto e detalhe: O Mário Alexandre embarca e desembarca toda a semana, ou seja, sofre na própria pele todos os encalços e não faz NADA!

    Existe uma conspiração maligna contra a cidade, pois os mesmos figurões sempre manipularam e travaram o avanço e desenvolvimento da cidade. (Jabes Ribeiro, Newton Lima, Mário Alexandre…) Adivinhem só quem quer se candidatar a ser prefeito novamente?? Jabes Ribeiro!!
    Pior pessoa do mundo em vários sentidos!
    Os eleitores de Ilhéus são alienados e desinformados, pois já é de praxe vender votos a preço de banana e toda essa conspiração maligna vai se perpetuar pra sempre.

  15. NÃO HÁ NEXO UM MUNICÍPIO, QUE NÃO GERA DIVISAS PRÓPRIAS VENDER IMÓVEIS PÚBLICOS, E ALUGAR OUTROS PARA FORMAR ANEXOS OU SECRETARIAS. O TURISMO E A AGRICULTURA SÃO OS PILARES DA ECONOMIA LOCAL. SE A QUESTÃO É EXAURIR RESPONSABILIDADE. CONVOQUEM AS ASSOCIAÇÕES RURAIS E O SETOR TURÍSTICO E INCENTIVEM EXPOSIÇÕES DE PEQUENOS ANIMAIS, COMO CÃES DE RAÇA, MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS, CURSOS DE CAPACITAÇÃO ETC.

  16. Já que o prefeito está preocupado com a economia da cidade por que ele não libera o predatórios do professores e injeta milhões de reais no comércio e na economia de Ilhéus BA

  17. Sou a favor de vender patrimônio inservível. Mas a lógica desse governo é deixar o patrimônio sem manutenção e depois vender, e isso faz com que avaliação caia bastante. Pelo valor de mercado, aquele local tem um preço de 143 a 180 milhões de reais, pois o preço na zona sul varia de 4,5 a 6 mil reais o metro quadrado. Espero sinceramente que seja utilizado para isso que o Prefeito pretende realizar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *