Wilfredo analisa primeiro álbum solo de Ricô
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Quando a letra de Missa do Rosário dos Pretos acaba, um saxofone entra em cena. Durante a execução dessa parte da música no show de pré-lançamento do álbum C’est la Vida, em Ilhéus, Ricô puxou um coro, e a plateia o acompanhou. Nesse momento, olhou para um amigo que assistia a tudo diante do palco, o professor e músico Wilfredo Lessa. A troca de olhares sinalizava que eles já esperavam a resposta do público ao ouvir a canção pela primeira vez. Para se ter ideia do nível de interlocução que mantêm, numa entrevista ao PIMENTA, Ricô chamou Wilfredo de guru.

Agora, com o disco disponível em todas as plataformas digitais, o site recorreu ao guru para discutir aspectos do primeiro álbum solo de Ricô, que é baixista da banda OQuadro e forma o duo Ziminino com Rafa Dias (RDD).

“Se você ouvir Fogos de Artifício para o Precipício à Vista, primeira composição de Ricô para OQuadro, os elementos que vão gerar esse atual momento dele já estão ali”, inicia Wilfredo Lessa. Para ele, com essa estreia, a banda expandiu sua linguagem musical a partir de um contraponto construtivo. “Tanto que a música virou um hino, todo mundo canta, os fãs d’OQuadro adoram”.

No seu amadurecimento, continua Wilfredo, Ricô traz a influência do trip hop inglês em diálogo com a música popular brasileira. “É uma onda mais ligada à MPB, mas também voltada para a modernidade, para Massive Attack, Portishead, Everything but the Girl, bandas que influenciaram a gente nos anos 90, 2000”.

Também ressalta a importância do contato especial que Ricô estabeleceu com a obra de Marcelo Yuka (1965-2019), com quem trabalhou no projeto F.U.R.T.O, criado pelo músico carioca após deixar O Rappa.

– Ele gravou os baixos do último disco de Yuka. É o nosso amigo que foi mais próximo a ele, quando morava no Rio. É muito significativo, porque, se você pensar n’O Rappa com Yuka compositor, as temáticas do disco de Ricardo também estão ali: um sentimento antissistema, de busca por justiça, integração com a negritude, com a nossa vontade diaspórica de poder, de ascensão, de mostrar que é possível. E um confronto com a violência, quando ele diz: “Só peço que não me mate, brother”.

ATABAQUES NO COMBATE

O álbum C’est la Vida manifesta uma espiritualidade que não fecha os olhos para “as questões de fogo” do Brasil e do mundo, aponta Wilfredo. “É um amadurecimento de uma geração que está buscando paz espiritual, mas não deixa de entender a vida social como luta, como um lugar de batalha, de combate contra a opressão”.

Para ilustrar seu raciocínio, o professor de inglês recorreu à expressão “atabaques no combate”, da música Intermitência, de Ziminimo. Segundo ele, essa é uma boa síntese de um movimento de espiritualização, de busca do autoconhecimento, que não se desconecta dos conflitos em marcha na sociedade.

Com rara habilidade para encadear referências sem perder o fio da meada, Wilfredo Lessa fez uma leitura psicossocial do show de pré-lançamento citado anteriormente. “Foi uma celebração. Para minha geração, pessoal dos anos 90, foi mágico, porque a gente sonhou ouvir Massive Attack, Portishead, com aquele tipo de sonoridade eletrônica e, ao mesmo tempo, visceralmente física, numa música que tivesse um valor espiritual”.

O som de Ricô, segundo Wilfredo, materializa o que, de alguma forma, já estava sendo concebido em meados dos anos 90, quando a cena ilheense ganhava bandas como Ruanda e, depois, OQuadro. Por isso, afirma, C’est la Vida é obra de coroação geracional.

“É a realização de um sonho da minha geração inteira, que alguém tivesse a capacidade de fazer aquele som e, claro, ter respaldo melódico, harmônio e de letra para dizer as coisas que a gente sente, para trazer essa angústia para fora. Uma das coisas mais importantes do trabalho de Ricardo é a maneira como ele lida com a angústia da pós-modernidade, com a maneira como nós estamos perdidos emocional e mentalmente dentro desse mundo de múltiplas escolhas”.

VOLTA AO BRASIL

Ricô mora na França com a família. Ele antecipou ao PIMENTA que desembarca em Ilhéus no dia 20 de novembro. Na volta ao País, o primeiro show confirmado será com Ziminino, no dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. Para mais informações sobre a agenda, confira no Instagram (rico_thebass). O álbum C’est Vida pode ser ouvido em qualquer plataforma, a exemplo do canal do artista no YouTube.

Uma resposta

  1. Olás! gostaria de ler o artigo de Wilfredo na íntegra. Mesmo que ao fim do artigo mediado pelo blog. Seria um ganho de comunicação, ao meu ver. Linguagem direta. Além dos detalhes e nuances pessoais do texto do autor.

    De toda forma, obrigado:)

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