Banda Filhos de Jorge se apresenta no Festival Sabores de Itacaré
Tempo de leitura: 2 minutos

Itacaré tem calendário recheado de atividades culturais na reta final de 2023. A programação começou com a Festa Literária (Flicaré), de 11 a 13 de novembro; seguiu com o Festival da Cultura Quilombola, de 17 a 20 deste mês; e emendou a segunda edição do Festival de Reggae, no último final de semana, com direito a show da banda Groundation, um dos maiores expoentes desse gênero musical na atualidade.

Nas ruas a impressão é de que a alta temporada foi antecipada, afirma ao PIMENTA o secretário de Cultura e Turismo, Marcos Japu Souza. “Na verdade, já pintou o verão aqui”, diz, referindo-se ao movimento de turistas na cidade durante os eventos promovidos pelo município, com o apoio do Governo do Estado e outros parceiros.

GASTRONOMIA

Morena Leite e sua equipe no Capim Santo, em São Paulo

De quinta (30) a sábado (2), as atenções se voltam para a décima edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Sob o tema Essências, o evento mobiliza os restaurantes da cidade, que montaram cardápios especiais para o final de semana. “É uma edição especial, porque o Instituto Capim Santo assumiu a curadoria, e vamos receber a chef Morena Leite”, ressalta Japu.

Nascida em São Paulo, Morena Leite é formada na tradicional escola Le Cordon Bleu e ganhou notoriedade utilizando técnicas da cozinha francesa para valorizar ingredientes brasileiros. Ela comanda o Grupo Capim Santo, que teve seu primeiro restaurante fundado em 1985, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, por Nando Leite e Sandra Marques, pais da chef.

MÚSICA

A banda Filhos de Jorge é uma das atrações musicais do Festival Sabores de Itacaré e se apresenta na noite de sexta-feira (1º), na Praça São Miguel. No Dia Nacional do Samba, sábado (2), a música vai ficar por conta dos grupos de samba de roda de Taboquinhas, Porto de Trás e Maribondo.

Também em dezembro, no próximo dia 10, um domingo, Itacaré vai comemora os 300 anos da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. A programação será aberta com a alvorada, às 5h, seguida da Santa Missa, às 9h, antes da procissão. A celebração musical começará às 15h, com show do Padre Alessandro Campos.

Hospital de Base muda atendimento a partir de sexta-feira (1º)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi) anunciou que, a partir da próxima sexta-feira (1º), o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) passará atender somente pacientes de 22 municípios da microrregião sul da Bahia. A Fasi informou que a mudança no fluxo obedece ao Plano Diretor de Regionalização de Saúde do Estado da Bahia – Resoluções CIB nº 132 de 20/09/2007 e nº 57 de 27/03/2008.

Além de Itabuna, o Hospital de Base seguirá prestando atendimento somente aos moradores de Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã. Os moradores desses municípios não precisarão de regulação pelo Estado da Bahia.

Os demais municípios que não compõem a microrregião de Itabuna deverão encaminhar os seus pacientes para os hospitais referenciados da sua região. A Fasi informou que a mudança visa melhorar os serviços prestados aos municípios da área de competência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Drogasil é condenado a indenizar funcionário que foi vítima de assalto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5ª Região) condenou a farmácia Drogasil a pagar indenização de R$ 8 mil a um atendente que trabalhava no turno da madrugada, devido a assaltos sofridos no  estabelecimento comercial. A decisão unânime é da 4ª Turma do TRT e reformou a sentença de 1 ° Grau. Ainda cabe recurso.

A relatora do acórdão, desembargadora Eloína Machado, sustenta que a ocorrência dos assaltos nas dependências da farmácia (loja do Itaigara em Salvador) e a ausência de seguranças ou vigias, mesmo durante a noite, foram comprovadas nos autos. A magistrada alega ainda “que o relatório médico confirmou que os assaltos resultaram em estresse psicológico para o trabalhador, ocasionando quadro de ansiedade, angústia, insônia, tremores e irritabilidade”.

Na decisão,  a desembargadora explica que a obrigação de indenizar decorre da aplicação da teoria da responsabilidade civil subjetiva, a qual requer três elementos: o dano, o nexo de causalidade entre este e as atividades laborais e a culpa do empregador.  Segundo a magistrada, é necessário ressaltar que compete não apenas ao Estado, mas também ao empregador, “cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho”, como estabelece o inciso I do art. 157 da CLT.”

Eloína Machado afirma ainda que o valor deve considerar os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, levando em conta a capacidade econômica do ofensor, bem como o caráter pedagógico e sancionatório. “O valor de R$ 8 mil atende aos parâmetros estabelecidos”, conclui a relatora do processo.

Profissionais do Materno-Infantil ganham o Prêmio Ana Nery
Tempo de leitura: 2 minutos

Três enfermeiras da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS) que atuam no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, vão receber nesta terça-feira (28), em Salvador, o Prêmio Anna Nery, como destaques pelo exercício profissional exemplar e pelo desempenho da profissão nas dimensões ética, técnica, política, social, científica, cultural e humana, contribuindo para o desenvolvimento da atividade na esfera de sua região.

Brenda Valles, coordenadora das UTIs Neonatal e Intermediária do HMIJS, será agraciada na categoria “Saúde da Criança e do Adolescente”. Danielle Patrocínio, coordenadora do Centro de Parto Normal (CPN) e do Centro Obstétrico do Materno, e Carla Gonzaga Vecchier, colaboradora do Centro Obstétrico da unidade, serão agraciadas com o prêmio, na categoria “Urgência e Emergência”.

O Prêmio Anna Nery é uma iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia e tem por objetivo promover a valorização e reconhecimento da profissão. O seu protagonismo vem sendo pautas de muitos debates e ações nos últimos anos e a iniciativa também contribui com a reflexão da categoria sobre sua atuação profissional. A cerimônia de entrega da premiação acontece amanhã (28), às 18 horas, na Casa Salvatore, situada na Rua dos Rodoviários, no Cabula, em Salvador.

QUEM SÃO

Brenda Valles é formada pela Universidade Federal de Viçosa. Cursou a Residência em Enfermagem Pediátrica pela UERJ (Hospital Universitário Pedro Ernesto). Foi professora substituta no Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, possui Mestrado em Ciências da Saúde com enfoque em neonatologia (Enterocolite Necrosante).

Além disso, foi enfermeira assistencial de UTI Neonatal no Hospital Manoel Novais, em Itabuna, e coordenou a UTI Pediátrica e da Ala Clínica COVID-19 no Hospital São Sebastião, em Viçosa (MG). Atualmente, é doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz/RJ e enfermeira coordenadora da UTI Neonatal e UCINCo do Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio. “Esse reconhecimento estendo para toda a equipe, comprometida com uma ação humanizada e de valorização do SUS”, afirma Brenda.

Formada pela UESC em 2002, Danielle Patrocínio é Pós-Graduada em Enfermagem Neonatal, Pediátrica e Obstétrica, atuando em Sala de Parto na Assistência ao Binômio Mãe e RN há 10 anos. Professora em Campo Prático em Saúde da Mulher pela Faculdade Madre Tais e Estágio de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade de Ilhéus, coordena a equipe de Enfermagem Obstétrica do Hospital Materno-Infantil desde dezembro de 2021.

“O sentimento é de gratidão e o reconhecimento do trabalho vem em dose dupla. Na hora de colher os frutos do trabalho, é importante olhar para todos que sempre estiveram disponíveis para enfrentar ao seu lado os obstáculos que apareceram no caminho”, comentou Patrocínio sobre a sua indicação.

Carla Vecchier formou-se em Mogi das Cruzes (SP) e fez especialização na Faculdade Madre Thais, em Ilhéus. Trabalha no Hospital Materno-Infantil desde março de 2022. Para ela, o prêmio Anna Nery representa um reconhecimento, especialmente quando se fala em protagonismo da mulher, humanização no atendimento e pelo fim da violência obstétrica no parto dentro das maternidades. “Estes são temas que sou defensora e trabalho todos os dias para fazer acontecer”, resume.

Gonet, Lula e Dino durante encontro em Brasília || Foto Ricardo Stuckert
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou, nesta segunda-feira (27), ao Senado Federal, as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. A confirmação dos dois nomes depende, agora, da apreciação dos senadores. Há expectativa de que eles sejam sabatinados no próximo mês.

Atual ministro da Justiça e Segurança Pública, o maranhense Flávio Dino tem 55 anos e ampla experiência no setores público e privado. Graduado em direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1991 e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001, já atuou como advogado, professor, político e magistrado. Foi eleito senador da República no pleito de 2022 e exerceu os cargos de governador do Maranhão (2015 a 2022), deputado federal (2007 a 2014) e presidente da Embratur (2011 a 2014). De 1994 a 2006, ocupou a função de Juiz Federal da 1ª Região e foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil de 2000 a 2002.

Nascido em 16 de agosto de 1961 no Rio de Janeiro, Paulo Gustavo Gonet Branco graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1982, concluindo mestrado em Direitos Humanos na Universidade de Essex em 1990 e doutorado em Direito, Estado e Constituição na UnB em 2008. Com Gilmar Ferreira Mendes e Inocêncio Mártires Coelho, fundou em 1998, em Brasília, o Instituto Brasiliense de Direito Público, atual Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Tem trajetória no Ministério Público Federal desde 1987, atuando como subprocurador-geral da República. Desde julho de 2021, é vice-procurador-geral eleitoral.

Últimos dias para inscrições no Fies
Tempo de leitura: 2 minutos

O período de inscrição para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina na próxima quinta-feira (30). O prazo chegou a ser prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão divulgados no dia 4 de dezembro.

De acordo com o MEC, podem se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa, na condição de cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies ofertados nesta edição. Além disso, os estudantes precisam atender às demais exigências do programa, como ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

“Quem for selecionado poderá contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023. Ou seja, com o Fies Vagas Remanescentes, todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Nesse caso, o estudante pode até reaver valores já pagos durante esse período, se assim preferir”, destacou a pasta.

VAGAS E CLASSIFICAÇÃO

Cerca de 60 mil vagas são ofertadas com a retomada do Fies Vagas Remanescentes, que estava interrompido desde 2021. Os inscritos serão selecionados de acordo com a classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão consideradas as edições a partir de 2010. A nota mínima exigida é 450 pontos na média das cinco provas do Enem, bem como nota superior a zero na prova de redação.

Bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (ProUni) aparecem em primeiro lugar na lista de prioritários para o critério de classificação no processo seletivo de ocupação das vagas remanescentes do Fies, desde que não tenham graduação e nem sido beneficiários do Fies.

Em segundo lugar estão os estudantes que não têm um diploma de curso de graduação e nunca foram beneficiados pelo Fies. Em terceiro estão aqueles que não têm diploma de curso de graduação, mas que já foram beneficiados pelo Fies em outro momento, tendo quitado o financiamento.

Em quarto estão os estudantes com diploma de graduação, mas que nunca tiveram contrato com o Fies e, em quinto, estudantes com diploma de curso de graduação e beneficiários do Fies que conseguiram quitar o financiamento do seu curso.

CRONOGRAMA

Período de inscrição: 17 a 30 de novembro;

Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro;

Comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição: 5 a 7 de dezembro;

Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro. D’Agência Brasil.

Tum fala no lançamento do Plano Inova Cacau 2030, em Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

O recém-lançado Plano Inova Cacau 2030 traça metas que visam aumentar a produtividade e a renda da lavoura cacaueira. A iniciativa é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da CocoaAction Brasil e da Fundação Mundial do Cacau (WCF). Apresentada na última sexta-feira (24), em Ilhéus, a estratégia converge com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), explica o secretário Wallison Tum, que participou do evento na cidade sul-baiana.

Com a ambição de superar a marca de 400 mil toneladas de amêndoas ao ano até 2030, o plano prioriza a promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental. O desafio é grande, pois a produção anual do estado tem girado em torno de 140 mil toneladas.

FASES E EIXOS

O plano está dividido em duas fases: Plano Estratégico (lançamento atual) e  Plano Tático-Operacional, que será estruturado a partir do início de 2024. A ideia é submeter o trabalho a um processo contínuo de revisão e melhoria, em colaboração com os diversos elos da cadeia produtiva do cacau.

As frentes de trabalho se dividem em quatro eixos:  Econômico-Produtivo;  Social; Ambiental; e Governança. “Melhorar a eficiência das unidades produtivas visando ganhos de produtividade e qualidade das amêndoas, através do aumento da oferta de assistência técnica e acesso a crédito, é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cadeia. Esses são exemplos de algumas das ações prioritárias que constam no plano”, diz Lucimara Chiari, diretora da Ceplac.

NÚMEROS DO SEGMENTO

A produção de cacau na Bahia chegou, em 2022, a 139,6 mil toneladas, representando 67,86% do total nacional. O segmento gerou aproximadamente R$ 1,8 bilhão, correspondendo a 5% do Valor Bruto da Produção (VBP) das atividades da Bahia.

O estado tem cerca de 69 mil estabelecimentos produtores de cacau, sendo aproximadamente 74% de propriedades da agricultura familiar. A área plantada de cacau no território baiano é de aproximadamente 439 mil hectares, com cerca de 60% cultivados por meio do sistema cabruca, modelo agroflorestal integrado à Mata Atlântica.

Além do Inova Cacau 2030, no evento, também foram lançados os Planos Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia. O Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia têm como objetivo, respectivamente, impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil e expandir a infraestrutura de conectividade em áreas rurais do estado.

Fanoel e Fernando morreram em colisão na BR-101, próximo a Mascote || Reprodução G1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens morreram após uma batida entre um carro e um caminhão, na noite de domingo (26), na BR-101, em trecho localizado no município de Mascote, no sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, as duas vítimas, identificadas como Fanoel Barreto Rios, de 65 anos, e Fernando Rios de Souza, de 44, estavam no carro.

A lateral do veículo ficou destruída. Ainda não se sabe o que causou o acidente, que aconteceu por volta das 18h30min, no Quilômetro 610, informa o G1-BA.

Depois de ir ao local do acidente para perícia, a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna também se envolveu em acidente com um carro, no entroncamento da cidade de Arataca, no km 566 da BR-101.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro que bateu na viatura do DPT foi preso por dirigir alcoolizado. Um dos peritos teve ferimentos leves.

Aplicativo busca estimular a doação de sangue no país || Foto Myke Sena/MS
Tempo de leitura: 2 minutos

O aplicativo Hemovida, que tem como proposta valorizar a doação voluntária de sangue e facilitar a captação de doadores, está disponível para download a partir desta segunda-feira (27). A plataforma está integrada ao ConecteSUS e permite localizar a rede de saúde mais próxima e baixar a carteira do doador, onde consta o tipo sanguíneo e a data da última doação.

Em nota, o Ministério da Saúde destacou que a plataforma é gratuita e tem potencial para se tornar uma ponte entre os hemocentros da rede pública e possíveis doadores. “O aplicativo desempenha importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, avaliou a pasta.

Confira abaixo as principais funcionalidades do app:

CARTEIRA DO DOADOR 

Carteirinha virtual com informações de saúde, tipo sanguíneo e data da última doação. Fornece um registro pessoal e útil em situações de emergência.

MINHAS DOAÇÕES 

Histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas. Há ainda a opção de fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa.

SERVIÇOS HEMOTERÁPICOS 

Localização da rede de saúde mais próxima, possibilitando identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.

CONVIDAR AMIGOS 

Promoção da doação de sangue entre amigos e familiares, permitindo compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.

REGRAS PARA DOAR SANGUE 

Informações detalhadas sobre como e quem pode doar, bem como os cuidados necessários no dia da doação. Garante que os doadores estejam bem-informados e preparados.

CAMPANHAS

Alertas sobre campanhas regionais e nacionais de doação de sangue, permitindo que as pessoas se envolvam em iniciativas de manutenção dos estoques de sangue nos níveis adequados.

AVALIAR DOAÇÃO

Perspectiva sobre a experiência de doação, avaliação do estabelecimento, dos profissionais e satisfação geral. Contribui para a melhoria contínua do processo de doação.

Confira todas as vagas disponíveis hoje em unidades do SineBahia
Tempo de leitura: 5 minutos

Os municípios de Jequié e Vitória da Conquista, na região sudoeste, ofertam mais de 270 vagas de emprego e Jovem Aprendiz em várias áreas e setores, a exemplo de indústria, serviços e gestão. As vagas têm a intermediação do SineBahia, o serviço estadual de vagas e qualificação para o mercado de trabalho.

São 208 vagas em Jequié e 65 em Vitória da Conquista, informa o SineBahia. A relação completa pode ser conferida mais abaixo.

A unidade de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Em Vitória da Conquista, são duas unidades do SineBahia, que funcionam nos pontos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Para se cadastrar, é preciso apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, também pode apresentar certificado de conclusão de cursos de qualificação na área pretendida. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais