Saúde amplia público da Vacina Bivalente em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna ampliou o público que está recebendo a segunda dose da vacina Bivalente contra Covid-19. O imunizante está disponível para pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose há, pelo menos, seis meses.

A segunda dose da vacina Bivalente foi disponibilizada nas unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16h. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, informou que as pessoas não devem se preocupar com possível falta do imunizante em determinadas unidades, pois haverá um novo reabastecimento ainda nesta semana pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

Camila Brito destaca que a orientação do Ministério da Saúde é para que os municípios alertem a população sobre a importância da dose de reforço. “É necessário que os idosos, adolescentes maiores de 12 anos de idade que tenham tomado a primeira dose da Bivalente, com um intervalo de seis meses, tomem a segunda dose para completar o esquema vacinal”, reforçou.

Itabuna apresentou, em novembro, o maior número de casos de Covid-19 do ano, com 113 ativos. No mês passado, pouco mais de 12% da população tomou as doses da vacina Bivalente. “Apesar dos informativos, precisamos que a população complete o esquema vacinal com as quatro doses do imunizante, mais as duas doses de reforço. Só assim, evitaremos que o vírus se espalhe”, completou Camila Brito.

Previsão de temporal para o sul da Bahia nos próximos dias
Tempo de leitura: 2 minutos

O forte calor que os moradores do sul da Bahia veem enfrentando nos últimos meses pode ser amenizado nos próximos dias, segundo previsões do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Instituto Brasileiro Meteorologia. Em Itabuna, a expectativa é que chova entre 80 e 150 milímetros ainda nesta semana,  conforme adiantou, nesta segunda-feira (18), a Coordenadoria de Defesa Civil.

De acordo com o diretor Kaique Brito, a previsão que o tempo sofra mudança a partir desta terça-feira (19). Ele pediu que as pessoas que moram nas áreas de risco fiquem atentos para deslizamentos. Mas disse que não deve ocorrer transbordamento dos rios Cachoeira e Salgado. Estes estão com vários trechos em situação critica por causa da seca prolongada.

A expectativa é que chova principalmente entre quarta (20) e sexta-feira (22), quando, de acordo com a previsão, deve cair 70 milímetros. “Temos, sim, previsão de chuva acumulada de até 150 milímetros nos próximos dias (sic), mas não é um volume que pode causar grandes enxurradas, cheias e inundações. Até porque estamos passando por um longo período de estiagem. Entretanto, estamos em alerta, monitorando as áreas de riscos”, informou.

ILHÉUS

Em Ilhéus, a previsão é que chova 71 milímetros até a próxima quinta-feira (21). A Coordenadoria Municipal de Defesa alerta para riscos de deslizamento de terra e alagamentos em bairros nas regiões baixas da cidade.  Há preocupação com a desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

O maior volume de chuva está previsto para quarta-feira (20), quando dever cair 40 milímetros, segundo informou o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres de Jesus. Ele adiantou que o volume ficará muito distante do que choveu nos últimos anos, principalmente em 2021/2022, quando houve inundações e alagamentos em várias regiões de Ilhéus.

Em caso de necessidade, os moradores de Ilhéus devem acionar a Defesa Civil, via telefone (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193. O morador de Itabuna pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (73) 981174490 (Whatsapp) ou falar pelo 199.

Câmera de segurança fez imagem do carro usado no crime || Foto Correio das Cidades
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil faz diligências para identificar e localizar os homens que fizeram um ataque a tiros, no final de semana, em um bar no Iguape, na zona norte de Ilhéus. O atentado deixou quatro pessoas feridas. Imagens de câmeras de monitoramento podem ajudar a investigação.

As vítimas foram identificadas como Camile Silva Nascimento, de 19 anos; Caroline Santos Santana, 25; Edmilson Nascimento Cruz, 25; Grazielle Silva de Jesus, 18; e Simone Maria de Jesus Cardoso, 36, informa o site Fábio Roberto Notícias. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) as levou para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

Os atiradores chegaram no local a bordo de um Volkswagen Gol, de cor prata, por volta das 22h15min do último sábado (16), e dispararam na direção dos consumidores do estabelecimento. Eles deixaram o lugar rapidamente, pela BA-262, em direção a Uruçuca. Ninguém foi preso até o momento.

Recesso suspende obras até 2 de janeiro de 2024 || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, fez um balanço das obras do Programa Acelera Itabuna na zona oeste da cidade. Nesse momento, na região, o trabalho se concentra no Nova Itabuna, Urbis 4, Sinval Palmeira e Campo Formoso. O PAI, como foi batizado pela Prefeitura, vai chegar a 40 bairros da cidade, segundo a gestora.

“No Nova Itabuna, após a ordem de serviço, tivemos avanço de cerca de 70%. Conseguimos pavimentar e fazer a drenagem das ruas da baixa fria, que é o Bairro João da Paz conjugado com o Nova Itabuna”, disse a secretária. Segundo ela, a Prefeitura concluiu a revisão de base e sub-base das ruas A e F, que eram as mais problemáticas.

A secretária explicou que algumas ruas secundárias ganharam asfalto novo. Porém, até o momento, a Rua A não pode ser asfaltada por causa de um problema de drenagem. Sônia esclarece que o defeito só foi identificado durante a revisão das redes. “Pedimos um pouco de paciência à comunidade, pois os serviços que a Siurb está executando vão garantir a durabilidade da pavimentação e corrigir as adversidades de saneamento básico”, assegurou.

O serviço também avançou no bairro Urbis 4, com a nova pavimentação na Rua B, quase concluída. Também são beneficiadas a Rua A, a Principal e transversais. Já no Sinval Palmeira, 30% das obras foram executadas. Em todas as frentes do Programa, o trabalho foi suspenso neste domingo (17) e será retomado no dia 2 de janeiro de 2024, após o recesso do final de ano.

Marcelinho falou sobre sequestro em vídeo feito no cativeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca, de 51 anos, foi vítima de um sequestro, neste domingo (17), na cidade de São Paulo. A Polícia Civil daquele estado confirmou a informação. O ex-atleta desapareceu após ir ao show do cantor e compositor Thiaguinho, na Neo Química Arena, o Itaquerão, na zona leste da capital paulista.

Na tarde desta segunda-feira (18), Marcelinho foi liberado do cativeiro e levado para o Departamento Antissequestro da Polícia de São Paulo.

POLÍCIA AINDA NÃO CONFIRMOU AUTENTICIDADE DE VÍDEO

Circula nas redes sociais vídeo que mostra Marcelinho com um hematoma no olho esquerdo. Na gravação, que ainda não teve a autenticidade confirmada pela Polícia, o ex-jogador diz que saiu da festa com uma mulher, sem saber que se tratava de uma pessoa casada, e acabou sequestrado pelo marido dela.

“Bem, gente, eu estava num show em Itaquera, curtindo lá um samba, e aí eu saí com uma mulher que é casada, [como] vim saber depois. Aí o marido dela me pegou, me sequestrou e me levou. E isso foi o B.O”, diz Marcelinho no vídeo.

Na sequência, a câmera se volta para a mulher citada, que confirma o depoimento do ex-jogador. “Eu sou casada, meu esposo sequestrou ele e colocou a gente num cativeiro”. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro da mulher.

Segundo juiz, investigada confessou agressão à vítima (foto)
Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça determinou que uma mulher acusada de agredir fisicamente a própria mãe se mantenha a, pelo menos, 100 metros de distância da vítima. A professora aposentada Maria de Lourdes da Silva afirma que foi agredida por sua filha, Sophia Silva de Almeida, no último sábado (16), na casa onde vive, no Outeiro São Sebastião, em Ilhéus.

“Isso aqui é pesada, moço”, diz a idosa, mostrando os hematomas no rosto, em depoimento a um cinegrafista amador, na porta da delegacia. “Ela deu de pontapé no rosto. Ela deu tapa com a mão aberta. Ela enfiou o dedo dentro do nariz. Ela abriu a [minha] boca e botou a faca aqui”, acusa Maria de Lourdes, severamente machucada. A aposentada também diz ter sido mordida pela filha em um dos braços.

Sophia foi presa em flagrante, na tarde de sábado (16), pela Polícia Militar. Levada para a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), ela deixou a cadeia neste domingo (17), por decisão do juiz plantonista Gleison dos Santos Soares. Conforme o magistrado, apesar dos indícios de autoria do crime, a exemplo da confissão da investigada à Polícia Civil, a prisão preventiva deve ser usada de forma excepcional e a liberdade de Sophia não oferece perigo à ordem pública.

MEDIDAS CAUTELARES

Ao libertar a investigada, o juiz a proibiu de deixar Ilhéus por mais de oito dias sem aviso prévio à Justiça. Ela não pode frequentar os mesmos espaços que a mãe, mesmo que isso implique na eventual necessidade de deixar a residência de Maria de Lourdes. A decisão também proíbe Sophia Silva de Almeida de manter contato pessoal, telefônico ou virtual com a vítima, sob pena de ser presa novamente.

A mulher vai responder pelo crime de violência doméstica, forma qualificada de agressão. A pena pode chegar a três anos de reclusão.

Nova sede do Ambulatório Psicossocial, no Jardim Vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ambulatório Psicossocial de Itabuna ganhou novo endereço, nesta segunda-feira (18). Agora, o serviço funciona na Rua Amazonas, 144, no Jardim Vitória. De acordo com a Prefeitura, a mudança visa melhorar a assistência prestada aos usuários do SUS e as condições de trabalho dos servidores municipais.

Vinculado ao departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, o Ambulatório Psicossocial atende os pacientes encaminhados pelos postos de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Antes da mudança, o serviço de saúde ocupava imóvel na Avenida Félix Mendonça, no Góes Calmon.

Cristiano Matos foi morto pelo sogro em Itabuna || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça determinou a prisão domiciliar do idoso que assassinou o genro, no último final de semana, em Itabuna. Preso em flagrante na noite de sábado (16), Emanuel Fernandes de Araújo, de 87 anos, matou Cristiano Rocha de Matos, 49, com dois disparos de arma de fogo, em uma casa no Loteamento Jardim Alamar, na região do Santo Antônio (confira detalhes aqui).

De acordo com o juiz plantonista Carlos Alexandre Pelhe Gimenez, Emanuel confessou o homicídio e entregou a arma do crime à Polícia Militar. Por ter mais de 80 anos, ele teve a prisão preventiva convertida em domiciliar, com base no artigo 318 do Código de Processo Penal, inciso um, escreveu o magistrado na decisão deste domingo (17), à qual o PIMENTA teve acesso. O Ministério Público do Estado Bahia (MP-BA) se posicionou no mesmo sentido, em parecer.

Já a Defensoria Pública requisitou a liberdade provisória do investigado. Negada, a requisição do órgão de defesa implicaria em restrições menores que a prisão domiciliar.

HOMENAGENS

O corpo de Cristiano Matos foi sepultado neste domingo (17), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. A companheira dele, Emanuelle Araújo, desabafou sobre a tragédia que abala sua vida. “[Sinto] a dor de ter um pai que tirou a vida da pessoa que eu amava por um motivo fútil, impensável, por ciúme, por usura”, escreveu em uma rede social.

Conforme Emanuelle, Cristiano sempre a respeitou e amou. “Uma pessoa que cuidava de todos à sua volta, principalmente das crianças da igreja e dos necessitados das ruas”.

Cristiano também era um protetor de animais abandonados. A presidente da ONG Bicharada, Marcela Andrade, fez uma homenagem ao à memória do voluntário. “Como vai ser difícil sem você aqui, meu amigo, irmão, parceiro da causa”, publicou. Segundo ela, Cristiano tinha um coração gigante e, com a morte dele, o movimento de proteção dos animais sofreu uma baixa irreparável.

Tempo de leitura: 7 minutos

Esta análise aprofundada explora recursos, configuração e opções de pagamento do aplicativo Parimatch para usuários brasileiros. Obtenha percepções para aprimorar sua experiência de jogo e apostas e geral Parimatch app review.

PARIMATCH: UMA REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA DE APOSTAS

Fundada em 1994, a empresa Parimatch viu um aumento impressionante no mundo das apostas online. Uma empresa que sempre prioriza a transparência, está registrada e opera sob a licença de Curaçao, garantindo uma experiência de apostas segura e justa para todos os seus usuários.

A popularidade da empresa pode ser atribuída ao seu espírito inovador e um compromisso implacável com a satisfação do cliente. A Parimatch se adaptou consistentemente ao cenário em constante mudança da era digital, oferecendo uma interface perfeita e interativa que é amigável e rica em recursos.

Eles apresentam aos seus usuários uma gama abrangente de opções de apostas, atendendo às diversas necessidades e preferências da comunidade de apostas. Além disso, o Robusto suporte ao cliente da empresa, juntamente com suas iniciativas de apostas responsáveis, estabeleceram novos padrões no setor e lhe renderam ampla aclamação.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Segunda-feira (18) de solidariedade em Itabuna com a edição 2023 da Ceia Solidária, evento anual promovido pela Igreja Batista Teosópolis (IBT) para a celebrar o Natal e a comunhão. Participam do evento 240 pessoas, entre adultos e crianças, beneficiados pelo Mercado Solidário, projeto que destina, gratuitamente, alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social.

A estrutura para a ceia está montada na quadra poliesportiva do Colégio Batista, no Conceição, já decorada com motivos natalinos. Segundo a IBT, é a maior ceia natalina solidária de Itabuna. Estão envolvidos cerca de 150 voluntários, coordenados pelos Ministérios da Ação Social e Infantil da igreja. Eles preparam os alimentos e vão servir a ceia. O evento começa às 18h30min.

Também haverá culto, apresentações musicais, presentes para as crianças, panetone para as famílias e sorteio de diversos itens. A Associação Beneficente e Cultura (ABCT), entidade jurídica e braço social da Igreja dá o suporte para a ceia, que conta com apoio de empresas como a Rota Transportes, que leva os beneficiários para a ceia e depois deixa-os em suas casas.

AÇÃO TRANSFORMADORA

A Ceia Solidária é realizada com recursos da Live Solidária, promovida anualmente pela igreja. “Nosso objetivo é desenvolver ações concretas na vida das pessoas. Queremos mais uma vez proporcionar uma ceia digna para quem não pode realizar. Nesse dia teremos além da ceia e presentes, ação transformadora do espírito santo”, afirma o pastor da Batista Teosópolis, Geraldo Meireles.

Confira dezenas de vagas de emprego hoje, dentre elas para motorista de ônibus || Foto UFPB
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Programador de sistemas, instrumentador cirúrgico, vendedor, motorista de ônibus urbano e instrutor de mecânica são algumas das dezenas de vagas de emprego em oferta, nesta segunda-feira (18), nos municípios de Itabuna, Jequié e Mucuri. A seleção é feita por meio do serviço estadual SineBahia.

O atendimento é assegurado a quem chega à unidade de Itabuna e Jequié até as 15h30min. Já em Mucuri, o interessado deve se antecipar, pois a unidade fecha às 14h.

A documentação básica exigida vai de carteiras de Identidade e de Trabalho a CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. São 6 vagas em Mucuri, 14 em Jequié e 39 em Itabuna nesta segunda-feira.

O SineBahia atende no segundo piso do Shopping Jequitibá em Itabuna. Quem reside em Jequié deve se dirigir à Barão do Rio Branco, no Centro. A unidade de Mucuri fica na Rua Almenara, 111, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas de hoje.

Leia Mais