Samuel Rosa vai se juntar à Seleção Olímpica de Boxe || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O pugilista e treinador Gil Santos não se surpreendeu ao receber a notícia de que Samuel Rosa, seu pupilo, foi convocado, nesta semana, pela Seleção Olímpica de Boxe para o Ciclo Olímpico 2021-204. O itabunense de 17 anos é treinado por Gil desde os seis. “Eu já estava esperando por causa da trajetória de Samuel, o que já tinha conquistado. Ele também já estava fazendo testes para a Seleção e sempre se saiu bem”, disse o treinador ao PIMENTA, nesta quinta-feira (4).

Também pesou o amadurecimento natural do atleta, explica Gil. “A Seleção só convoca quando está próximo dos 18 ou com 18 anos. Samuel já é tricampeão brasileiro juvenil e está na primeira divisão do ranking há três anos”.

Gil fundou a Associação de Boxe Lutando pela Paz em 2013, no Pedro Jerônimo, em Itabuna (relembre). Nessa época, Samuel, que se dividia entre a rotina na escola e o trabalho carregando compras na feira, começou a praticar o esporte. “Quando veio a convocação, não foi surpresa, mas foi muito gratificante, porque a gente espera por tanto tempo. Samuel treina desde os seis anos de idade”, recorda o treinador.

A convocação não significa que Samuel estará, necessariamente, nas Olimpíadas de Paris, em agosto deste ano, esclarece o treinador. O novato ainda precisa disputar e vencer competições para se habilitar a uma vaga olímpica. Gil considera mais provável que o itabunense seja preparado para os Jogos de Los Angeles, em 2028.

MÃO PESADA

Gil (à esq.) desfila com pupilos em Itabuna, em agosto de 2023 || Foto PMI

Samuel luta na categoria de até 63kg, mas fez o último teste para a Seleção lutando com pugilistas mais pesados. “Ele teve que fazer a seletiva com o pessoal mais pesado, porque Samuel, tem muita força, apesar do pouco peso”. Segundo Gil Santos, seus atletas são incentivados e preparados para vencer as lutas por nocaute. Essa a única forma de não depender de surpresas negativas com a pontuação dos árbitros.

Na sua preparação, Samuel Rosa também passa temporadas em Salvador, sob a orientação de Marco Antônio (Marquinho), treinador do próprio Gil e do campeão olímpico Herbert Conceição.

VAQUINHA

A Associação de Boxe Lutando pela Paz arrecada doações para concluir a construção da sua sede, também no Pedro Jerônimo. O projeto socioeducacional atende a 257 pessoas de todas as idades, com aulas gratuitas de boxe, de segunda a sexta. Também promove acompanhamento social das crianças e adolescentes que participam dos treinos.

A  Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia concede apoio financeiro à Associação. Na vaquinha da construção da sede, o grupo recebeu doação considerável do coletivo Amigos do Bem, ressalta Gil Santos. Doações podem ser feitas neste link.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *