Festa agita Olivença, em Ilhéus, neste final de semana || Foto Ed Ferreira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião começa nesta sexta-feira (12) e segue até domingo (14), em Olivença, no litoral sul de Ilhéus. O evento é promovido pela Associação dos Machadeiros de Olivença, em parceria com a Prefeitura, e mobiliza as comunidades do povo Tupinambá.

Na programação musical, artistas locais e regionais. O palco será montado na Praça Cláudio Magalhães, que preserva poucos traços do antigo aldeamento jesuíta de Olivença. Na sexta (12), a música ficará por conta de Naian Dimes. Allan Diniz e Sinho Ferrary se apresentam no sábado (13), enquanto as bandas Axé Beach e Batuke Bom encerram a programação musical no domingo (14).

MANIFESTAÇÕES DE FÉ E LUTA

O historiador Erlon Costa Tupinambá ressalta o caráter sagrado da festa popular. Segundo ele, muitas pessoas ainda retiram cascas do mastro para chás medicinais. Outras costumam guardar lascas da árvore na carteira como forma de atrair sorte na vida. Conforme a tradição, as cordas da Puxada do Mastro são utilizadas na produção de acessórios capazes de proteger o corpo e alma.

O povo Tupinambá de Olivença também usa a festa como espaço de visibilidade social para a luta política pela demarcação do território reconhecido como indígena, pela Fundação dos Povos Indígenas (Funai), desde 2009.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *