Marão prestigia formatura de servidores municipais || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O último ano foi de esforço dobrado para 120 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Ilhéus. Durante dez meses, eles conciliaram a rotina de trabalho com os estudos do Programa Saúde com Agente, mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde. Agora, a cidade do sul da Bahia tem mais de uma centena de profissionais qualificados como técnicos em Vigilância em Saúde e em Agente Comunitário de Saúde.

Os cursos tiveram atividades a distância e presenciais, totalizando 1.275h. Os participantes aprimoraram seus conhecimentos sobre diagnóstico das condições de vida da população; ações de promoção e prevenção da saúde; coleta de dados; controle de doenças e de quadros graves, dentre outras competências.

A tão aguardada Cerimônia de Formatura Social de Conclusão do Curso reuniu formandos, familiares e autoridades, na última sexta (12), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. Participaram da solenidade o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD); o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB); o secretário municipal de Saúde, Eduardo Nora; e o vereador Ivo Evangelista (Republicanos). Também marcaram presença o presidente do SindACS/ACE, Roberto Lima, e os coordenadores municipais Roberto Reis e Fernanda Franco.

Segundo o prefeito, a formatura foi um momento histórico de celebração e reconhecimento do esforço dos servidores. “Que essa formação traga ainda mais qualidade e resolutividade aos serviços de saúde. Obrigado por tudo, meus amigos e colegas”, concluiu.

O Barcelona estreou empatando em 0 a 0 com o Juazeirense || Imagem TVE
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um empate sem gol marcou a estreia de Barcelona e Juazeirense no Campeonato Baiano de Futebol 2024, nesta quarta-feira (17), no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. O horário da partida, iniciada às 17h, não contribuiu para a presença em massa da torcida do time da casa. Assista aos melhores momentos, com imagens da TVE.

O Barça volta a campo neste sábado (20), às 18h30min, contra o Jequié, na Estádio Waldomiro Borges, em Jequié. A Juazeirense pega o Jacuipense na segunda rodada, domingo (21), às 18h30min, no Adauto Moraes, em Juazeiro.

Neste momento, Jacuipense e Vitória se enfrentam em jogo iniciado às 19h15min, em Jacuípe, ainda pela primeira rodada. O Bahia estreia logo depois, às 21h3omin, na Arena Fonte Nova, em Salvador, diante do Jequié.

O Bahia de Feira goleou o Jacobina por 6 a 1 no domingo (14) e lidera o Baiano, seguido pelo Atlético de Alagoinhas, que bateu o Itabuna no mesmo dia, por 2 a 1. Por falar no Azulino, o time sul-baiano encara o Jacobina, nesta quinta (18), às 19h15min, pela segunda rodada, no Estádio José Rocha, em Jacobina.

Veículo zero quilômetro foi sorteado na tarde desta quarta-feira (17), em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Raildes Pereira Santos, moradora do São Caetano, em Itabuna, ganhou um Jeep Renegade 0Km em sorteio da Rede de Hipermercados Itão. O veículo foi sorteado no final da tarde desta quarta-feira (17), no São Caetano.

O sorteio e a entrega do veículo encerram a campanha iniciada no primeiro semestre de 2023, com sorteios de vales-compras mensais até dezembro passado. O gerente de compras da Rede Hiper Itão, Iran Lima, foi quem sorteou o veículo, na loja da rede no São Caetano, nesta quarta-feira.

Inscrições para o Enem dos Concursos começam nesta sexta || Foto ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participa do Concurso Público Nacional Unificado com 895 vagas destinadas a variados perfis de profissionais. Trata-se do maior concurso já realizado na história do instituto. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou na última quarta-feira (10) em Brasília, informações sobre o concurso com o lançamento dos editais no mesmo dia.

Anunciado no ano passado, o concurso é um novo modelo de seleção de servidores públicos federais no qual é possível concorrer a cargos efetivos, ofertados por diferentes órgãos, por meio de uma única prova. No total, 6.640 vagas de 21 órgãos federais integram o certame. Os editais referentes a cada um dos oito blocos temáticos nos quais essas vagas foram divididas, assim como o cronograma do processo seletivo e outras informações, estão disponíveis na página oficial do concurso na internet. As inscrições poderão ser feitas de 19 de janeiro e 9 de fevereiro, e a prova está prevista para 5 de maio.

As vagas oferecidas pelo IBGE no concurso público unificado estão distribuídas em sete dos oito blocos temáticos e não haverá prova de títulos para os cargos do instituto. O Bloco 4 é o único que não apresenta postos de trabalho no IBGE. Conforme o ministério, cada candidato poderá se inscrever apenas para vagas de um determinado bloco, de acordo com sua trajetória acadêmica e interesse pessoal.

NÍVEL SUPERIOR

Para quem tem nível superior, os cargos e especialidades relacionados ao IBGE ficaram divididos da seguinte forma: 133 vagas no Bloco 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharias); 122 vagas no Bloco 2 (Tecnologia, Dados e Informação); 29 vagas no Bloco 3 (Ambiental, Agrário e Biológicas); 4 vagas no Bloco 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos); 32 vagas no Bloco 6 (Setores Econômicos e Regulação); e 275 vagas no Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública).

Leia Mais

Jerberson Josué escreve sobre a novela da política em Ilhéus
Tempo de leitura: 6 minutos

O poder da máquina é fundamental para que o nome ungido tenha êxito, porém não garante nada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jerberson Josué

Iniciamos, enfim, o tão desejado 2024 para o mundo político, focado na eleição municipal que se aproxima. Uma nova janela de possibilidades para quem deseja conduzir os rumos administrativos da terra de Gabriela e seu Nacib. Quem se habilita? Esta é a pergunta da hora. Diversos candidatos em vários partidos estão na estrada da sucessão na terra onde a novela Renascer é gravada pela segunda vez, agora com novos atores em cena, mas contando também com alguns experientes artistas da primeira edição.

Assim como o remake global, as eleições de Ilhéus têm novos atores, mas conta com antigos protagonistas do poder local. O ator Marcos Palmeiras, que fez parte da primeira edição da novela, em 1993, está no remake de 2024. Na política, o professor Jabes Ribeiro, prefeito de Ilhéus por quatro mandatos, sendo o primeiro de 1983 a 1988, se apresenta, agora, como pré-candidato. Uma quinta vitória poderia transformá-lo em um dos mais vitoriosos e longevos políticos baianos. Na primeira, Jabes tinha 28 anos. Hoje, 72. Ele é o último representante competitivo de uma geração de políticos que marcou época na Bahia, com estilo próprio de governar.

Representante da geração seguinte é o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB), que, em 1993, era um dos protagonistas do Poder Legislativo ilheense. Hoje, o ex-deputado federal também é suplente do senador Jacques Wagner (PT) e conselheiro da República. O vereador Augustão, a exemplo de Bebeto, forjou-se no movimento sindical. Além da cadeira na Câmara, preside o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Sul e Extremo Sul da Bahia (SintraSul), é empresário e palestrante.

Um dos homens fortes do governo Mário Alexandre ou, na verdade, o homem forte do governo, é o secretário Bento Lima. Ele goza da total confiança do prefeito. É um nome com todas as condições para dar seguimento aos projetos e ações do atual gestor. Tem o respeito da classe política por seu poder de articulação e dialoga bem com o Governo do Estado. Também é visto com bons olhos por segmentos empresariais. Muitos o apontam como candidato ideal, depois da deputada Soane Galvão.

Sobre a parlamentar, o prefeito a tem como porto seguro de sua continuidade política e não pretende mudar sua posição nesse tabuleiro. Até porque, a partir de janeiro de 2025, ao lado da deputada, Marão poderá continuar tendo acesso às atividades e articulações políticas, mesmo sem o mandato de prefeito. Ele não seria atingido pelo famoso estado de político sem mandato ninguém encosta.

Ainda no entorno do grupo do prefeito, dizem que o ex-secretário municipal de Saúde André Cesário ainda sonha com a chance de ter o seu nome escolhido, pois segue prestigiado. Resta-nos saber se o Dr. André Cesário terá vontade e ímpeto de se colocar como opção real do gestor. A secretária de Educação, Eliane Oliveira, popularmente conhecida como “Lôra”, tem sido citada no governo como um nome apto, por também ser de muita confiança de Marão.

O fato de o prefeito não ser candidato abre espaço para todos sonharem. Assim como o remake de Renascer, que deu oportunidade a novos protagonismos, o tabuleiro da eleição de 2024 pode trazer novidades.

O ex-vereador Marcos Flávio é filho do saudoso ex-prefeito de Ilhéus Antônio Olímpio, que rivalizava na época da primeira edição de Renascer com o professor Jabes Ribeiro. O advogado Marcos Flávio foi presidente da OAB em Ilhéus e é o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município. Herdeiro de um dos últimos “coronéis” da política ilheense, é sempre lembrado na disputa eleitoral.

Moisés Bohana Neto tem sobrenome na sociedade ilheense e goza da amizade e confiança do protagonista político da cidade. Atualmente, ocupa o cargo de secretário de Pesca e Agricultura. Conhecido pela alcunha de “100%”,  tenta ser postulante ungido por seu primo e diretor-geral, o prefeito Mário Alexandre.

O jovem empresário Valderico Reis Junior é outro postulante desta pré-campanha e faz parte da nova geração de políticos de Ilhéus. Quando da primeira edição do folhetim, tinha apenas 7 anos. Nas suas veias pulsam o sangue do “coronel” dos ônibus, o controverso e popular Valderico Reis, que, além de ex-proprietário de empresas de ônibus, elegeu-se prefeito de Ilhéus em 2005, 12 anos após a estreia de Renascer.

O médico Francisco Sampaio foi eleito vereador várias vezes na década da primeira edição de Renascer, inclusive, presidiu a Casa Legislativa ilheense. É um ator que teve protagonismo e se afastou das urnas por um bom tempo, mas está empolgado com a nova edição eleitoral e se coloca como pré-candidato.

O vereador Aldemir Almeida é um pré-candidato que, apesar de ser da geração de cidadãos que à época da primeira Renascer já tinha condições de atuar, só se apresentou anos depois e conquistou quatro mandatos na Câmara. É médico, assim como Francisco Sampaio e Paulo Medauar, que tem sido visto rondando a cidade também como pré-candidato a prefeito. Com longa experiência em gestão desde a década de 90, consta do currículo de Medauar o cargo de secretário municipal de Saúde.

Outro ex-vereador e ex-presidente da Casa Legislativa ilheense que se coloca aos quatro cantos como pré-candidato a prefeito é Dinho do Gás. O boa praça que teve uma atuação protagonista meteórica na Casa das Leis, agora se lança ao Executivo, ao menos na pré-campanha. Outro ex-presidente do Palácio Teodolindo Ferreira que se apresenta na pré-campanha para o Centro Administrativo é o edil Jerbson Moraes. Do mesmo partido do prefeito Mário Alexandre, o PSD, o vereador busca protagonismo e é um ator da nova geração de políticos na cidade.

O ex-vereador Makrisi, também ator da nova geração, que à época da primeira edição de Renascer, estava nos movimentos juvenis de estudantes, agora se apresenta para o Executivo e tem como referência a excelente atuação do mandato como vereador, de atividades sociais e sindical, e no seu currículo consta a função de servidor público. Ednaldo Azevedo é um experiente profissional e ativista social que se apresenta na pré-campanha, inclusive, com passagens por gestões em outros municípios, e sua carteira de apresentação tem como base a luta por justiça social.

Com larga experiência acadêmica e profissional de saúde, além de ocupar a terceira pasta no palco da administração estadual, a médica e professora Adélia Pinheiro, que foi por oito anos reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, a nossa Uesc, se apresenta pela primeira vez como possível candidata a um cargo eletivo no meio político. A professora, que já passou pelas secretarias de Ciência e Tecnologia e de Saúde do Estado, é secretária estadual de Educação e, até o momento, a única mulher na pré-campanha ao Executivo ilheense.

Reeleito recentemente, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Alessandro Fernandes, tem o seu nome citado em qualquer conversa sobre sucessão, seja em Ilhéus ou Itabuna. Isso é óbvio por sua capacidade administrativa e pelo protagonismo que tem como reitor de uma das melhores universidades do País, inclusive, por esse status quo já tivemos o remake de pré-candidaturas de reitores desde Soane Nazaré de Andrade, Renée Albagli e Joaquim Bastos. Justo protagonismo para quem ocupa um cargo com tamanha relevância. A saber quem seguirá os passos do saudoso reitor Soane Nazaré. Normalmente, todos os reitores se tornam prefeituráveis. Vale ressaltar que a fundação da Uesc é dos idos dos anos 90, pouco antes da primeira Renascer.

Um ator de bastidores que tem externado o desejo de ser protagonista é o consagrado empresário Nilton Cruz. Ele quer repetir na política o sucesso da vida empresarial. Tem como padrinhos figuras proeminentes do PT, como o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Rosemberg Pinto, com quem nutre amizade pessoal e fraterna relação. A importância de Nilton se faz presente e reconhecida a ponto de o líder maior da nação se hospedar em sua residência, como fez Luiz Inácio Lula da Silva. Resta saber se o nobre empresário conseguirá transformar o prestígio e gabarito político pessoal em articulações e votos. Nos bastidores, a estreia de Nilton Cruz no cenário eleitoral sempre é cogitada.

Reivindicando ser o representante do bolsonarismo na sucessão municipal de Ilhéus, o Coronel Resende se apresentou com as mesmas pautas do ex-presidente. O militar busca captar na campanha os seus seguidores e defensores, como única opção de contraponto aos demais e aos governos estadual e federal.

Porém, ainda falta saber quem será uma personagem de relevância fundamental, quem será o candidato do protagonista atual da política ilheense, o prefeito Mário Alexandre, e se terá o apoio do ator principal do estado, governador Jerônimo Rodrigues. Mário e o governadora ainda não definiram quem eles vão ungir. Se fosse no estúdio da novela, é como se faltasse o grito de “ação” do diretor.

O poder da máquina é fundamental para que o nome ungido tenha êxito, porém não garante nada, principalmente, porque temos uma eleição bem complexa, em que o elenco precisa estar afiado, seja na sucursal local, ou na estadual. Como o ano está apenas começando, muitas cenas veremos no decorrer da novela eleitoral 2024. Eu serei um atento telespectador.

E você, que lê este humilde texto, qual será seu papel no remake eleitoral de 2024? Participe!

Posso ter omitido outros possíveis pré-candidatos, aos quais peço desculpas por não os conhecer, por enquanto. Prometo citá-los num próximo capítulo.

Jerberson Josué é ativista social.

Parte da equipe de captação de órgãos do HRCC || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) aparece, novamente, no primeiro lugar do sul da Bahia na captação de córneas para doação. Foram 29 procedimentos desse tipo no ano passado, nove (45%) a mais que em 2022. Os dados são do Registro Bahiano de Transplantes foram divulgados pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes, vinculada à Secretaria da Saúde da Bahia.

Com a generosidade das famílias dos doadores e o trabalho da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos, 29 pessoas tiveram a oportunidade de receber as córneas transplantadas. “Isso só foi possível, mais uma vez, por causa do empenho de todas as equipes que realizam um trabalho adequado e humanizado no acolhimento às famílias dos doadores”, declarou a enfermeira Naama Ramos e Silva, membro da Comissão.

FORMAÇÃO CONTÍNUA

A profissional de saúde também ressalta o estímulo do Hospital à capacitação contínua dos funcionários. “O encaminhamento de enfermeiros do HRCC para curso de formação de captador de tecido ocular humano, anualmente, é fundamental para que a gente mantenha nossos resultados, com possibilidade de ampliar os nossos números nas captações de córneas a cada ano”.

Segundo a enfermeira, no ano passado, apenas 5 unidades de saúde de toda a Bahia captaram mais córneas do que o hospital ilheense. “E vamos buscar avançar mais nos próximos anos”, assegurou.

Além da própria Naama, o time de enfermeiros aptos a fazer a captação de córneas no HRCC é formado por Názio Santana da Silva, Kamayura Vasconcellos, João Henrique Araújo Andrade (gerente de Enfermagem), Vânia dos Santos Oliveira, Hercília Bonfim da Silva e Jessica de Jesus Silva.

Manoel será o número 2 do Ministério da Justiça || Foto ALI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O advogado ilheense Manoel Carlos Almeida Neto, de 44 anos, aceitou o convite do futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para assumir a secretaria-executiva da Pasta. Nesta semana, Manoel se desligou da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde atuava como diretor jurídico. Ele deve iniciar o trabalho no Governo a partir de 1º de fevereiro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará posse a Lewandowski.

Manoel foi secretário-geral da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a gestão de Lewandowski, de 2014 a 2016. Exerceu o cargo correspondente na passagem do ministro pela presidência do Tribunal Superior Eleitoral (2010-2012).

TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, Manoel Carlos Neto tornou-se professor temporário da mesma instituição em 2005, aos 25 anos, com o primeiro lugar na seleção pública. Fez mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou de 2012 a 2022.

Estudioso da Teoria do Estado, Direito Constitucional e Direito Eleitoral, publicou os livros O Colapso das Constituições do Brasil: uma reflexão pela democracia (ed. Fórum, 2022); Direito Eleitoral Regulador’ (ed. Revista dos Tribunais, 2014); e O Novo Controle de Constitucionalidade Municipal’ (ed. Forense, 2010), além das colaborações em coautoria. Ocupa, desde 2021, a 39ª cadeira da Academia de Letras de Ilhéus (ALI).

Nova Ilhéus-Itabuna é construída na margem direita do curso do Rio Cachoeira || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

Nova ligação dos municípios de Itabuna e de Ilhéus, a BA-649 superou os 60% de obra concluída, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura. O trecho de quase 18 quilômetros ao longo da margem direita do Rio Cachoeira é visto como crucial para a melhorar o tráfego entre as duas principais economias sul-baianas. Apesar de atrasos na licitação para continuidade da construção de quatro pontes e viaduto, a nova rodovia tem conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.

De acordo com o Governo da Bahia, o investimento total na obra é de R$ 202 milhões, com impacto na dinâmica econômica e social da região, “impulsionando turismo, comércio, indústria e serviços”. A estimativa é que cerca de 510 mil moradores sejam diretamente beneficiados.

Itabunense Saulo Pontes comanda a SIT, da Seinfra

Para o engenheiro Saulo Ponte, superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT), da Seinfra, a obra cria novas perspectivas para o desenvolvimento industrial e comercial do sul da Bahia:

– Com quatro pontes e o viaduto planejados, a rodovia promoverá uma conectividade mais efetiva em toda a região. A construção do semianel Norte é um passo estratégico para ampliar as oportunidades de desenvolvimento. Este é um investimento planejado para catalisar não apenas o crescimento econômico, mas também a qualidade de vida para as pessoas – afirma o itabunense Saulo Pontes.

IMPACTOS 

Proprietário de uma pousada em Ilhéus, Anísio Freitas está otimista quanto ao impacto da rodovia no setor hoteleiro. “A construção desta rodovia é uma notícia muito bem-vinda para o nosso negócio. A facilidade de acesso certamente atrairá mais turistas para Ilhéus, representando uma oportunidade significativa para o crescimento do setor hoteleiro”, festeja.

O projeto inclui a implementação de quatro pontes e um viaduto. As pontes serão a ligação da BA-649 com a rodovia já existente, no lado esquerdo do curso do Rio Cachoeira, a BR-415, que teve obras de alargamento mal planejadas e dor de cabeça para motoristas, pedestres e ciclistas.

“Os engarrafamentos são constantes. A demora no deslocamento afeta diretamente a rotina de quem precisa atravessar essas cidades. A construção da BA-649 é uma esperança para uma mobilidade mais eficiente e menos estressante”, diz Lucindo dos Santos, morador da região beneficiada pela obra.

Unidade do SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá || Foto A Região
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma quarta-feira com total de mais de 150 ofertas de trabalho em municípios do sul e sudoeste do Estado, informa o SineBahia. Hoje (17), há 68 vagas em Jequié, 45 em Itabuna e 40 em Ilhéus e em Maraú.

A maioria das vagas em Jequié está concentrada na indústria. Em Itabuna, há oportunidades em várias áreas, assim como em Ilhéus. As vagas para Maraú estão concentradas na construção civil e os interessados deverão se cadastrar na unidade do SineBahia em Ilhéus.

Para o cadastramento, o interessado deve comparecer à unidade do SineBahia que oferta a vaga, até as 15h30min de hoje, apresentando carteiras de Identidade (RG) e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, ainda pode levar certificado de curso na área desejada.

ONDE SE CADASTRAR

A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. Também fica na região central o SineBahia de Jequié, na Avenida Rio Branco. Já em Itabuna, o atendimento é no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais