Novas ações ajudam no tratamento de prematuros em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma nova terapia integrativa, desenvolvida na Unidade de Terapia Semitensiva Neonatal (Ucinco), vem acelerando a recuperação dos prematuros internados no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. O trabalho faz parte do projeto Bancada do Despertar, e consiste em oferecer atividades para o fortalecimento cervical, tronco e pescoço, alongamento, rolagem, além da utilização da bola suíça em bebês que não alcançaram marcos de uma gestação completa

A coordenadora de Fisioterapia do HMIJS, Virgínia Marilena, explica que o modelo de estimulação censório-motora é possível aplicar técnicas que estimulem a percepção vestibular, visual e tátil dentro do limite de tolerância de cada criança, contribuindo para minimizar as possíveis desordens do desenvolvimento em prematuros internados por longo tempo. Depois de a equipe de fisioterapia apresentar os exercícios, a própria mãe os executa, com movimentos evolutivos e trocados toda vez que o RN adquirir a postura correta. Os exercícios são diários.

Dentre os pacientes beneficiados com as ações está Vitorya, quinta filha de Maria Cristina dos Santos, de 27 anos.  O Bebê da moradora de Uruçuca nasceu prematuramente, em trânsito, dentro da ambulância durante o trajeto para a maternidade. Vitórya – que está há um mês na UTI – é um dos primeiros bebês a participar do novo projeto. “A evolução está ótima”, assegura Maria Cristina. “E estar aprendendo a executar esses exercícios me deixa mais segura. Inicialmente a gente tem mais medo pelo tamanho dela, mas depois percebemos que podemos ir além”, completa.

Projeto do Materno-Infantil em Ilhéus atende prematuros de várias cidades da região

A  psicóloga Danielle Mattos afirma que o fato de estar acompanhando por um período acima da média a filha no hospital deixa Maria Cristina fragilizada. “Nesse momento específico, não se trata de um agrado psicológico. Mas uma forma de fazer com que ela participe da condução”, ressalta.  A psicóloga destaca ainda que esta também é uma forma em que as mães se sentem ainda mais acolhidas pela equipe. “Elas percebem que a equipe tem um comprometimento que ultrapassa a barreira do hospital e que, além do cuidado aqui dentro, esses laços permanecerão por um longo prazo”.

NECESSIDADE FISIOTERAPIA AMBULATORIAL

Bebês prematuros dependem de fisioterapia ambulatorial após a alta. Mas em algumas cidades não há atendimento do serviço na rede pública e as distâncias até o ambulatório do HMIJS, onde o serviço continua sendo prestado, são grandes. A equipe pensou no déficit de desenvolvimento neuropsicomotor do bebê, trazendo a mãe para participar deste cuidado. “Quando ensinamos a mãe como ela deve executar os movimentos não é dizer que ela será a fisioterapeuta do bebê, mas que ela saberá como posicionar melhor, brincar, estimular mesmo dentro de casa”, afirma a fisioterapeuta Lorena Santana, também integrada ao projeto.

A coordenadora Virgínia Marilena explica que existem bebês que, por conta da prematuridade, serão atípicos. “Aí esse cuidado deverá ser redobrado e esse caminho para a fisioterapia tem que ser mais bem feito ainda”. Ela acrescenta que a ideia de convidar a equipe de psicóloga para agregar-se à iniciativa – que já contava com o apoio da Enfermagem – surgiu por entender que o trabalho na UTI não é feito apenas com o bebê internado.

A “Bancada do Despertar” é destinada aos RNs com menos riscos, internados na UTI Intermediária, com peso superior a 1.200 Kg. O tempo de tolerância dos exercícios está diretamente relacionado à capacidade do bebê suportar os movimentos. Para além deste novo projeto, a equipe de Fisioterapia do HMIJS já promove outras ações humanizadas, a exemplo do Polvo Terapêutico (que auxilia na oxigenação do RN), da Redeterapia e do Banho de Ofurô (que trazem a sensação de permanência no útero materno), ações que auxiliam na recuperação do bebê.

André Jatobá foi preso com armas, explosivos e drogas, segundo a polícia || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz Murilo Luiz Staut Barreto, da Primeira Vara Criminal da Comarca de Itabuna, concedeu liberdade ao vice-prefeito de Itapé, André Jatobá, preso no dia 12 deste mês, no bairro Jardim Vitória. Ele foi flagrado com drogas, armas de fogo e explosivos, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O magistrado determinou o pagamento de fiança no valor de R$ 15 mil para a soltura do político.

Murilo Staut Barreto também estabeleceu outras condicionantes para conceder liberdade a André Jatobá. O vice-prefeito de Itapé não pode ausentar-se por um período superior a oito dias sem avisar à justiça; deve manter o endereço e o telefone atualizados, além de manter-se distante da ex-companheira. A mulher acusa o político de agressão.

As acusações de agressão contra a mulher, inclusive, motivaram o cumprimento do mandado de prisão. Durante a ordem judicial, a Polícia Civil teria encontrado armas, munições, explosivos e drogas com o vice-prefeito de Itapé, o que agravou a sua situação.

De acordo com a polícia, em um imóvel de André Jatobá, os policiais apreenderam três pistolas, duas réplicas de arma de fogo, três bananas de dinamite, 20 cartuchos deflagrados, 769 munições, oito carregadores, um porta carregador, dois coldres e explosivo artesanal. Também localizaram haxixe, maconha, ecstasy e MDMA.

SEI apresenta números do turismo no 3º trimestre do ano passado || Foto GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

Os segmentos diretamente ligados ao turismo registraram expansão de 17,2% na Bahia no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (22), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

De acordo com a SEI, autarquia da Secretaria Estadual do Planejamento, o resultado é a terceira maior variação já registrada na série histórica iniciada em 2011 para esse tipo de comparação e contribuiu positivamente para o índice nacional, que avançou 6,5%.

O boletim também destaca o avanço de 10,8%, no terceiro trimestre de 2023, do fluxo de passageiros nos voos nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista. Somente no terceiro trimestre, os voos internacionais na Bahia tiveram quase 79 mil passageiros, com expansão de 65,4%.  Esse é o segundo melhor resultado em valor absoluto após a pandemia, de acordo com a SEI.

PEDÁGIOS E ICMS REFLETEM EXPANSÃO DO SETOR

Os pedágios das rodovias que perpassam o estado registraram incremento de mais de 916 mil veículos em trânsito, o que representa uma ampliação de 5,2% em relação ao terceiro trimestre de 2022.

Já o fisco estadual arrecadou quase R$ 992 milhões com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apenas em Atividades Características do Turismo, no terceiro trimestre de 2023, com expansão nominal de 15,6% em relação ao ano de 2022.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 64,95% no terceiro trimestre de 2023, valor superior ao observado no mesmo trimestre do ano anterior (59,3%). Esse resultado é superior 5,6 p.p. em relação ao ano de 2022. Essa é a segunda melhor taxa média registrada em toda a série histórica nessa comparação, informa a SEI. A primeira (64,97%) foi registrada no ano de 2018.

Aproximadamente 12 mil veículos adicionais passaram pelo Sistema Ferry-Boat, na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no terceiro trimestre de 2023, o que representa uma expansão de 6,1% em relação ao mesmo trimestre de 2022. Pelo mesmo sistema, passaram a mais 77 mil passageiros, representando crescimento de 6,8% na mesma análise comparativa

POSTOS DE TRABALHO

O setor de turismo incorporou 2.203 novos postos de trabalho com carteira assinada no terceiro trimestre de 2023, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+1.173 vagas), Hotéis e similares (+298 postos) e Transporte rodoviário de táxi (+201 vínculos). Com a mesma tendência de crescimento, a zona turística que registrou maior número de trabalhadores formais foi a Baía-de-Todos-os-Santos (+699 vagas).

As ministras Nísia Trindade (à esq.) e Luciana Santos ao lado de Lula no lançamento de hoje || Foto ABr
Tempo de leitura: 6 minutos

O governo federal aprovou um plano de ações para estimular o desenvolvimento do setor industrial brasileiro. Chamado Nova Indústria Brasil (NIB), o plano tem, como centro, metas e ações que, até 2033, pretendem estimular o desenvolvimento do país por meio de estímulos à inovação e à sustentabilidade em áreas estratégicas para investimento.

Tudo a partir, segundo o Planalto, de um “amplo diálogo entre o governo e o setor produtivo”, em direção à chamada neoindustrialização – modernização e evolução da indústria -. O texto da NIB foi oficialmente apresentado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (22) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

Lula iniciou sua fala comparando o CNDI ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), mais conhecido como Conselhão. Segundo ele, ambos têm ajudado significativamente o governo na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.

“Tenho dito que a capacidade de trabalhos apresentados pelo Conselhão foi tão extraordinária que o que me preocupa é saber como conseguir implementar aquilo tudo que foi, ali, produzido intelectualmente. Agora, fico também surpreso com a participação do CNDI. Um país com essa quantidade de gente tão inteligente não precisa de inteligência artificial”, discursou o presidente.

Leia Mais

Barco virou quando navegava na Baía-de-Todos-os-Santos || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O naufrágio de um barco deixou ao menos seis mortos, na noite deste domingo (21), na Baía-de-Todos-os-Santos,na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Marinha, a embarcação fazia o transporte irregular de passageiros. As vítimas tinham participado de uma festa na ilha Maria Guarda e seguiam para Madre de Deus.

Cinco mortes foram confirmadas ainda ontem. Por volta das 9h50min desta segunda-feira (22), as equipes de busca localizaram o corpo de Alice, de 7 anos, a sexta vítima. Também morreram Yan Kevellyn de Souza Santos, de 22 anos; Flaviane Jesus dos Santos, 29; Jonathan Miguel de Jesus Santos, 7; Caroline Barbosa de Souza, 17; e Rosimeire Maria Souza Santana, 59.

Até o momento, não se sabe o número exato de pessoas embarcadas. Estima-se que eram cerca de 20, dez a mais que o limite do barco. A embarcação virou por volta das 22h, durante uma briga entre os passageiros. Seis pessoas foram levadas para hospitais de Salvador. Equipes da Marinha, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar procuram outras vítimas na Baía-de-Todos-os-Santos. O número de desaparecidos é incerto.

Hoje, durante entrevista coletiva, o major Diego Pestana, comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Candeias), informou que o barco era pilotado pelo dono, que foi identificado, mas não teve o nome divulgado. Ele chegou a se apresentar no terminal, mas fugiu. Policiais tentam localizá-lo.

Uesc oferta 1.746 vagas pelo Sisu 2024 || Foto Jonildo Glória
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebe, de hoje (22) a quinta-feira (25), inscrições para 264.181 vagas em 127 instituições de ensino superior do Brasil. No sul e extremo-sul da Bahia, as oportunidades são na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que, juntas, ofertam 3.878 vagas.

Para se inscrever no Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como não ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC n. 391/2002. Também não pode ter participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.

A inscrição é gratuita e, pela primeira vez, valerá para os dois semestres letivos do mesmo ano, pois o Sisu 2024 não terá segunda etapa de inscrições, como ocorria até 2023. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

UFSB E UESC

As 2.132 vagas da UFSB são para os campi Jorge Amado, em Ilhéus (765); Paulo Freire, em Teixeira de Freitas (537); e Sosígenes Costa, em Porto Seguro (830). Já as 1.746 da Uesc são para o único campus da instituição, Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus.

Mayla e Guilherme voltavam de passeio em Canavieiras
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas após grave acidente, na manhã desta segunda-feira (22), na BA-270, em Santa Luzia, no sul do estado. As vítimas foram identificadas como Mayla Santos e Guilherme Miranda, mãe e filho. O carro onde viajavam bateu em outro veículo de passeio.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) levou os três sobreviventes para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Conforme apuração do PIMENTA, Hênio Reis dirigia o carro onde Mayla e Guilherme seguiam, acompanhados também por kamile Miranda, prima de Mayla. Hênio e kamile, que formam um casal, seguem internados no hospital itabunense. Também ferido, o motorista do outro veículo ainda não foi identificado.

Hênio, Kamile, Mayla e Guilherme são de Arataca. Eles estavam em uma casa de veraneio em Canavieiras e, no momento do acidente, voltavam para a terra Natal. A tragédia deixou a população de Arataca consternada. Mayla e Guilherme eram filha e neto da professora Lia, muito conhecida na cidade.

O sepultamento será nesta terça-feira (23), em Arataca. O horário ainda não foi divulgado.

Chuva arrasta lama na Rua São Francisco || Imagem Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

As duas pancadas de chuva que atingiram Ilhéus na manhã desta segunda-feira (22) provocaram alagamentos em diferentes pontos da cidade. Vídeos mostram ruas alagadas nos bairros Hernani Sá e Nossa Senhora da Vitória, além do Centro.

A Rua São Francisco, na Conquista, foi tomada por uma correnteza de lama. Uma obra inacabada da Prefeitura agravou a situação, segundo uma moradora que divulgou imagens do local, feitas durante a chuva de hoje.

O sofrimento dos moradores da Rua São Francisco se arrasta há, pelo menos, três anos. Durante visita do então governador e atual ministro Rui Costa (Casa Civil) a Ilhéus, em dezembro de 2021, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), tomou um puxão de orelha de Rui. O petista, que estava inaugurando o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, disse ao prefeito que as grávidas corriam o risco de dar à luz antes de chegar ao Hospital, por causa da buraqueira da Rua São Francisco, um dos acessos à maternidade.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus, as obras da Rua São Francisco foram retomadas na primeira semana de 2024, com os serviços de topografia e piqueteamento.

Assista às imagens da chuva de hoje.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hoje é dia de estreia de remake na teledramaturgia brasileira. Reescrita e com novos atores, Renascer volta à telinha da Rede Globo, nesta segunda-feira (22), a partir das 21h10min. A trama tem o sul da Bahia como locação. O capítulo de estreia terá exibição especial no Shopping Jequitibá.

Numa parceria com o shopping, a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo para as praças do sul e extremo-sul da Bahia, vai instalar um telão na Praça de Alimentação do Jequitibá para que as pessoas possam assistir – e se encantar – com as primeiras cenas de Renascer.

Ambientada em Ilhéus e Uruçuca, a trama chama a atenção para a exuberante natureza regional, com todos os ingredientes de uma novela que promete conquistar o país, assim como ocorreu na versão original, em 1993. Naquela época, foi dos maiores sucessos da TV brasileira na década.

TRAMA ATUALIZADA

A abertura do capítulo, antológica na primeira versão, mostra o então jovem José Inocêncio, interpretado pelo ator Humberto Carrão, diante de um imenso Jequitibá Rei – a cena do remake foi gravada nas áreas de conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – dando início a uma saga que, atualizada, passa pela luta para enfrentar a vassoura-de-bruxa e a produção de chocolate, já com Marcos Palmeira interpretando o protagonista, na segunda fase.

SineBahia em Ilhéus funciona no SAC, que atende na Eustáquio Bastos, no Centro
Tempo de leitura: 4 minutos

O avanço de obras de infraestrutura já impacta no volume de contratações diárias em Ilhéus. Ainda no sul da Bahia, mas em Itabuna, a área de hipermercados é responsável pela recuperação de maior volume de ofertas de empregos, com oportunidades para a área de atacarejo.

Todas as vagas têm intermediação do serviço estadual SineBahia. São 85 vagas em Itabuna, 82 em Ilhéus e 81 em Jequié, que oferta mais de 60 vagas na área industrial nesta segunda-feira (22).

Os interessados devem procurar unidade do SineBahia, até as 15h30min, nestes municípios. Os documentos necessários incluem carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA?

A unidade do SineBahia de Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Jequié, o atendimento é feito na Avenida Rio Branco, no Centro. Quem reside em Ilhéus e quem mora em outras cidades e se interessou por algumas das dezenas de vagas na área da construção civil, devem se dirigir à Rua Eustáquio Bastos, no Centro, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas. Atualizado às 12h40min.

Leia Mais

Conflito resulta em morte de indígena no sudoeste da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Tiros e correria marcaram o momento mais tenso do conflito entre indígenas e fazendeiros, neste domingo (21), no município de Potiraguá, no sudoeste da Bahia. Uma pessoa foi assassinada a tiros e outra ficou gravemente ferida. Maria Fátima Muniz de Andrade, mais conhecida como Nega Pataxó, foi atingida no momento em que um grupo de fazendeiros armados tentava fazer retomada de uma fazenda. Os indígenas dizem ser os verdadeiros donos da terra. Os fazendeiros contestam.

Além de Nega Pataxó, o cacique Nailton Muniz Pataxó, da aldeia Caramuru-Catarina Paraguassu, do município de Potiraguá, acabou atingido. Ele passou por cirurgia, no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Não há informações sobre o quadro de saúde dele. Outros índios também ficaram feridos, porém com menor gravidade.

Dois fazendeiros foram presos sob suspeita de fazer os disparos que atingiram os indígenas. A morte e a tentativa de homicídio serão investigados pela Polícia Civil de Itapetinga. O clima é tenso no município de Potiraguá desde a semana passada e esquentou de vez no sábado (20).

Governo convoca reunião de emergência para debater situação em Potiraguá || Foto divulgação

 

Neste domingo (21), fazendeiros que seriam do “Movimento Invasão Zero” se deslocaram para uma das áreas de disputa com os indígenas. Ocorreram disparos de arma de fogo contra os indígenas e, pelo menos, três pessoas foram atingidas.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) usou as redes sociais, na noite deste domingo (21), para se solidarizar com as famílias das vítimas e prometer medidas para tentar conter o avanço da violência. “Estou no meu gabinete neste domingo à noite. Convoquei uma reunião com as secretarias de Segurança Pública, de Justiça, Direitos Humanos e de Igualdade Racial, além de Superintendência de Políticas para Povos Indígenas, para tratar dos acontecimentos desse domingo no sudoeste da Bahia…”

Jerônimo Rodrigues disse que não aceitará qualquer tipo de violência na Bahia, e comprometeu-se com a apuração e punição dos culpados pelo assassinato da indígena e tentativa de homicídio contra o cacique Nailton Muniz Pataxó. Assista ao vídeo com as declarações do governador da Bahia.