Servidores e usuários do SUS convivem com demolição no antigo Sesp || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Um beco estreito, calor insuportável, cheiro de poeira misturada com mofo e muito barulho produzido pelos equipamentos utilizados pelos operários para remoção do telhado e derrubada das paredes do prédio da Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp, na praça José Bastos, no centro de Itabuna. É no meio desse caos que funcionários da Base Operação de Saúde (BOS)/Farmácia de Alto Custo, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), atendem os pacientes de 22 municípios na parte do prédio, onde a demolição ainda não foi iniciada.

Eram por volta das 13h40min de quinta-feira (1º) quando a reportagem do PIMENTA chegou ao local para verificar uma denúncia de que o Estado ainda não tinha conseguido encontrar um espaço no centro da cidade, em condições adequadas, para abrigar os servidores públicos e receber os pacientes cadastrados que, de segunda a sexta-feira, dirigem-se ao local para retirar medicamentos de alto custo.

Sala de espera improvisada em corredor escuro, úmido e quente || Foto PIMENTA

A “sala de espera”, um beco estreito, úmido e quente, fica bem perto da área onde a remoção do telhado foi iniciada. Quando a reportagem do site chegou ao local, oito pessoas esperavam atendimento e, mesmo conversando em voz alta, por causa do volume das máquinas, era difícil a compreensão do que se falava. “O local para atendimento não era o aquedado, mas ficou horrível”, lamentou uma usuária do serviço, que preferiu não ter o nome divulgado.

Outra pessoa que aguardava para retirar a medicação, moradora do bairro Pontalzinho, em Itabuna, mostrou-se preocupada com a futura mudança de endereço do serviço. “Espero que o Estado escolha um espaço não insalubre, em condições de trabalho, bem localizado, que não dificulte o nosso acesso ao nosso medicamento”, observou.

Farmácia do SUS distribui remédios de alto custo || Foto PIMENTA

Há rumores de que a Secretaria de Saúde de Itabuna ofereceu o prédio doado ao município pela Justiça do trabalho, na Rua Barão do Rio Branco, na região central da cidade. Ocorre que o imóvel, onde funcionou a Secretaria Municipal de Saúde, está há muito tempo abandonado, sem condições de uso.

A denominada “Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica”, que funciona no imóvel localizado próximo à Praça José Bastos, ao lado da sede da Receita Federal, além de Itabuna, atende a moradores de municípios como Almadina, Coaraci, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Itapé, Ibicaraí e Itajuípe. Na unidade, são fornecidos medicamentos para doenças como Parkinson, Alzheimer e Síndrome de Guillain-Barré.

Os serviços prestados pelo município, na unidade, foram realocados para outros imóveis. O prédio do antigo Sesp está sendo demolido para a construção da Unidade em Referência da Saúde da Mulher e uma nova Unidade Básica de Saúde José Maria Magalhães Neto.

O PIMENTA entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Estado e aguarda retorno para acrescentar as informações da Pasta à matéria.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante a Semana Pedagógica 2024.1 da Unex Itabuna, iniciada na última quarta-feira (31), o coordenador-geral do curso de Medicina, Lino Sieiro Netto, falou das novidades para o próximo semestre letivo e afirmou que a instituição fez grandes investimentos em tecnologia e plataformas acadêmicas importantes.

– Além disso, [o semestre] vai ser um momento em que os nossos alunos, que já estão indo pro terceiro semestre, estarão plenamente nos cenários externos de prática. Uma carga horária vultuosa incentivando, cada vez mais, as melhores práticas educacionais. Estamos com uma expectativa grande diante dessas novidades – disse Sieiro Netto.

A Semana Pedagógica do Curso de Medicina da Unex Itabuna trouxe, ainda, o coordenador do ciclo básico do Curso, Tiago Veltri. No evento, foram apresentadas aos docentes as principais atualizações para este semestre letivo.

Com o tema Processos da aprendizagem: discussão, colaboração e ensino, a preparação para o semestre conta com duas semanas de atividades, com momentos presenciais e remotos envolvendo oficinas de capacitação, tutoriais, processo avaliativo, ciclo de palestras e reunião do colegiado de Medicina, dentre outros.

CAPACITAÇÃO

Veltri falou da capacitação dos professores e das principais ferramentas trazidas para o curso. “O curso está avançando para o seu terceiro período. Temos a entrada de novos professores. Então, nessas capacitações da semana pedagógica nós estamos focados na regulamentação dos fluxos, revisões de todos os manuais, otimização dos processos, toda capacitação sobe o uso das tecnologias de ensino.

Segundo o coordenador do ciclo básico do Curso, o momento é de “revisar o semestre anterior, ver os erros, acertos e moldar o planejamento” para 2024.1. “Tenho certeza que este semestre muitas novidades virão e os alunos ficarão bem satisfeitos”, finalizou. As atualizações do curso de Medicina da Unex Itabuna, são semestrais.

Adélia Pinheiro: "Vou me filiar ao PT" || Foto Claudionor Junior/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, declarou que vai se filiar ao Partido dos Trabalhadores. Ela já havia sinalizado a afinidade partidária, mas, pela primeira vez, anunciou a decisão com todas as letras, nesta sexta-feira (2), em entrevista ao radialista Gil Gomes, no programa Balanço Geral, da Rádio Santa Cruz de Ilhéus. Ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia também confirmou a pré-candidatura a prefeita de Ilhéus.

“A senhora se filiou ao Partido dos Trabalhadores?”, perguntou o radialista. “Não me filiei ainda não, mas vamos marcar isso, vamos marcar”, respondeu a secretária. “Mas, vai se filiar ao PT?”, insistiu Gil Gomes, com o traquejo de três décadas no rádio, para não restar dúvidas. “Eu vou me filiar ao PT”, emendou a entrevistada.

DO IMAGINÁRIO AO REAL

Há dois anos, no dia 7 de fevereiro de 2022, este PIMENTA escrevia que a chegada de Adélia Pinheiro na Secretaria da Saúde do Estado atiçava o imaginário político de Ilhéus (relembre). Hoje, a resposta assertiva sobre a filiação cravou o nome da secretária no real da política ilheense.

Gérson Souza presidindo o Legislativo de Itabuna
Tempo de leitura: 3 minutos

Gérson Souza é daquelas personalidades que nascem de 100 em 100 anos e que vêm à terra com a finalidade de servir, tornar o mundo melhor com sua colaboração e dos amigos que o cercam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Walmir Rosário

Tabelião do Cartório do 1º Ofício de Itabuna (registro de pessoas e casamentos), Gérson Souza era uma das pessoas mais influentes nas instituições da cidade, pela dedicação com que tratava as obrigações assumidas. E no futebol não era diferente. Na seleção de Itabuna era considerado um dirigente insubstituível e que conduziu o selecionado ao hexacampeonato baiano de amadores.

Gérson Souza era homem de aceitar desafios, inclusive no futebol. Em 1947, época de poucas estradas e veículos, chefiou a delegação da Seleção de Itabuna na partida contra a Seleção de Valença. E não era fácil, pois as estradas eram péssimas e o transporte disponível era a carroceria de caminhão. Após 12 horas de viagem venceram, e a partida seguinte seria contra Santo Amaro, em Salvador, porém o campeonato foi cancelado.

Daí pra frente Gérson Souza não deixou mais a Seleção de Itabuna e foi um partícipe importante na criação do Itabuna Esporte Clube, o primeiro time profissional da cidade, em 1967. Mas até chegar lá, o “Marechal do Hexa” esteve presente em todos os momentos, simplesmente apoiando ou coordenando a seleção amadora, bem como a equipe de profissionais, sempre com bastante sucesso e determinação.

Com a bondade que fazia o afago quando necessário, era capaz de tomar decisões mais duras que o momento exigisse. E não precisava alteração, bastava uma conversa de pé de ouvido que tudo se acertava. Sua argumentação convencia, mesmo nos momentos mais cruciais. Sabia como ninguém motivar diretores, jogadores e comissão técnica, com palavras simples, porém bem colocadas.

Na última partida para a conquista do hexacampeonato, Gérson Souza não titubeou ao suspender uma das maiores estrelas da seleção, o ponteiro-esquerdo Fernando Riela, por não ter permanecido concentrado com os demais jogadores. Numa conversa franca entre ele, o técnico Gil Nery e Fernando, expôs os prejuízos do comportamento e os riscos de sua atitude. Resolveu arriscar e os itabunenses comemoraram o título.

Provavelmente, o sucesso da Seleção de Itabuna tenha sido a convocação de uma base permanente, com substitutos à altura. Craques não faltavam em Itabuna e muitos ainda ficavam de fora desta super equipe. Porém Gérson Souza não conseguia ver um craque de outra cidade jogar, que não o convencesse a vir fazer carreira no brilhante futebol de Itabuna. Na maioria das vezes dava certo.

Um desses “convocados” por Gérson Souza foi Albertino Pereira da Silva, o goleiro Betinho, que trouxe – junto com Zelito Fontes – de São Félix para Itabuna, primeiro para o Janízaros, e depois para o Itabuna Esporte Clube. Betinho se notabilizou ao participar de uma partida jogando pela Seleção de Ilhéus contra o Santos. Pela sua atuação, foi levado por Pelé para o time da Vila Belmiro, mas devido ao seu comportamento não fechou um vantajoso contrato.

Em 1970, com a renúncia do presidente do Itabuna Esporte Clube, o time entrou em decadência, e mais uma vez Gérson Souza se dispõe a colaborar com o amigo Gabriel Nunes, que condicionou presidir o Itabuna com a sua participação. Das cinzas, o Itabuna ressurge com um plantel sem grandes estrelas, mas conscientes do que poderiam fazer para dar a volta por cima.

Apesar do descrédito de muitos, o Itabuna ganhou o segundo turno e se sagrou vice-campeão baiano. Não fossem as forças poderosas do extracampo, por certo teriam alcançado o primeiro lugar. Graças à união e credibilidade dos dirigentes junto aos torcedores, o time conseguiu os recursos necessários para participar dos jogos, com o apoio pessoal da torcida, mesmo nas partidas mais distantes.

Gérson Souza é daquelas personalidades que nascem de 100 em 100 anos e que vêm à terra com a finalidade de servir, tornar o mundo melhor com sua colaboração e dos amigos que o cercam. Encarar os desafios era uma de suas especialidades. Desprendido, coordenava e secretariava instituições com a maior naturalidade, debatendo e assumindo responsabilidades para si e o seu grupo.

E a responsabilidade com que traçava planos e projetos transmitia segurança em todos os segmentos da sociedade civil, que abraçavam suas ideias, tornando uma causa em comum de Itabuna. Era impossível a ausência de Gérson Souza nos projetos sociais. Sempre procurado pelo Executivo, Legislativo – do qual foi presidente –, Judiciário e líderes da sociedade, solicitando seus experientes conselhos para novos empreendimentos.

Sabia encarar os compromissos com muita seriedade sem ser sisudo. Ao contrário, a alegria de Gérson Souza era inebriante e contagiava os que conviviam com ele. Daí, trabalhavam com afinco até atingir os objetivos em plenitude e comemoravam as vitórias com a mesma intensidade. Gérson Souza é daquelas figuras ímpares, sempre lembradas com carinho pelo que fez em vida, deixando saudosos os que ainda choram seu desaparecimento.

Walmir Rosário é radialista, jornalista, advogado e autor d´Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

Saiba como verificar se você tem direito a uma antena digital gratuita || Foto ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem utiliza a parabólica tradicional para ver televisão precisa ficar atento, pois o sinal será desligado em breve. Para continuar assistindo aos canais da TV aberta, é preciso fazer o quanto antes a substituição do aparelho antigo pela nova parabólica digital. Já disponível na Bahia, a substituição é gratuita para famílias de menor renda.

Para assegurar a nova antena de forma gratuita, a família deve estar inscrita em algum social do Governo Federal, além de ter uma parabólica tradicional em casa. O beneficiário deve procurar a Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais. A entidade agenda a visita e instala o equipamento sem cobrar nada.

COMO AGENDAR SUBSTITUIÇÃO

O agendamento pode ser feito de duas maneiras. Uma delas é entrar no site www.sigaantenado.com.br. Já no portal, é só clicar no botão “Distribuição de Kits” (do lado direito e no alto da tela) e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou CPF.

Na sequência, o usuário deve procurar seu nome na lista da cidade onde mora e preencher o questionário para saber se está apto a receber o benefício. O último passado é a escolha da melhor data para a visita do técnico da Siga Antenado.

Também é possível agendar a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital pelo telefone 0800 729 2404, com o NIS ou CPF em mãos.

Tempo de leitura: 4 minutos

Sexta-feira com 187 vagas de emprego em quatro dos municípios do sul, extremo-sul e sudoeste do Estado, de acordo com o SineBahia, que traz 84 oportunidades em Porto Seguro, 77 em Jequié, 16 em Ilhéus e 10 em Camacan. Há vagas em hotelaria, comércio, indústria e construção civil, dentre outras áreas e setores da economia.

Os interessados devem comparecer na unidade do SineBahia onde a vaga é ofertada, ainda hoje (2), munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade do SineBahia em Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Também fica na região central a unidade de Jequié, na Avenida Rio Branco. Em Porto Seguro, o atendimento é no Shopping Central Park. Em Camacan, o interessado deve se dirigir à unidade no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

BNB abre inscrições para concurso || Foto BNB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começa nesta sexta-feira (2), às 10h, e segue até as 16h de 9 de março o período de inscrições para o concurso do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), regido pelo Edital Nº 1/2024. O certame oferece 410 vagas para o cargo de analista bancário, que exige ensino médio completo. Também formará cadastro reserva. Do total de vagas, 82 (20%) são para pessoas negras e 21 (5%) para candidatos(as) com deficiência.

A Bahia tem 56 municípios para lotação, a exemplo de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Porto Seguro, Itamaraju, Eunápolis, Jequié, Itapetinga, Salvador, Valença, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas (veja lista completa no Anexo II do Edital).

A jornada será de 6h, de segunda a sexta, totalizando 30h por semana, com remuneração inicial de R$ 3.788,16. O trabalhador receberá, ainda, auxílio-refeição, auxílio cesta alimentação, 13ª cesta alimentação, auxílio-creche, seguro de vida em grupo e todos os direitos estabelecidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A inscrição custa R$ 65 e deve ser feita no site da Fundação Cesgranrio, no período informado acima. RG e CPF são imprescindíveis para o procedimento. É possível solicitar isenção, no mesmo site, até o próximo dia 12, desde que o(a) interessado(a) seja de família de baixa renda.

PROVAS

As provas estão previstas para o dia 28 de abril e serão aplicadas em 33 cidades de 11 estados. Na Bahia, os municípios com locais de prova são Itabuna, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o Edital.

Romário abriu o placar para o Itabuna || Foto Reprodução TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna começou com tudo a partida no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, na noite desta quinta-feira (1º), mas não conseguiu sair com vitória contra o time da casa. O Dragão do Sul desperdiçou uma chance clara de gol, aos 6 minutos do primeiro tempo, com o atacante Romário. O camisa 9 teve outra oportunidade aos 46 minutos e abriu o marcador contra o Juazeirense.

O Itabuna parecia que ampliaria o placar, mas acabou levando empate ao 26 minutos do segundo tempo. Depois de cobrança de escanteio, houve um bate-rebate e a bola sobrou para Pedro Henrique, sozinho, empurrar para a rede, deixando tudo igual no Estádio Adauto Moraes.

Com empate, o Itabuna chegou aos 6 pontos e estacionou na sétima colocação. São três empates, uma derrota e uma vitória. Na próxima rodada, na quarta-feira (7), o Dragão do Sul enfrentará o líder Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Tricolor de Aço tem 10 pontos, um a mais que Vitória e Jequié. Assista aos melhores momentos da partida desta quinta-feira, com transmissão da TVE-BA.