Itabunense passa o feriadão de carnaval sem água na torneira || Foto Outras Palavras
Tempo de leitura: 2 minutos

A interrupção no fornecimento de energia elétrica na estação da Emasa em Rio do Braço, em Ilhéus, deixa praticamente 70% da população itabunense sem água neste final de semana de carnaval. Equipes da Neoenergia Coelba estão desde ontem (10) trabalhando para restabelecer o serviço no lugarejo ilheense. A interrupção ocorreu às 4h da madrugada de sábado.

A falta de energia elétrica em Rio do Braço interrompeu a captação de água na estação por mais de 36 horas, o que obrigou a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) a suspender os serviços na sua principal estação de tratamento de água (ETA), a do São Lourenço. A interrupção não afeta os moradores da região de Ferradas e Nova Itabuna, que é atendida pela ETA de Nova Ferradas.

Por volta das 15h de hoje, a Neoenergia Coelba informou, por meio de nota, que vem atuando para normalizar o abastecimento de energia na estação de Rio do Braço. Segundo ela, o serviço foi suspenso “devido à queda de vegetação sobre a rede elétrica”.

USO RACIONAL

Gerente técnico da Emasa, João Bitencourt diz reconhecer o esforço da Neoenergia Coelba em restabelecer o fornecimento de energia elétrica na estação de Rio do Braço. Ele lembra que a rede fica dentro de uma mata fechada.

“As intempéries, que têm atingido a região, eleva o risco de queda de árvores sobre a rede, o que causa longos períodos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, consequentemente gerando atraso nas operações da Emasa, tanto no tratamento quanto no abastecimento de água aos domicílios de Itabuna”.

A Coelba não deu prazo de normalização do sistema, observa João Bitencourt, apontando este como mais um motivo para que o usuário faça uso racional da água. A concessionária de energia elétrica observa que a dimensão dos danos e as condições de acesso à mata, fechada, “dificultam a execução do serviço”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *