Prazo para lista de remanescentes é no Fies prorrogada || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prazo para inscrição no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerra-se às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (15). Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nessa edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 67.301 vagas, para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.

Este ano, o MEC criou o Fies Social, que reserva, no mínimo, 50% das vagas do Fundo para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio  salário mínimo. Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024.

O MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no próximo dia 21. No período de 22 a 26 será para complementação da inscrição de pré-selecionados em chamada única. Entre 28 e 30 de abril é para pré-seleção por meio da lista de espera. Acesse aqui o Portal Único.

Marcos foi encontrado morto na última segunda-feira, em Itabuna.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares de Minas Gerais prenderam, nesta quinta-feira (14), dois suspeitos de envolvimento no assassinato do estudante Marcos Aloysio Peixoto Santos, de 22 anos, encontrado morto no bairro Pedro Jerônimo, em Itabuna, na última segunda-feira (11). Os acusados estavam fugindo numa motocicleta e foram detidos quando trafegavam pelo município de Francisco Sá.

Os acusados pelo assassinato do jovem, em Itabuna, não tiveram os nomes divulgados. Um dos suspeitos tem 47 anos, e outro,28. Eles estavam com mandado de prisão em aberto. A motocicleta era conduzida pelo homem mais velho. Durante a abordagem policial, ele apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais.

A polícia também percebeu que o piloto da moto apresentava sinais de embriaguez. Estava com olhos avermelhados, hálito etílico e fala embolada. Ele se negou a fazer o bafômetro. Os dois homens confessaram para os policiais que eram moradores de Itabuna, na Bahia, e estavam a caminho de Montes Claros.

CONFESSOU O CRIME

O motociclista confessou ainda, segundo a Polícia Militar mineira, que ocorreu um homicídio no interior da oficina de sua propriedade, em Itabuna. Disse também que o crime foi testemunhado pelo carona. O suspeito acrescentou que as informações repassadas aos policiais poderiam ser confirmadas em seu aplicativo  WhatsApp.

O Corpo de Marcos Aloysio, Marquinho, foi jogado num córrego no Pedro Jerônimo, bairro onde morava com a família. Ele estava desaparecido desde o dia 8 deste mês. O corpo foi encontrado por funcionários da Prefeitura de Itabuna  com mãos e pés amarrados e com uma sacola na cabeça. Os acusados serão transferidos para Itabuna nos próximos dias.

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje, 14 de março, Dia Mundial do Rim, contamos as histórias de confiança, persistência, superação e conquistas de dois ex-pacientes que passaram por tratamento na Unidade de Hemodiálise da Santa Casa de Itabuna. Um deles é o servidor federal Fábio Rodrigo Sampaio Dias, que conquistou a aprovação no concurso público enquanto fazia sessões de hemodiálise.

Outro servidor público federal que passou pela unidade de Hemodiálise da Santa Casa é Marcos Vinícius. Amigos de infância, Fábio e Marcos fizeram o ensino médio na mesma escola, frequentaram a mesma turma de Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e foram aprovados no concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Mas as coincidências não pararam por aí. Eles conseguiram, em épocas e instituições de ensino diferentes, aprovação no curso de Direito.

Fábio Dias foi aprovado no concurso público federal na década de 2000, no período em que fazia três sessões de hemodiálise por semana. “Enquanto cuidava da saúde, ficava ocioso. Foi aí que comprei material e estudava para o concurso. Fiz a prova na época, entre 2002/2003, em que estava fazendo hemodiálise. Acabei fazendo o transplante e, três meses depois, o INSS me chamou para a posse”, recorda.

O servidor público afirma que é preciso acabar com estigma de que o tratamento é o fim da vida de uma pessoa. “Quando vimos uma pessoa fazendo diálise, imaginamos um ambiente muito triste, tenebrosa. É um tratamento um pouco longo, cansativo, mas melhora muito a qualidade de vida de quem perdeu o funcionamento dos rins”.

DESCOBRIU A DOENÇA POR ACASO

Fábio Dias descobriu a complicação renal por caso, ao fazer exames para identificar um problema no estômago. “Quando descobri que os rins estavam comprometidos e passei a fazer hemodiálise, acendeu um alerta, meio que uma bandeira vermelha, para toda a família. A situação começou a ser investigada. Descobrimos que meu irmão gêmeo também tinha complicação renal”.

O irmão de Fábio Dias conseguiu prolongar a vida dos rins dele por mais 10 anos. Ele só precisou ser transplantado em 2015 e hoje tem uma vida normal. Já Fábio fez o primeiro trasplante em setembro de 2003, depois de fazer um tratamento conservador por três anos e um período de hemodiálise. No primeiro transplante, aos 23 anos de idade, o servidor público federal recebeu a doação da mãe. O rim funcionou bem por 19 anos e, no início de 2022, voltou a fazer hemodiálise. Ele fez um novo transplante em 2023.

Quem também tem uma história de superação e conquistas é o servidor público Marcos Vinícius, amigo de infância e colega de trabalho de Fábio Dias. Ele fez dois anos de sessões de hemodiálise na unidade de Hemodiálise da Santa Casa de Itabuna e é transplantado há 17 anos. “Minha pressão estava muito alta e acabei descobrindo que estava com insuficiência renal. Pouco meses depois já estava fazendo as sessões”.

ACEITAR O TRATAMENTO

De acordo com Marcos Vinícius, a superação do obstáculo se deve ao fato de ter aceitado, de pronto, o tratamento. “Aceitei a hemodiálise como parceira e não desisti de procurar o transplante. Quem fez a doação foi minha mãe, que tinha 66 anos na época. Hoje ela goza de uma excelente saúde. Faço um apelo a quem está pensando em doar, que faça esse grande gesto de solidariedade. Estou muito bem. Faço atividades físicas: musculação e crossfitt”.

No período em que estava fazendo a hemodiálise, o servidor público, que é médico veterinário e bacharel em Direito, fez pós-graduação relacionada à primeira graduação e, hoje, cursa mestrado em Administração Pública. “Eu e Fábio temos uma história de vida parecida. Passamos pela hemodiálise, estudamos juntos na infância e na faculdade, trabalhamos na mesma unidade do INSS em Ibirapitanga. Hoje trabalhamos em Itabuna. A gente tem essa história marcada pela coincidência. Temos muito orgulho de ter passado pela hemodiálise e transplante. Estamos aqui para dizer para pessoas terem coragem e fazerem o tratamento corretamente”.

O nefrologista Rodolfo Nascimento, da Santa Casa de Itabuna, alerta que insuficiência renal é uma doença silenciosa. O médico destaca a importância do diagnóstico precoce para que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível. A maioria dos pacientes que chega à unidade tem comorbidades como diabetes e hipertensão. Isso significa que é importante a alimentação saudável, atividades físicas e ingestão de água. A pessoa deve ainda fazer exames de rotina.

Vítima caiu em depósito de loja de material de construção
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem caiu do alto de imóvel no Santo Antônio, em Itabuna, na tarde desta quinta-feira (14). Ainda não identificado, ele despencou sobre o depósito de uma loja de material de construção e foi parar no chão do estabelecimento.

Cinegrafista amador fez imagens do local logo após a queda do homem. “O cara caiu lá de cima do telhado no depósito da Serbri”, diz o autor da gravação. Nas imagens, é possível ver outro homem no alto do imóvel de onde a vítima caiu. Ele leva as mãos à cabeça em sinal de desespero.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) foi acionado para socorrer a vítima, que ficou ferida. Ainda não há informações sobre a gravidade dos ferimentos. Assista ao vídeo.

Jairo Souza morreu em queda de avião nesta quinta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O piloto que morreu na queda de aeronave de pequeno porte nesta quinta-feira (14), no município de São Sebastião do Passé, na Bahia, foi identificado como Jairo Souza. Ele estava sozinho no avião e morreu no local.

O avião Seneca PT-REY caiu próximo a uma fábrica de velas, por volta das 10h30min, na localidade conhecida como Sereia. A aeronave partiu de Caruaru, em Pernambuco, onde Jairo morava, com destino a Guanambi. Ela havia sido comprada por dois empresários, que aguardavam a entrega do veículo na cidade do sudoeste baiano.

Avião de pequeno porte caiu na zona rural do município

A causa do acidente será investigada pelo órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Serviço acaba com buraqueira na Praça do Santo Antônio de Pádua || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus (Seinfra) fez operação tapa-buracos no Loteamento Santo Antônio de Pádua, na zona sul da cidade. No início deste mês, a rua foi interditada por moradores em protesto devido à buraqueira no local (relembre).

Na ocasião, a Seinfra afirmou ao PIMENTA que aguardava período de estiagem para executar o serviço no Loteamento, que fica ao lado do bairro Hernani Sá. “A recuperação da via em questão já está programada. Porém, devido ao período de chuvas, ainda não foi possível iniciar as obras”, informou a Pasta, na segunda-feira da semana passada (4).

Gabriel Burgos move processo contra Wilma Petrillo (à dir.), viúva de Gal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Gabriel Burgos, filho da cantora Gal Costa, solicitou à Justiça que o corpo da cantora seja exumado para investigação da causa da morte. Segundo a certidão de óbito, Gal foi vítima de infarto agudo do miocárdio e já enfrentava um câncer de cabeça e pescoço. A artista faleceu no dia 9 de novembro de 2022, na sua casa na cidade de São Paulo.

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo, Gabriel também pediu à Justiça que o corpo da mãe seja transferido de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde a mãe de Gal, Mariah Pena Costa, foi sepultada em 1993.

De acordo com o jovem, a decisão de enterrar o corpo de Gal na capital paulista foi de Wilma Petrillo, viúva da cantora, contra quem ele move a ação judicial. Na época, Gabriel tinha 17 anos e não pôde intervir na escolha do local de sepultamento. No processo, ele também questiona o direito de Wilma à herança da cantora.

Convocados devem entregar documentos nos Núcleos Territoriais de Educação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado traz a convocação de 166 professores aprovados em processo seletivo simplificado da Secretaria da Educação da Bahia, regido pelo Edital SEC/Sudepe nº 18/2022. O certame ofertou o total de 1.119 vagas para contratação pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Os convocados devem enviar a documentação exigida para ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, até o dia 27 de março.

No mesmo prazo, a documentação original e fotocópia listada no edital deverão ser entregues nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) do interior para os quais os professores foram aprovados, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. Já os aprovados para o NTE de Salvador deverão comparecer na SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, nos mesmos horário e período.

O candidato que não atender à presente convocação na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária, alerta a Secretaria.

DOCUMENTAÇÃO

Dentre os documentos que devem ser apresentados estão: diploma devidamente registrado de conclusão do curso de nível superior do curso de Licenciatura Plena para a função temporária que concorreu, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral fornecida pelo respectivo cartório eleitoral.

Aeronave em chamas após queda em São Sebastião do Passé
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma aeronave de pequeno porte caiu no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta quinta-feira (14). O piloto do avião, ainda não identificado, morreu no local. Não há informações sobre outras vítimas.

O acidente ocorreu por volta das 10h30min, numa área de mata, próximo à empresa Isogama. O Corpo de Bombeiros enviou equipes ao local. Vídeo que circula nas redes sociais mostra a aeronave em chamas. Assista.

Ação visa agilizar atendimento a solicitações do BPC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social promovem mutirão para os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência em 16 unidades da Bahia. Itabuna é uma das cidades onde os cidadãos vão poder dar encaminhamento à solicitação.

A ação começou nesta semana e segue até o dia 28 de março. Em Itabuna, a agência do INSS funciona na Rua Laurinda Alves Fontes, 15, no  Centro. De acordo com o INSS, o mutirão prioriza agências de cidades do interior baiano que não fazem perícia médica. O objetivo, segundo o Instituto, é dar resposta mais rápida às pessoas que solicitaram o BPC.

Os agendamentos poderão ser feitos por telefone, pelo número 135, ou pela plataforma Meu INSS, que pode ser acessada via aplicativo ou no site do Instituto. A ação faz parte de uma série de medidas do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, do Ministério da Previdência Social.

Fasi regulariza piso da enfermagem, informa Prefeitura
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) está em dia com o pagamento do piso da enfermagem aos cerca de 400 funcionários contemplados pela Lei Nacional nº 14.434/2022, informa a Prefeitura de Itabuna, em nota. Segundo a gestão, o primeiro pagamento aos colaboradores da unidade administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi) foi feito ainda em setembro passado, cobrindo também os meses de maio a agosto de 2023.

Já as parcelas de outubro a janeiro foram quitadas no último dia 29. E, ontem, saiu o valor correspondente ao mês passado. Até o momento, foram pagos R$ 4,2 milhões a técnicos, enfermeiros, auxiliares e parteiras.

Conforme a direção do Hospital, está em curso levantamento dos profissionais de Enfermagem demitidos em 2023 para que eles recebam o complemento do piso correspondente ao período trabalhado. O repasse será feito nos próximos dias, segundo a previsão divulgada nesta quinta-feira (14).

O piso da enfermagem é de R$ 4.750,00 por mês, equivalente a uma jornada semanal de 40h. A mesma lei também estabelece remuneração mínima de R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem e de R$ 2.375,00 para auxiliares e parteiras.

Cabo PM Marcos Alan foi morto por bandidos em Feira de Santana
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos suspeitos de envolvimento no latrocínio do policial militar Marcos Alan Magalhães Vicente morreu em confronto com policiais militares e civis, nesta quarta-feira (13), no município de Santo Estevão, a 42 quilômetros de Feira de Santana, cidade onde o cabo da PM foi morto na noite de terça-feira (12).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), durante a diligência, o criminoso disparou contra as equipes, que revidaram e o atingiram. Ele foi socorrido para o hospital do município, mas não resistiu. Em outra ocasião, o mesmo homem chegou a ser preso por tentativa de latrocínio contra outro policial.

O segundo suspeito de participação no assassinato do PM foi detido. Na ação, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 e munições. As forças de segurança ainda tentam localizar a motocicleta utilizada pelos bandidos no crime. Trata-se de uma Lander azul. Informações sobre o veículo podem ser comunicadas pelo 190.

Marcos Alan tinha 46 anos e era lotado na Rondesp Leste. Ele foi surpreendido pelos criminosos ao chegar em casa, de moto, com a filha de 9 anos na garupa. O corpo do policial foi sepultado ontem (13), em Feira de Santana.

Unidade do SineBahia em Itabuna funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Quinta-feira (14) com oportunidades em várias áreas nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié. Segundo o SineBahia, há vagas para professor de Biologia, agente de pátio, assistente de Tecnologia da Informação, montador de instrumentos óticos e auxiliar administrativo, dentre outras.

Há 72 vagas em Jequié, 22 em Itabuna e 21 em Ilhéus nesta quinta-feira. O cadastramento para concorrer a uma das vagas é feito no SineBahia, que atende até as 16h nos três municípios. Os documentos exigidos incluem CPF, carteiras de Trabalho e Identidade e comprovantes de endereço e escolaridade.

A unidade do SineBahia de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, no Centro, próximo à Praça Cairu. A de Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. Em Jequié, o interessado deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas.

Leia Mais