Wadson foi morto a golpes de faca na última segunda-feira || Foto Blog do Marcelo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem suspeito de homicídio teve o mandado de prisão preventiva cumprido em Ilhéus, por uma equipe da Polícia Civil. O crime ocorreu na segunda-feira (8), na Rua Henrique Aureliano, em Ibicaraí, tendo como vítima Wadson Santos de Oliveira, morto com golpes de faca. O suposto autor foi detido ontem, por policiais da Delegacia de Polícia de Ibicaraí.

O homicídio foi motivado por ciúmes, segundo a Polícia.  “O suspeito disse que a vítima tentou beijar a sua namorada e, ao ver aquela situação, entrou em casa, pegou uma faca e golpeou Wadson na altura do peito”, detalhou a titular da DT/Ibicaraí, delegada Ana Paula de Oliveira Gomes.

O investigado foi apresentado na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itabuna, onde prestou depoimento. Depois, passou por exame de lesão corporal no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foi encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna. Policiais militares das 63ª e 70ª Companhias Independentes de Ilhéus participaram da diligência.

STF julga caso de repercussão geral sobre vítima de bala perdida || Foto ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (11) que o Estado pode ser condenado a indenizar vítimas de disparo de balas perdidas durante operações policiais.

A Corte encerrou na sessão desta tarde o julgamento que reconheceu, no ano passado, a responsabilidade dos governos municipais, estaduais e federal pelas mortes em confrontos entre a Polícia Militar ou militares das Forças Armadas com criminosos em centros urbanos.

Pela tese definida pelo STF, o Estado é responsável na esfera cível por morte ou ferimento decorrentes de operações policiais. A regra também prevê que a perícia inconclusiva da polícia não afasta a responsabilização dos governos.

Os ministros julgaram o caso da vítima Vanderlei Conceição de Albuquerque, alvo de uma bala pedida durante operação policial no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em junho de 2015.

Leia Mais

Greciene (no destaque) foi morta diante da filha || Foto Verdinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criminoso executou uma mulher a tiros nesta quarta-feira (10), no bairro São Sebastião, em Canavieiras, no sul da Bahia. A vítima foi identificada como Graciene Santos Ferreira, de 20 anos, segundo informação da Polícia Civil ao PIMENTA.

Ainda conforme a Polícia, um homem teria perseguido a vítima e disparado contra ela em uma residência. Guias periciais e de remoção foram expedidas. “Diligências são feitas para localizar o autor e esclarecer as motivações do crime”, conclui a nota enviada ao site.

Uma criança de nove anos, filha de Graciene, presenciou o crime e teria sido ferida por estilhaços dos disparos. Essa informação não foi confirmada pela Polícia. Após o assassinato da mãe, a menina estaria sob os cuidados do Conselho Tutelar do município.

Poliana e Sirleide avaliam qualidade do atendimento no Costa do Cacau
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradoras do sul da Bahia avaliaram positivamente a qualidade dos serviços do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Segundo Poliana, que fez procedimento de laqueadura, ser atendida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma unidade do Governo do Estado, é motivo de satisfação.

“Primeiramente, venho aqui agradecer pela oportunidade de estar fazendo essa cirurgia de laqueadura, que é um sonho meu de muito tempo. Essa é uma oportunidade muito satisfatória. Agradeço à equipe do Hospital Costa do Cacau, o Governo do Estado. Que possamos ter mais oportunidades como essa para toda a nossa comunidade”, declarou a paciente em vídeo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade.

Sirleide, moradora de Itabuna, acompanha o pai, José Dias, que está internado no Hospital. Ela ressaltou o cuidado oferecido ao paciente por toda a equipe. “[Meu pai] foi muito bem recebido, muito bem instalado. Estou feliz e agradeço muito ao Governo do Estado por essa construção linda, maravilhosa, hospital perfeito, a estrutura muito boa. Estou muito feliz com o atendimento. Muito obrigada”, concluiu. Assista ao vídeo.

Ao menos 23 pessoas ficaram feridas no acidente || Foto Liberdade News
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (11), um ônibus de excursão de turismo tombou na BR-101, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia. Das 34 pessoas no veículo, oito morreram no local e outra faleceu após cirurgia em um hospital do município. Ao menos 23 pessoas precisaram de atendimento médico. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

O acidente ocorreu por volta das 4h30min, no km 855, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O ônibus da RM Viagens e Turismo saiu da cidade do Rio de Janeiro ontem (10), às 13h, com destino a Porto Seguro e previsão de chegada às 9h desta quinta (11).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) deslocou unidades para o local. Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica e PRF também mobilizaram equipes para atendimento à ocorrência. Os nomes das vítimas não foram divulgados até o momento.

A RM Turismo informou, em nota, que presta suporte aos envolvidos e se colocou à disposição para colaborar com a diminuição dos impactos do acidente. “Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos envolvidos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos clientes em todas as nossas viagens, é nossa prioridade. Que Deus abençoe e conforte a todos”, diz a nota.

Itabuna também ganha posições no recorte baiano do Ranking || Foto José Nazal
Tempo de leitura: 3 minutos

Do PIMENTA

As duas maiores cidades do sul da Bahia fizeram movimentos opostos no Ranking de Competitividade dos Municípios. Na quarta edição, com dados de 2023, recém-lançada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Itabuna saiu da 355ª posição para a 318ª, subindo 37 casas em relação ao Ranking de 2022. Já a vizinha Ilhéus caiu do 331º lugar para o 374º (-43).

A pesquisa abrange os 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. Segundo o levantamento, os cinco mais competitivos são, pela ordem, Florianópolis, São Paulo, Barueri (SP), Porto Alegre e São Caetano do Sul (SP). Os últimos lugares são de Belford Roxo (RJ), Barra do Corda (MA), Pinheiro (MA), Itaituba (PA) e Moju (PA).

METODOLOGIA

O Instituto Gove é responsável pela pesquisa técnica, sob a coordenação do CLP. Para avaliar o nível de competitividade dos municípios, o estudo apresenta três dimensões, instituições, sociedade e economia, que são formadas por dez pilares.

Definidos os pilares, cada um recebe um peso para a formação do cômputo geral. O pilar Inovação e Dinamismo Econômico tem peso de 16,1%; Educação e Saúde, 11,5% cada; seguidas por Sustentabilidade (10,2%); Funcionamento da Máquina Pública (9,3%); Telecomunicação (8,5%); Saneamento (7,6%); Capital Humano (7,6%); Segurança (5,9%); Inserção Econômica (5,9%); e Meio Ambiente (5,9%).

A terceira camada da avaliação desdobra os pilares em 65 indicadores, como dependência fiscal, taxa de investimento, despesa com pessoal, endividamento, custo da função administrativa, qualidade da informação contábil e fiscal, transparência municipal, tempo para abertura de empresa, cobertura da atenção primária à saúde, mortalidade materna, desnutrição, mortalidade na infância, alunos matriculados em tempo integral.

E, ainda, mortes violentas intencionais, abastecimento de água, coleta de esgoto, destinação do lixo etc. A lista completa está disponível a partir da página 11 do relatório.

BAHIA 

A Bahia tem 22 cidades no Ranking. Salvador é a mais competitiva do estado, com o 208º lugar no geral. Depois, vêm Guanambi (254º), Vitória da Conquista (260º), Camaçari (282º), Luís Eduardo Magalhães (287º), Paulo Afonso (315º), Jequié (316º) e Itabuna, na oitava posição. Ilhéus aparece na 18º posição no recorte estadual, só à frente de Jacobina (381º), Eunápolis (384º), Serrinha (395º) e Valença (399º).

Com base no relatório do levantamento, o Sebrae tabulou os dados dos municípios baianos, apresentando o desempenho deles nas três dimensões (instituições, sociedade e economia). Também mostrou as variações em relação a 2022 e o posicionamento de cada um nos Rankings geral, nordestino e estadual, conforme a tabela abaixo, que também pode ser acessada no recorte completo do cenário baiano (aqui).

Tabela dos municípios baianos no Ranking || Fonte CLP/Sebrae

O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna, Mauro Ribeiro, comemorou o desempenho do município, que ganhou sete posições no recorte baiano do Ranking. Ele afirmou que um dos objetivos da Pasta era colocar a cidade entre as dez primeiras da Bahia. Na pesquisa anterior, Itabuna ficou na 15ª posição do estado.

ILHÉUS ENTRE AS CINCO PIORES EM ACESSO À EDUCAÇÃO

No Ranking de 2022, Ilhéus apareceu entre as cinco piores cidades em acesso à saúde (confira no relatório, página 49). No de 2023, o destaque negativo do município é em acesso à educação, no 407º lugar. Depois da Terra da Gabriela, apenas São Félix do Xingu (PA), Esmeraldas (MG) e Alenquer (PA).

As cinco piores cidades do país em acesso à educação, segundo o Ranking || Fonte CLP

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

Além da realização do Centro de Liderança Pública e da pesquisa técnica do Instituto Gove, o Ranking de Competitividade dos Municípios tem o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad); Aegea; Grupo CCR;  Houer; Instituto humanize; Patri Estados e Municípios; e Umane.

Bileco lança pré-candidatura e apresenta propostas || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na noite desta quarta-feira (10), Bruno Bileco oficializou sua pré-candidatura a vereador de Itabuna pelo PSB. O evento no Palace Hotel reuniu cerca de 300 correligionários e familiares. Bileco entra na disputa por uma das cadeiras na Câmara de Itabuna reforçando seu compromisso com o desenvolvimento local e a representação efetiva da comunidade.

“Estou pronto para trabalhar incansavelmente pela nossa cidade. Com o apoio de minha família e dos líderes que acreditam em nosso projeto, vamos juntos construir um futuro melhor para todos”, afirmou Bileco durante o evento.

O evento reuniu alguns nomes da política local e regional, a exemplo do ex-secretário estadual de Agricultura e presidente do PSB de Itabuna, João Carlos Oliveira; o secretário de Governo de Itabuna, Rosivaldo Pinheiro; e Jota Pinto, representando o deputado estadual e líder do Governo Jerônimo Rodrigues, Rosemberg Pinto.

As propostas para um eventual mandato de vereador, segundo Bileco, estão centradas no empreendedorismo e juventude. A campanha, segundo ele, será baseada no diálogo aberto e na transparência, elementos que diz considerar “fundamentais para a construção de uma política mais justa e eficiente”.

Unidade do SineBahia em Itabuna funciona no Shopping Jequitibá, na Beira-Rio
Tempo de leitura: 2 minutos

A unidade do SineBahia anunciou para esta quinta-feira (11) um total de 46 vagas de emprego e de estágio na unidade de Itabuna. As oportunidades estão distribuídas em áreas e setores como supermercados, administração, transportes, serviços e construção civil.

Os interessados devem procurar o SineBahia até as 15h30min desta quinta-feira. Para o cadastramento, é necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade do SineBahia de Itabuna funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais