Evento será na Avenida Princesa Isabel, a partir das 17h
Tempo de leitura: < 1 minuto

No próximo sábado (25), das 17h às 21h, a Avenida Princesa Isabel, em Itabuna, recebe a primeira Lavagem Cultural Monumento de Zumbi, organizada pelo Movimento Beleza Negra em parceria com a ONG Grapiúna. Com programação cultural extensa, o destaque vai para o Grupo das Baianas de Pai Gildo e a roda de capoeira, que farão a abertura do evento. A data escolhida é o Dia Mundial da África

Diversos artistas confirmaram presença, a exemplo de Rafael Gama, Larissa Profeta, Adilson Nascimento, Lúcia Helena, Non Moreira, Aldo Bastos, Naldo Poeta, Sílvia Smith, Ulisses Prudente, Lucas Oliveira e Carlos Santal.

Os visitantes também vão poder conferir a feira da Associação de Artesanato Praça das Artes, com produtos artesanais ligados à tradição afro-brasileira.

A entrada é gratuita, mas os organizadores sugerem a doação de um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtivas pelos telefones 98819-6934 e 99115-7285, ambos com prefixo 73.

Decreto atualiza regras para pagamento de precatórios do município de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus publicou o Decreto 33/2024, que regulamenta critérios para o pagamento de precatórios, dívidas estabelecidas ou reconhecidas por decisões judiciais ou acordos. Segundo as regras editadas pelo prefeito Mário Alexandre (PSD), dos recursos para pagamento de precatórios depositados anualmente, 50% serão destinados para quitação de acordos firmados diretamente com os credores.

No entanto, em caso de interesse público superveniente (conhecido após a edição do decreto), o município poderá reduzir, de forma excepcional, a proporção destinada aos acordos mencionados, desde o princípio constitucional da impessoalidade seja respeitado.

Como requisito objetivo para enquadramento nos termos do decreto, somente poderão optar pelo acordo direto os credores que possuam precatórios regularmente formalizados, na fila cronológica de espera de pagamento, desde que não existam pendências de recursos judiciais ou impugnações.

O decreto também prevê que os acordos serão feitos e homologados diretamente no Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios do Tribunal de Justiça da Bahia, o qual disponibilizará editais a todos os credores do município de Ilhéus.

FUNDEF

As regras entraram em vigor na data da publicação, na última sexta-feira (17). O decreto gerou expectativa sobre o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que estava previsto para o mês passado, mas ainda não saiu. Acesse a íntegra.

Leilão de imóvel é adiado para 19 de junho || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O leilão do casarão onde funcionou a Marinha Mercante, no Centro de Ilhéus, foi adiado para 19 de junho. Estava marcado para hoje (21), às 10h, mas a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) acolheu impugnação do Coletivo Preserva Ilhéus, que alertou o órgão federal sobre as particularidades do imóvel por fazer parte do Centro Histórico do município, delimitado e protegido pela Lei Municipal 2.312/1989.

‘’Portanto, é um bem que goza de proteção em âmbito municipal e, deste modo, merece a proteção e o zelo por parte do poder público’’, afirma a advogada Marta Serafim, uma das autoras da impugnação ao lado de colegas da advocacia, arquitetos e representantes da sociedade civil organizada. Dirigindo-se à Comissão Permanente de Licitação da SPU, eles observaram que o edital do leilão omitia a existência da lei citada.

Como resultado da impugnação, o edital passará a ter um anexo onde será informado aos interessados de que o imóvel é protegido por lei e, portanto, não poderá ter sua arquitetura modificada em virtude de reforma total ou parcial. Além disso, deve constar que o Conselho Municipal de Cultura terá a prerrogativa de dar ou negar anuência a qualquer intervenção no imóvel.

“A decisão da Comissão foi acertada e orientada pela transparência, essencial no trato com a coisa pública”, comemorou Marta Serafim.

Não houve alteração no lance mínimo do certame, fixado em R$ 670 mil. Segundo o Preserva Ilhéus, o prédio foi erguido no final do século 19, pelo Coronel Aureliano Brandão Pinto (Tico Pinto), e, por muitos anos, abrigou a Marinha Mercante e o Ministério dos Transportes.

Presos são PMs, empresários e caçadores e colecionadores de armas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (21), a Operação Fogo Amigo, da Polícia Federal, cumpre 22 mandados de prisão e outros 33 de busca e apreensão nos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas contra policiais militares, caçadores e colecionadores de armas, empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios. Os presos são apontados como membros de quadrilha especializada em traficar armamentos para facções criminosas dos três estados.

Foi determinado, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão da atividade econômica de três lojas que comercializavam material bélico de forma irregular.

O Exército integra a força-tarefa responsável pela Fogo Amigo. Durante o cumprimento dos mandados, a corporação fiscalizou lojas de armas nos municípios de Juazeiro, norte baiano, e Petrolina (PE).  Além do Exército, a Operação teve o apoio do Ministério Público da Bahia, das polícias militares da Bahia e de Pernambuco e da Polícia Civil baiana.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas somadas podem chegar a 35 anos de reclusão. A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de elucidar a real amplitude dos crimes, bem como identificar outros integrantes.

Tempo de leitura: 3 minutos

 

A produção de chocolate é um dos caminhos para reposicionar o sul da Bahia no cenário nacional, quiçá, internacionalmente. Entretanto, sentimos falta de ruas e de mais lojas especializadas em chocolate em Ilhéus, por exemplo.

 

Efson Lima || efsonlima@gmail.com

A Bahia é um dos estados maiores produtores de cacau do Brasil e o escritor Jorge Amado se tornou o grande divulgador do cacau e de seus elementos socioculturais por meio da literatura no mundo ao colaborar para a temática alcançar diferentes países. É sabido também que a região de Ilhéus e os municípios adjacentes concentraram a maior produção de amêndoas de cacau do País, entretanto, o sul da Bahia plantava, colhia e exportava-as ao longo do século passado, ocupando assim a posição de grande produtora de commodity . No fim dos anos 70 do século XX, indústrias multinacionais de moagem se instalaram, especialmente, em Ilhéus, com objetivo de beneficiar o cacau, mas não produziam chocolate. Após o processamento, a produção é escoada para outros lugares.

A produção de chocolate no Litoral Sul voltada à comercialização em escala tem iniciativa com Hans Schaeppi, quando implanta em Ilhéus a primeira fábrica com esse propósito. A partir dos anos 2000, cresce um movimento em favor do cacau fino. Em Ilhéus, no ano de 2007, é realizado o primeiro festival internacional do chocolate, inclusive, colaborando para difundir conhecimentos técnicos sobre a produção de chocolates e fomentando intercâmbio entre produtores locais e internacionais. Surge assim um ambiente propicio à produção do chocolate, confirmando as perspectivas de Nelson Schaun e Eusínio Lavigne que defendiam a produção do chocolate no sul da Bahia, como estratégia para o desenvolvimento econômico e social da região. Atualmente, o Litoral Sul possui mais de 100 marcas de chocolates e o número de fábricas de chocolate é crescente no território.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com apoio da SETRE e com colaboração do Cesol Litoral Sul, realizou estudo sobre a produção de chocolate no sul da Bahia, em 2022, cuja pesquisa indicou que 80,6% dos produtores de chocolate iniciaram suas atividades entre 2011 e 2021 e segundo eles, a principal fonte de renda está associada à produção de chocolate, conforme apontou 64,5% dos entrevistados.

O estudo apresenta uma série de dados interessantes sobre esses produtores: renda, escolaridade, composição etária, gênero, renda entre outros aspectos. Não resta dúvida que a produção de chocolate aumenta o valor agregado do produto, consequentemente, o melhoramento da renda dos trabalhadores. Outro fator preponderante é a produção sustentável desse chocolate e o impacto que essa produção exerce na melhoria de vida dos produtores locais. Ademais, a produção cuidadosa e preocupada com a natureza possibilita combinações exclusivas de barras de chocolate.

Em 2023, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, implantou uma fábrica-escola, no campus da UESC, para a produção de chocolates, sendo a primeira no Brasil, na área da economia solidária. Os números da produção e da comercialização da Chocosol, cooperativa de produtores locais, se mostram expressivos com base nos dados fornecidos pelo Centro Público de Economia Solidária (CESOL) em seminário realizado na própria UESC.

A Chocosol merece uma análise à parte, bem como a região precisa consolidar a sua identidade para a produção de chocolate. Poucas áreas no mundo conseguem estabelecer um conjunto de fatores tão necessários à sustentabilidade do negócio: cultivo de cacau e beneficiamento, preservação da natureza, turismo e literatura e produção de chocolate. A produção de chocolate é um dos caminhos para reposicionar o sul da Bahia no cenário nacional, quiçá, internacionalmente. Entretanto, sentimos falta de ruas e de mais lojas especializadas em chocolate em Ilhéus, por exemplo. Talvez, a Rua Antônio Lavigne de Lemos em breve alcance esse lugar.

Efson Lima é doutor em Direito (UFBA), advogado e membro das academias de Letras de Ilhéus (ALI) e Grapiúna ( Agral).

Valderico Junior durante entrevista à TITV, nesta segunda (20) || Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

Disposto a governar Ilhéus pela quinta vez, o ex-prefeito Jabes Ribeiro é membro da frente ampla, que também reúne outros pré-candidatos a prefeito, a exemplo do empresário Valderico Junior. Apesar de heterogêneo, o grupo tem em comum a oposição ao Governo Mário Alexandre e o apoio à candidatura derrotada de ACM Neto em 2022.

Como trunfo, Junior costuma recordar que, mesmo com investimento substantivo do Estado em Ilhéus nos governos do PT, Neto, seu correligionário no União Brasil, teve 8.195 votos a mais do que o governador Jerônimo Rodrigues na Terra da Gabriela. Para o empresário, nas eleições de 2022, o ilheense manifestou desejo de mudança política, que, segundo ele, se apresenta ainda mais forte no pleito deste ano. “Renovação”, resume, referindo-se às aspirações do eleitorado.

Secretário-geral do PP na Bahia, Jabes foi quem primeiro falou em público do acordo de seu partido com o União Brasil, revelando que, em Ilhéus, as duas legendas decidiram que apenas uma delas terá candidato a prefeito. O critério para definir o escolhido será a maior probabilidade de vitória no dia 6 de outubro, a ser investigada com pesquisas de opinião.

“COMO ESTÁ A SUA TRANSFERÊNCIA DE VOTO?”

Ontem (20), em entrevista ao Política’s, apresentado pelo jornalista e advogado Jeremias Santos no canal da TITV no Youtube, Valderico Junior falou em detalhes sobre o processo de escolha do candidato da frente ampla e pregou união.

“Se estivermos unidos – e já vencemos as eleições de 2022 em Ilhéus -, temos tudo para viabilizar o novo prefeito e vereadores, inclusive, um novo grupo político para administrar Ilhéus e tocar o barco”.

Sobre os critérios, elencou o que um nome precisa para ter viabilidade eleitoral. “Não é simplesmente ‘Jeremias está na frente’. Mas, está na frente em que condições? Como está sua rejeição? Como está a sua transferência de votos? Quando você deixa de ser candidato, seu voto vai para onde? Quanto que vem para o seu companheiro? Quanto que o dele vai para ti?”.

Também mencionou a capacidade de reunir siglas em torno do projeto. “Olha, Jeremias consegue agregar dois partidos. Outro consegue agregar quatro”. E ressaltou que, naturalmente, o escolhido deve pontuar bem nas pesquisas quantitativas.  A entrevista completa pode ser conferida no canal da emissora. O trecho citado começa aos 52 minutos e 27 segundos.

Com vagas em atacarejo nesta terça-feira em Itabuna || Imagem ilustrativa
Tempo de leitura: 4 minutos

Os municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié oferecem, hoje (21), 166 vagas de emprego e oportunidades para Jovem Aprendiz em vários setores econômicos, informa o SineBahia, o serviço estadual de intermediação e qualificação de mão de obra.

Há 116 vagas em Jequié, 35 em Itabuna e 15 em Ilhéus nesta terça-feira. São oportunidades para gerente de peixaria, gerente de padaria, gerente de frios e laticínios, fiscal de prevenção de perdas, analista financeiro, assistente de logística, barman, auxiliar de faturamento, supervisor de vendas e costurador de calçados, dentre outras.

Os interessados devem procurar o SineBahia o quanto antes. O atendimento em Itabuna e Ilhéus vai até as 16h. Em Jequié, encerra-se às 17h, mas os candidatos devem chegar à unidade, pelo menos, 30 minutos antes.

O preenchimento das vagas é dinâmico. Por isso, a orientação é não deixar para a última hora nem esquecer dos documentos básicos para cadastramento: carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA O SINEBAHIA

Além de ficar atento ao horário de atendimento e documentação exigida, os candidatos precisam observar o endereço para onde devem se dirigir para o cadastramento e disputa de vaga. Em Itabuna, no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio.

A unidade de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, próximo da Praça Cairu, no Centro. Em Jequié, a Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas pelo SineBahia para hoje (21).

Leia Mais