Casarão será leiloado no próximo dia 21 || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) decidiu leiloar o casarão da Rua Conselheiro Dantas, no Centro Histórico de Ilhéus. O leilão virtual está marcado para o próximo dia 21, com lance mínimo de R$ 670 mil. As ofertas poderão ser feitas até as 9h59min do mesmo dia, no Portal VendasGov.

De acordo com o Coletivo Preserva Ilhéus, em 2018, cedeu o imóvel ao município de Ilhéus a fim de que ali fosse instalada a Secretaria de Meio Ambiente, o que desoneraria os cofres públicos com os custos de aluguel. No entanto, como o contrato foi descumprido pela Prefeitura, a União o rescindiu, de forma unilateral, informa o movimento, que reúne instituições da sociedade civil organizada. Em 2021, parte da fachada do prédio desabou.

Conforme coletivo, o prédio foi erguido no final do século 19, pelo Coronel Aureliano Brandão Pinto (Tico Pinto), e, por muitos anos, abrigou a Marinha Mercante e o Ministério dos Transportes. A advogada Marta Serafim, voluntária do Preserva Ilhéus, lamenta que a destinação do prédio seja o leilão. Segundo a profissional, nada garante que o comprador será obrigado a preservar o patrimônio arquitetônico e a memória do município.

“Ilhéus perde, mais uma vez, a oportunidade de utilizar o local e de transformá-lo  em um ponto de visitação turística, resultado da negligência dos gestores públicos municipais que não vêm cuidando do nosso patrimônio, o que caracteriza improbidade administrativa”, alerta a advogada.

O Coletivo Preserva Ilhéus acrescenta que a decisão da SPU foi tomada no bojo das discussões suscitadas pelo desabamento de parte do prédio centenário da União Protetora dos Artistas e Operários, ocorrido no último dia 30 (relembre).

15 respostas

  1. É uma vergonha realmente! Um casarão histórico repleto de memórias. Mais uma vez a administração pública faz questão de deletar a memória da cidade, que cada vez mais vai se distanciando do que a transformou em cenário turístico e cultural que é a sua história. Não me admira, à cidade tem a administração que a representa! “Panem at circenses”

    1. População sempre reclamando dos políticos, mas continuam os elegendo. A propósito, jamais teremos uma classe política ideal, afinal eles são uma célula do corpo chamado Brasil: de gente que se diz esperta, que suborna, não devolve troco recebido a mais, que falta ao serviço com desculpas esfarrapadas, que estaciona em cima de passeio, que fura o sinal vermelho, que dá propina para obter vantagens, que rouba, trafica, sonega o imposto de renda, que não paga salário integral pra sua empregada doméstica, por aí vai. Portanto, não esperemos uma classe política descasada desse caráter do brasileiro.

  2. Então, só confirma o desgoverno pongador de obras alheias que está em Ilhéus.
    E a cidade não merece esses aí. O povo colocou o povo tira. Fora!

  3. Uma sucessão de erros de percursos, triste ver um estrutura que faz parte da história da cidade, sendo colocada para leilão. O executivo, legislativo tem muita culpa nisso, esqueceram o que realmente é a função deles.

  4. Grande coisa isso! Fica preso a predio velho e fétido em nome da cultura e do patrimônio histórico!!! A administração de Ilhéus já deixou restado e provado a incompetência e a incapacidade que tem para governar o município. O negócio é olhar para frente pq prédios com estruturas e arquiteturas velhas não vao acrescentar em nada o desenvolvimento da cidade e sim um retrocesso cultural.

  5. Será mesmo que a única opção é vendê-lo,a restauração desse belo casarão não vale a pena?
    Com tantos meios de se arrecadar fundos,a exemplo da vaquinha online,creio que a SPU não tem interesses assim com o gestor da cidade,pq como uma intimação que diz ser de preservação do patrimônio histórico tem como uma única opção destruir o que eles diz preserva?
    Criticar o gestor e fácil,fazer a diferença é outra coisa.

  6. Muito triste quando isso acontece ,pois a cada dia é um pouco da sua história vai deixando de existir ,por conta dos desgoverno.

  7. Memórias são colocadas de lado quando o interesse econômico é mais forte e a população se cala ! Diferente da Europa onde o povo tem educação e valoriza sua história ! Lamentável !!

  8. O mais importante que esses casarões antigos são as encostas nos morros da cidade aonde as pessoas tem risco de perder suas vidas , manter um casarão desses só pra gastar o dinheiro público realmente não faz sentindo algum , se fosse gasto dinheiro privado para manter esses casarões seria excelente.
    Haja dinheiro para manter esses casarões.

  9. Eu acredito que esse valor mínimo está muito alto para leilão. Quem se interessar em compra ,vai se apenas pelo terreno. Porque alguém gastaria recursos em um imóvel que precisa se reconstruído do zero? já que houve relatos de quedas nas estruturas , o que é realista fazer é pagar um preço mais barato pelo terreno , derrubar a estrutura e arrendar para aluguéis, para uma rede de farmácias ou varejo pela localização. É apenas a lógica de mercado dada as circunstâncias, tem que se algo sustentável. Esse casarão vai simplesmente desmoronar como o da Lomanto Junio, e pior , na cabeça dos pedestres.

  10. Esse prefeito de Ilhéus é no mínimo um irresponsável e com uma equipe incompetente.
    Cidade largada, siquer conservar o que governo do estado fez, tem decência.
    Deveria ser destituído do cargo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *