Docentes cobram reposição salarial
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os professores das quatro universidades estaduais da Bahia fazem nova paralisação de 24h, nesta sexta-feira (24), para cobrar a recomposição dos salários do funcionalismo ao Governo do Estado. Eles vão a Salvador para reunião com representantes da Administração estadual.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada de 2015 a 2023 chegou a 47,16%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No mesmo período, o Governo da Bahia concedeu reajuste salarial aos servidores somente no ano passado e em 2022, de 4% em cada ano. A defasagem do poder de compra é de 39,16%.

Outras categorias também se mobilizam para cobrar a reposição salarial. Os servidores da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) fizeram paralisação de 72h nesta semana. O objetivo é sensibilizar o Governo a alterar os projetos de lei enviados à Assembleia Legislativa, que preveem reajuste linear de 4% para todo o funcionalismo, com retroativo a este mês. Os servidores querem 10%, com data-base em janeiro. A matéria será votada na próxima terça-feira (28).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *