Empresa concretou parte de rua danificada pelas chuvas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) envelopou a tubulação de uma rede adutora do Projeto Mais Água para a Cidade, na Rua Santo Antônio, no Nova Ferradas, em Itabuna. O equipamento estava exposto por causa da erosão de chuvas fortes e recorrentes.

“Foi feita a concretagem de parte da Rua Santo Antônio, com a base das ferragens amarrada na rocha. Assim, não ocorrerá riscos de as chuvas arrastarem substâncias de cima e expor a rede. Além de melhorar o piso da rua, também protegeu a adutora, garantindo uma maior vida útil ao material”, detalhou o presidente da companhia pública, Raymundo Mendes Filho.

Proprietária de um salão de beleza no imóvel nº 142, a cabeleireira e esteticista Débora Mendonça elogiou o serviço na Rua Santo Antônio. “Foi ótimo, porque tenho comércio e a rua era muito prejudicada. Meus clientes tinham dificuldade de chegar. Agora está excelente”, comemorou a trabalhadora.

Justiça volta a suspender divulgação de pesquisa em Coaraci
Tempo de leitura: < 1 minuto

O instituto Eleva voltou a ter pesquisa de opinião impugnada pela 135ª Zona Eleitoral de Coaraci. Nesta quarta-feira (29), a juíza Marina Aguiar Nascimento suspendeu a divulgação da sondagem, que estava prevista para amanhã (30). A decisão acata pedido do Podemos.

Segundo a juíza, o registro da pesquisa eleitoral não cumpriu três requisitos legais, a apresentação da origem dos recursos despendidos no levantamento, a indicação da fonte pública dos dados utilizados e a cópia da nota fiscal do serviço.

Ao conceder a liminar e suspender a divulgação dos resultados da pesquisa, a juíza estabeleceu multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento, sem prejuízo da apuração do crime de desobediência, advertiu.

REPETIÇÃO

A juíza Marina Aguiar Nascimento salientou o aumento de representações para suspender a divulgação de pesquisas eleitorais em Coaraci, em dissonância com os princípios constitucionais da liberdade de informação e da livre manifestação do pensamento. Na sexta-feira passada (24), a mesma Zona Eleitoral acolheu pedido semelhante do Podemos, também autor da segunda impugnação (relembre).

“Além disso, em eleições municipais, o trabalho da Zona Eleitoral aumenta significativamente, não sendo razoável que a força de trabalho seja constantemente requerida para manejar lides imprecisas e com o objetivo de comprometer o próprio processo eleitoral, tendo em vista a importância das pesquisas”, escreveu na decisão obtida pelo PIMENTA.

Estudantes exibem cartões do Bolsa Presença
Tempo de leitura: 2 minutos

Alunos do Colégio Polivalente de Itajuípe estão preocupados com a possibilidade de cancelamento de suas matrículas na escola da rede estadual. Desde ontem (28), uma lista com 121 nomes de estudantes que estariam nessa situação circula nos grupos de WhatsApp da comunidade escolar. “Vi no print que meu filho me mandou”, conta ao PIMENTA Alessandra Marques Cardoso, mãe de Guilherme Cardoso de Souza, aluno do Polivalente.

O nome dele aparece na lista como um dos alunos que não retiraram o cartão do Bolsa Presença. No entanto, segundo Alessandra, a família usa o cartão, e Guilherme frequenta as aulas. “As atividades estão todas no caderno”, acrescentou. Hoje (29), ela foi à escola em busca de informações sobre o caso.

O mesmo problema levou Airam Alexandre, mãe de Manuela, ao Polivalente, de onde falou com o PIMENTA. “Estão querendo cancelar a matrícula de alunos que estão frequentando [as aulas], sem uma justificativa plausível”, disse. A exemplo de Alessandra, ela retirou o cartão do Bolsa Presença da filha, mas a lista informa o contrário.

Essa também é a reclamação de Josinete Matos dos Santos, mãe de Caíque. Morador da zona rural, ele estuda à tarde, na cidade. “Não falta à aula”, garante Josinete.

O QUE DIZ O NTE-5

Pais de alunos buscam informações sobre lista de extinção de matrículas

O PIMENTA ouviu a diretora do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul, Larissa Melo, sobre a reclamação de mães e alunos. Conforme a gestora, o NTE-5 monitora a frequência das turmas. “Temos um quantitativo grande, inclusive nessa unidade escolar, de estudantes que se matricularam em fevereiro e até hoje não compareceram à unidade escolar. Esses estudantes não podem permanecer no sistema da escola. Então, precisam ser retirados”.

De acordo com a diretora do NTE, a prioridade é restabelecer o vínculo dos estudantes com a escola para trazê-los de volta. Para isso, explica, a rede faz uma busca ativa desses alunos e entra em contato com os pais e responsáveis. “A gente tem esse cuidado de que eles voltem para a escola”.

Larissa Melo afirma que o Núcleo dá suporte ao trabalho da direção escolar para garantir que os pais dos alunos tenham a oportunidade de apontar eventuais erros e evitar injustiças. “A equipe do NTE está dentro da escola, fazendo esse monitoramento sala por sala, caderneta por caderneta. A escola não está fazendo só”, assegurou.

Hoje, representantes do Núcleo foram ao Colégio Polivalente. “O que eles devem estar avaliando é aquele estudante que matriculou em fevereiro e não entregou nada até agora e já estão em conselho de classe da primeira unidade, que finalizou agora”, concluiu.

REQUALIFICAÇÃO

Desde abril de 2022, o Colégio está em reforma e ampliação. Isso obrigou as turmas do matutino a assistir às aulas em formato on-line, enquanto os alunos da tarde e da noite estudam em espaços cedidos pelo municípios e pela sociedade civil organizada. Ao PIMENTA, a diretora do NTE-5, Larissa Melo, informou que as turmas do matutino retornarão à sede da escola ainda neste semestre.

Fávaro: arroz importado chega em até 40 dias || Foto Marcelo Camargo/ABr
Tempo de leitura: 3 minutos

A primeira leva de arroz importado com o objetivo de evitar alta de preços no mercado interno deve chegar às gôndolas dos supermercados nos próximos 30 ou 40 dias, vinda da Tailândia. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o produto foi adquirido antes da redução de tributos anunciada pelo governo, mas ajudará na estratégia de retomada dos preços anteriores à especulação que, em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul, chegou a aumentar em até 40% o preço do alimento.

Durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Fávaro disse que está prevista, ainda para esta quarta-feira (29), a publicação do edital que estipula um prazo de 90 dias para a primeira compra de arroz sem os tributos de importação que chegam, segundo ele, a 12% – o que garantirá melhores preços, bem como o abastecimento do produto.

Esse arroz sem tributos de importação terá uma embalagem diferenciada, por ser subsidiado pelo governo federal. “Ele estará identificado com o preço máximo de R$ 20 para o pacote de 5 quilos de arroz agulhinha tipo 1. É o arroz do paladar do brasileiro, do gosto do brasileiro. É o que a imensa da maioria da população consome”, disse o ministro ao ressaltar que o governo vai gradativamente controlando compras a fim de manter o preço “a níveis razoáveis para a população”.

“Com relação à importação de arroz, precisamos olhar o problema de uma forma holística, levando em conta as consequências que a tragédia no Rio Grande do Sul terá para a população brasileira. O estado concentra 70% do arroz produzido no Brasil. Outros 15% são produzidos em Santa Catarina; e os outros 15% pelo restante do Brasil”, disse.

ESPECULAÇÃO EM MEIO À TRAGÉDIA

A tragédia, segundo o ministro, acabou estimulando a ganância de alguns especuladores que tinham o produto estocado. “Vivo repetindo essa frase: o inferno vai ser pequeno porque não vai caber tanta gente maldosa que criou um movimento especulativo em cima da tragédia. Nos últimos 30 dias, o arroz subiu de 30% a 40%”, disse.

A alta preocupou o governo, que acabou por editar uma medida provisória autorizando a compra de arroz no mercado externo. “Estamos combatendo essa especulação. Sabemos que o Rio Grande do Sul tem um estoque suficiente para abastecer o Brasil, independentemente da tragédia que aconteceu”, acrescentou ao garantir que, com o aumento de oferta, não haverá qualquer necessidade de racionamento ou controle da venda nos supermercados.

“Não temos riscos de nenhum tipo de desabastecimento, nem do arroz. O estoque é suficiente. O problema é a conjuntura momentânea, mas em hipótese alguma [teremos desabastecimento]. O Brasil é um grande player produtor de soja, milho, arroz, feijão, trigo, carnes, algodão. Somos primeiro do mundo, e estamos, apesar das dificuldades, com uma safra muito boa”, acrescentou.

Durante a entrevista, Fávaro disse que o governo tentou, em um primeiro momento, comprar 100 mil toneladas de arroz, “mas o mercado foi mais agressivo e subiu ainda mais o preço”. “Agora vamos mostrar que estamos dispostos a comprar 1 milhão de toneladas. Talvez nem seja preciso comprar tudo isso”, completou.

O ministro explicou que a chegada desse arroz ao mercado nacional pode ser mais ou menos demorada, dependendo de quem seja o vendedor. “Se comprarmos da Ásia, demora um pouquinho mais para chegar”, disse.

Ele lembrou que foi feita uma tentativa inicial de compra a partir dos países do Mercosul “Ficamos muito chateados nessa primeira tentativa de compra com o Mercosul, que é muito mais competitivo porque não tem tributos para vendas ao Brasil. Lançamos um edital de 100 mil toneladas, mas aí a especulação veio e, com quatro dias de leilão, o volume de recurso disponível para comprar 100 mil toneladas dava para comprar apenas 70 mil.”

“Ficou 30% mais caro. Aí o governo parou e suspendeu aquele leilão. Agora, o leilão estará aberto para todo mundo. Para quem quiser vender para o Brasil”, acrescentou.

PRODUÇÃO DESCENTRALIZADA

Uma outra estratégia a ser adotada pelo governo é a de descentralizar a produção de alguns alimentos considerados essenciais para o consumidor brasileiro, de forma a evitar que quebras de safra ou tragédias em decorrência das mudanças climáticas coloquem em risco o abastecimento no país.

Um passo nesse sentido será dado em breve, com o anúncio do novo Plano Safra, a ser lançado até o final de junho, e que, segundo Fávaro, será o maior da história.

“As mudanças climáticas nos levam a evitar essa concentração [de determinados produtos em algumas regiões]. Por isso, queremos estimular a produção de, pelo menos, cinco produtos essenciais do consumo brasileiro: o milho, que, além de servir de alimento, se transforma também em rações e carnes; o trigo; o arroz; o feijão e a mandioca”, explicou o ministro.

Para tanto, segundo ele, haverá “estímulos e contratos de opções” voltados a produtores de todas as regiões do país. A ideia é, por meio dessa descentralização de produções, evitar produções limitadas a algumas regiões.

Caso isso resulte em excesso de produção, a solução será sua destinação ao mercado externo. “O Brasil já é um grande player de todos os esses produtos. Poderemos, portanto, exportar e ganhar dinheiro com o excesso, trazendo mais divisas para o Brasil.” Com Agência Brasil.

Adélia ouve demandas para construção do plano de governo participativo || Foto Daniel Ribeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT, Adélia Pinheiro, promove o terceiro encontro do Fala, Ilhéus, iniciativa voltada para a construção do plano de governo participativo. Depois de passar pelo Teotônio Vilela e por Olivença, a professora vai se reunir com moradores da Conquista, segundo bairro mais populoso do município, hoje (29), a partir das 18h30min, no Clube 19 de Março, próximo ao semáforo da Avenida Itabuna com a Canavieiras.

“Agora é a vez das pessoas que moram na Conquista contribuírem para formularmos propostas de mudança e de melhorias para a cidade, a partir das suas próprias vivências, percepções e necessidades”, explica a pré-candidata da Federação da Esperança (PT, PV e PCdoB).

Para Adélia, as pessoas que vivem os problemas cotidianos de cada lugar têm autoridade para apontar as prioridades da gestão municipal. “É quem tem, de fato, autoridade para dizer o que é preciso melhorar”, reforça. Nos encontros, os moradores dos bairros têm o microfone aberto para falar sobre os problemas que enfrentam e as soluções possíveis.

MALHADO

A quarta edição do Fala, Ilhéus chegará ao Malhado no próximo sábado (1º), às 18h30min, na Cabana Pinah 3, localizada na Avenida Litorânea.

Tempo de leitura: 3 minutos

No Brasil, onde os jogos de slot fazem grande sucesso nas plataformas online, o 3 Buzzing Wilds vai chamando a atenção do público nas redes.

Os caça-níqueis são um formato de jogo muito tradicional e conhecido no Brasil. Embora não existam cassinos físicos no país, milhares de brasileiros aproveitam para se divertir com os jogos de slot nas plataformas online, nas quais centenas de títulos diferentes são oferecidos.

Neste ambiente competitivo, um jogo relativamente novo tem criado um verdadeiro zumbido no cenário nacional, o 3 Buzzing Wilds, também conhecido como jogo da abelhinha. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse título de sucesso desenvolvido pela Pragmatic Play.

3 BUZZING WILDS E A POPULARIDADE DOS SLOTS ONLINE NO BRASIL

O 3 Buzzing Wilds é um slot simples com símbolos fofos jogado em um grid de 4×5 que traz mecânicas de wilds incríveis e um RTP de 96.03%. Como é comum neste tipo de jogo, o slot da abelhinha é completamente baseado em sorte, de forma que os jogadores precisam apenas definir o valor da aposta e girar os cilindros, todo o resto é automático.

O objetivo do jogador é formar combinações de símbolos para receber seus respectivos prêmios. Para saber como jogar 3 Buzzing Wilds, basta seguir esses simples passos: 

  1. Crie uma conta em uma plataforma de cassino de sua preferência.
  2. Faça um depósito inicial no valor que desejar.
  3. Encontra o slot da abelhinha na seção de cassino
  4. Defina o valor da aposta, gire os cilindros e divirta-se!
  5. Retire seus ganhos ou deixe um valor em conta para jogar outra vez.

Essa simplicidade inerente dos slots é um dos fatores que fazem deles a mais jogada categoria de cassino no Brasil. De acordo com dados da KTO, um dos principais cassinos do Brasil, os slots são a categoria que mais registra jogadas mensalmente.

Como se vê, a diferença é gigantesca quando se trata da parcela de rodadas jogadas por categoria de jogo. Afinal, tanto slots como os crash games não exigem estratégias ou método, portanto os usuários jogam mais rodadas em comparação a jogos mais complexos, nos quais os jogadores devem ter mais cautela ao arriscar.

JOGO DA ABELHINHA TRAZ BÔNUS E MULTIPLICADOR DE ATÉ 5000X

Já vimos que a jogabilidade do 3 Buzzing Wilds é extremamente simples, mas então o que faz do jogo da abelhinha um sucesso no Brasil? A resposta está na incrível mecânica de wilds expansíveis que funcionam basicamente como recursos bônus. 

O jogo da abelhinha possui 10 símbolos com níveis de pagamento diferentes, sendo um o Scatter, que oferece rodadas grátis com ao menos 3 iguais no grid, e outro wild, que substitui qualquer outro para criar combinações vencedoras. Veja como os símbolos do jogo da abelhinha são avaliados:

Além disso, durante qualquer rodada do jogo da abelhinha os wilds podem se expandir para cobrir todo o rolo. Ou então, podem surgir wilds cercados, que transformam todos os símbolos adjacentes em wilds, oferecendo a possibilidade de conseguir grandes prêmios. 

Por fim, no caso do jogador conseguir ao menos 3 Scatters, são ativadas 8 rodadas grátis com a possibilidade de aparecerem wilds aleatórios que ficam de forma permanente no grid até o fim das rodadas grátis.

SLOT DA ABELHINHA GERA CONTEÚDO EM PLATAFORMAS COMO YOUTUBE

E é assim que o slot da abelhinha vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil e já começa a gerar muito conteúdo de vídeo. Seja no Tiktok, no Instagram ou no Twitter, é muito fácil encontrar centenas de vídeos de pessoas se divertindo e tentando a sorte no slot da abelhinha.

Detalhe que já não é mais necessário procurar pelo nome específico 3 Buzzing Wilds, você também encontra conteúdo sobre o jogo pelos apelido como “Jogo da Abelha”, Jogo da Abelhinha”, “Slot da abelhinha” e outros que não saem da boca do povo.

Enfim, o mundo dos slots online é vasto e existe uma enormidade de títulos que chamam a atenção dos jogadores. No entanto, é inegável que o 3 Buzzing Wilds está fazendo sucesso no Brasil e já foi abraçado pelo grande público. Lembre-se de jogar com responsabilidade e divirta-se você também com o slot da abelhinha!

Fábio Ferreira completa três anos à frente do "Interativa News" || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O radialista Fábio Ferreira completou três anos no comando do Interativa News, que vai ao ar na Rádio Interativa FM, das 6h às 8h, de segunda a sexta. O programa de ontem (28) foi marcado por várias homenagens ao radialista que tem 25 anos de microfone.

– Nosso programa é aberto à participação das pessoas. Damos voz para que a população possa reivindicar. Nesses três anos, temos realizado campanhas de interesse social e com a participação de grandes personalidades da vida pública regional, nacional e estadual e de pessoas do povo, o que nos orgulha. Agradeço a emissora, aos colegas e aos ouvintes por nos prestigiar com a audiência – disse Fábio Ferreira.

O programa diário tem a participação do advogado e comentarista político Ruy Correa. Diretor de programação da Interativa FM, Jorge Lôpo parabenizou o profissional. “Temos pesquisas que colocam o programa liderando a audiência [no horário] e com um grande número de ouvintes pela Internet. Parabéns a Fábio por desenvolver um jornalismo ético, que é padrão da nossa emissora”, afirmou.

HOMENAGENS

Diversas personalidades e autoridades parabenizaram os três anos de Fábio Ferreira a frente do programa, dentre elas o delegado Clodovil soares, o prefeito Augusto Castro e o engenheiro e pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PL, Chico França, e o ex-presidente da OAB Itabuna Edmilton Carneiro.

“Continue fazendo esse rádio jornalismo isento e comunitário”, escreveu Augusto Castro em mensagem pelos três anos do radialista à frente do Interativa News.

“O Jornal Interativa News tem se notabilizado pela prestação de serviço, com um jornalismo democrático, para o cidadão, sem a conhecida chapa branca, que é um desserviço à sociedade”, assinalou o ex-prefeito e ex-deputado Geraldo Simões.

O médico Isaac Nery, afirmou que ouve diariamente o programa nos seus deslocamentos. “[É] Um espaço democrático onde todos têm voz”, ressaltou. “Acordo e durmo ouvindo a Interativa, parabéns pelo programa”, disse Vânia Maria, presidente do PDT Mulher.

Evento reúne atrações da música gospel em Serra Grande
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Praça Pedro Gomes, na Vila de Serra Grande, em Uruçuca, recebe, neste sábado (1º), a partir das 18h, a primeira edição do Serra Grande para Cristo. Aberto ao público, o festival vai reunir atrações da música gospel, a exemplo de Kástiçais do Forró; Força e Luz; Harmonia Divina; Marcos Antônio; e Dádiva de Cristo.

O evento é organizado pela Prefeitura de Uruçuca. O prefeito Moacyr Leite Júnior (UB) convidou a população de Uruçuca a prestigiar a celebração musical. Para ele, fomentar eventos religiosos é uma maneira de promover união, paz e laços de pertencimento comunitário. “São momentos inesquecíveis de adoração, em que podemos refletir sobre tudo e crescer espiritualmente”, concluiu.

Como será iniciada apenas à noite, a festa também é um estímulo a mais para quem gosta de aproveitar o dia em Serra Grande, que tem praias e cachoeiras paradisíacas.

SSP-BA e MP deflagram operações em Vitória da Conquista || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumprem, nesta quarta-feira (29), sete mandados de prisão e de busca e apreensão contra grupo de extermínio que atua também com jogos de azar. As operações Reciclagem e Jogo Sujo se concentram em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Os nomes dos presos não foram divulgados. A presença das forças correcionais da SSP-BA e da Polícia Militar nas operações indica que policiais estão entre os alvos dos mandados. Como há crimes dolosos contra a vida nos inquéritos, as ordens de prisão partiram da Vara do Júri de Vitória da Conquista.

As operações mobilizaram a Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral da SSP; a Polícia Civil; o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do MP-BA; além da Corregedoria da Polícia Militar.

São mais de 100 vagas hoje nestes municípios || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos

Véspera de feriado de Corpus Christi em várias cidades do país, a quarta-feira (29) traz mais de uma centena de vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz em Itabuna, Ilhéus e Jequié, informa o SineBahia.

As oportunidades abertas estão em setores como indústria, comércio e serviços. A lista completa pode ser conferida clicando em Leia Mais, mais abaixo. Há 113 vagas em Jequié, 45 em Itabuna e 15 em Ilhéus.

Interessando-se por uma das vagas, é necessário comparecer ao SineBahia para fazer o cadastramento. Para isso, é exigida apresentação de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA O SINEBAHIA

Mora em Jequié? O atendimento é feito até as 17h, na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade do SineBahia em Ilhéus funciona na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Em Itabuna, deve-se dirigir para o segundo piso do Shopping Jequitibá, na Aziz Maron (Beira-Rio). Veja todas as vagas clicando em Leia Mais.

Leia Mais