Gestantes em frente ao Materno-Infantil, obra do Estado em Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

Nos 490 anos de Ilhéus, comemorados nesta sexta-feira (28), o Governo da Bahia divulgou nota sobre os investimentos feitos pelo Estado no município nos últimos anos, com destaque para a Ponte Jorge Amado, inaugurada em 2020.  Primeira ponte estaiada da Bahia, com 533 metros de extensão e 25 metros de largura, a obra abrange um sistema viário de 2,7 quilômetros e custou cerca de R$ 100 milhões.

Outra intervenção na infraestrutura de transporte foi a duplicação da BA-001, na zona sul da cidade, entregue em 2021. A segunda etapa da obra está em andamento.

Ponte Jorge Amado mudou dinâmica do trânsito em Ilhéus || Foto José Nazal

Na área da saúde, o Governo ressalta os hospitais Regional da Costa do Cacau e Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, além da Policlínica Regional de Saúde. A lista tem, ainda, a UPA 24h da Avenida Esperança e a Unidade Básica de Saúde do Banco da Vitória.

Na educação, o Governo do Estado implantou o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Roberto Arléo Barbosa, que atende estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de ofertar formação técnica em Panificação, Administração e Informática.

Está em andamento a expansão do Centro Estadual de Educação Profissional Nelson Schaun (CEEP do Chocolate), que mantém uma fábrica-escola para capacitar estudantes para o polo chocolateiro da região. O colégio também oferta ensino superior, por meio de convênio com a Universidade Federal do Sul da Bahia. Outro investimento estadual na educação é o Colégio de Tempo Integral Professora Carmelita, em construção no bairro Hernani Sá.

BA-649, PORTO SUL E FIOL

A construção da BA-649, novo elo entre Itabuna e Ilhéus, prevê  investimento de R$ 202 milhões. Aberta à direita do curso do Rio Cachoeira, a futura estrada terá quatro pontes e um viaduto para se integrar à BR-415 (Rodovia Jorge Amado).

Em fase de implantação em Ilhéus com apoio do Governo do Estado, o Porto Sul, que prevê uma movimentação de 60 milhões de toneladas de cargas em 10 anos, é construído pela Bamin. Na avaliação da gestão baiana, trata-se das principais obras de infraestrutura do País, junto com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *