Robson Conceição conquista título mundial nos Estados Unidos || Foto WCB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A madrugada do domingo (7) foi de festa para o boxe brasileiro. O baiano Robson Conceição derrotou o norte-americano O’Shaquie Foster, em Newark, nos Estados Unidos, e se tornou campeão mundial entre os pesos super-pena (até 58,97 kg).

Agora, o atleta de 35 anos, que já tinha no currículo a maior conquista do boxe amador (uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016), conquista também o cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC), responsável pelas competições profissionais da modalidade.

A vitória de Conceição veio em um embate equilibrado, tanto que o triunfo aconteceu por decisão dividida dos árbitros (116-112, 112-116 e 115-113). O adversário demonstrou insatisfação com o resultado e já pediu por revanche. Já o brasileiro comemorou muito, inclusive em suas redes sociais.

Esta foi a quarta tentativa de Robson Conceição de capturar o cinturão mundial. Ele foi derrotado por Oscar Valdez, em 2021; por Shakur Stevenson, em 2022, e, no ano passado, teve a terceira tentativa frustrada ao empatar com Emanuel Navarrete, que manteve o título com o resultado. Agora, o cartel do brasileiro conta com 19 vitórias, além destas duas derrotas e um empate. Da Agência Brasil.

Colo Colo se classifica para a semifinal da série B do Campeonato Baiano
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colo Colo deu mais um passo importante na luta para voltar à elite do Campeonato Baiano de Futebol. Jogando no sábado (6), no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o time empatou em 0 a 0 com o Fluminense de Feira, na abertura da 8ª rodada da Série B do estadual. Com o resultado, o Colo Colo chegou aos 16 pontos e garantiu, com uma rodada de antecedência, vaga na semifinal da competição.

O Colo Colo está na vice-liderança da Série B do Campeonato Baiano, atrás somente do Fluminense, que soma 19 pontos. O time de Ilhéus encerra a sua participação na primeira fase da Série B no próximo domingo (14), no Estádio Roberto Santos, em Salvador, contra o Galícia, que não tem mais chance de classificação para a próxima fase. A partida está prevista começar às 15h.

Outro representante do sul da Bahia que busca uma vaga para a semifinal na Série B do Campeonato Baiano é o Grapiúna, que neste domingo (7), a partir das 20h, enfrenta o SSA FC, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Com 12 pontos, o time de Itabuna está na terceira colocação. O adversário de hoje ocupa a 4ª posição, com 10 pontos. Quatro equipes se classificam para a próxima fase.

UFSB oferece mais de 800 vagas para o segundo ciclo
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou, na sexta-feira (5), o calendário acadêmico readaptado após o fim das greves dos servidores técnicos-administrativos e professores. O reinício das aula será no próximo dia 15, com a primeira semana dedicada às atividades programadas.  No estado, a UFSB será última federal a retomar às atividades.

De acordo com a decisão do Conselho Universitário, o semestre letivo 2024.1 se encerra no dia 5 de outubro, com duas semanas de recesso letivo. O semestre letivo 2024.2 será de 21 de outubro até o recesso natalino, que inicia em 21 de dezembro. As atividades letivas serão retomadas no dia 13 de janeiro de 2025 e o final do semestre 2024.2 será em 15 de março de 2025.

NAS DEMAIS UNIVERSIDADES

Na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o Conselho Universitário decidiu que as atividades serão retomadas nesta segunda-feira (8). O primeiro semestre letivo será encerrado no dia 17 de setembro. As aulas já foram retomadas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O término do semestre 2024.1 será no dia 21 de agosto. Já o semestre 2024.2 iniciará em 2 de setembro e termina em 31 de dezembro.

A primeira universidade a retomar as atividades acadêmicas foi a Federal da Bahia (Ufba). As aulas foram reiniciadas desde o dia 27 de junho. O encerramento do primeiro semestre será dia 6 de setembro. Já o segundo semestre de 2024 terá início em 30 de setembro, com o recesso de fim de ano entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro de 2025. O retorno às aulas se dará no dia 6 de janeiro, com encerramento previsto para 14 de fevereiro de 2025.

Encerrada no dia 26 de junho, a greve dos professores e servidores técnicos-administrativos das universidades federais e institutos federais durou cerca de 60 dias. O movimento chegou ao fim depois da proposta do governo de reajuste a partir do próximo ano. Foi assinado acordo para aumento de 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.