Bebeto Galvão: não sou oportunista || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 3 minutos

O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, afirma ter sido convidado a participar de manobra política para derrubar o prefeito Mário Alexandre (PSD). Ele sugere que a ideia nasceu no Poder Legislativo, no segundo semestre de 2021, no embalo da Comissão Especial de Inquérito do Transporte, que investigava auxílio financeiro de R$ 15 milhões às concessionárias do serviço e terminaria em pizza no início do ano seguinte.

Ex-deputado federal e primeiro suplente do Senado, Bebeto revelou a trama natimorta em entrevista exclusiva, ao responder questionamento do PIMENTA sobre a avaliação de que ele teria demorado para marcar posição crítica ao Governo Municipal, mesmo depois de lançar a pré-candidatura a prefeito. “Tem muita gente que me cobra isso, mas sou de uma escola política em que governo é ônus e bônus”, declarou o vice-prefeito, que é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Bebeto disse ter agido pela construção da unidade na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Ilhéus. “Com a responsabilidade que tenho, estando vice-prefeito na construção de um debate interno no grupo do estado em Ilhéus, não poderia sair atirando ou, de certa forma, criminalizando o Governo, atacando o Governo, quando o meu papel seria de construir. Se foi tarde ou não foi, aí é uma avaliação que só o tempo dirá”, emendou.

Nesse momento, o vice-prefeito afirmou que não orienta sua atuação política com base em oportunismo eleitoral ou na busca do poder pelo poder. “Um exemplo. Quando se instalou uma crise em função da CEI do Transporte público de Ilhéus, me foi oferecida a cabeça do prefeito. Se quisesse ter sido prefeito lá atrás, eu teria sido”, revelou.

PIMENTA – Quem ofereceu? 

BEBETO GALVÃO – Aí não vou revelar. A Câmara de Vereadores sabe.

Partiu da Câmara?

A Câmara estava com a CEI. Queriam. E eu, por não concordar com golpismo, preferi o debate com muitos vereadores e no interior do Governo, porque não cabe qualquer eleição. Não vale a pena qualquer tipo de ocupação de poder. Não é o poder pelo poder. Tenho um comportamento ético, tenho lisura na minha trajetória política e responsabilidade com o que faço. Fui crítico da ação do Governo, mas critiquei para dentro, duramente, a forma como fez o subsídio para o sistema de transporte.

PSB DEIXA GOVERNO MARÃO

No final de semana, o PSB divulgou nota anunciando a saída do governo do prefeito Mário Alexandre. O Partido entregou as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, que estavam sob o comando de quadros socialistas, Diego Messias e João Aquino, respectivamente (leia a íntegra ao final do texto).

ADÉLIA

Hoje, além de Bebeto, a base do Governo Jerônimo tem os pré-candidatos Bento Lima (PSD) e Adélia Pinheiro (Federação Brasil da Esperança). O site perguntou ao vice-prefeito sobre a possível unidade dos partidos de centro-esquerda em Ilhéus, numa eventual aliança do PSB com a Federação (PT, PCdoB e PV), que já tem o apoio de duas siglas desse campo político, PSOL e Mobiliza.

“Não seria hipócrita de dizer que não estou conversando com o PT”, disse o pré-candidato, citando também o nome de Adélia Pinheiro. “Estamos na centro-esquerda. Se construirmos uma caminhada em que tanto eu quanto ela pudermos inovar na gestão pública da cidade e dirigir a gestão para quem precisa efetivamente, acho que essa caminhada tem data. Tomando emprestado da Física, diria que, na política, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, mas eles podem compor”.

Leia, abaixo, a nota do PSB.

Querida população de Ilhéus,

É com sentimento de dever cumprido e responsabilidade que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Ilhéus vem a público anunciar sua saída da base do governo municipal do prefeito Mário Alexandre. Esta decisão foi tomada após um cuidadoso processo de avaliação interna e em respeito ao compromisso que temos com a nossa cidade e os nossos cidadãos.

A saída do PSB do governo se dá em virtude de traçarmos outro caminho político, a pré-candidatura à Prefeito de Ilhéus do companheiro Bebeto Galvão.

Ao longo dos últimos anos, o PSB contribuiu significativamente para o desenvolvimento de nossa cidade. À frente da Secretaria de Serviços Urbanos, implementamos diversas melhorias que resultaram, segundo pesquisas de consumo interno, na secretaria ser a mais bem avaliada pela população. Nosso trabalho incansável garantiu a limpeza, organização e manutenção dos espaços públicos, proporcionando mais qualidade de vida aos ilheenses.

Na Secretaria de Meio Ambiente deixamos um legado importante. Implementamos o projeto de arborização da cidade, realizamos o inventário das árvores ao longo da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, e promovemos a valorização dos servidores e a estruturação física da secretaria. Estas ações representam marcos históricos na gestão ambiental de Ilhéus e reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Agradecemos a todos os cidadãos pela confiança e apoio ao longo deste período. Continuaremos a trabalhar com dedicação e afinco, agora em uma nova etapa, focados em construir uma cidade melhor para todos.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o diálogo e a busca incessante por soluções que beneficiem a nossa comunidade. Juntos, vamos seguir em frente, construindo um futuro mais justo, sustentável e próspero para Ilhéus.

Atenciosamente,

Partido Socialista Brasileiro (PSB) – Ilhéus-BA

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *