Prazo para lista de remanescentes é no Fies prorrogada || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, nesta sexta-feira, para 19 de julho o prazo final para as convocações pela lista de espera do processo seletivo de vagas remanescentes referentes ao primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As vagas remanescentes do programa referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do Fies. As vagas são destinadas aos estudantes matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. Os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de “cursando” no momento da inscrição ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento de pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.  

Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Nesses casos, também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.  

Pode se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários-mínimos.

Itabuna (de uniforme branco) enfrenta o Ipatinga neste sábado || Foto Sílvio Roberto/PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Classificado para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Itabuna Esporte Clube enfrenta o Ipatinga, neste sábado (13), no estádio de Pituaçu, Em Salvador, pela 13ª rodada da competição nacional. A partida está prevista para começar às 19h. Com 23 pontos, o Dragão do Sul entra em campo para defender a vice-liderança. O líder isolado da Série D é o Nova Iguaçu (RJ), que nesta sexta-feira venceu o Serra (ES) por 2 a 1.

Com o resultado, o Nova Iguaçu chegou aos 28 pontos e não poderá ser mais alcançado. O Serra é quarto colocado, com 18 pontos; seguido pelo Real Noroeste (ES), que está com 17 pontos e joga contra a Portuguesa (RJ) neste sábado (13). O time carioca soma 19 pontos e ocupa a terceira posição na tabela.

O Itabuna não é o único representante do sul da Bahia na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. No grupo 4, Juazeirense e Jacuipense brigam por uma vaga na próxima fase. Com 18 pontos, a equipe de Juazeiro ocupa a 4ª colocação, seguido do Jacuipense, que soma 17 pontos.

Neste sábado, o Jucuipense enfrenta o Sergipe, fora de casa. O adversário da equipe baiana é lanterna do grupo 4, com apenas 9 pontos. Já o Juazeirense recebe o Retrô, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O time pernambucano ocupa a segunda colocação no grupo, com 20 pontos. O líder é o Itabaiana, de Sergipe, que tem 26 pontos.

Marão e Diego Messias: socialista deixa o Governo || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre (PSD) mexeu no secretariado para a reta final do Governo, que termina no próximo dia 31 de dezembro, após dois mandatos consecutivos. Mozart Aragão deixou a Casa Civil. Agora, é secretário de Meio Ambiente de Ilhéus. Ele substitui Diego Messias, que havia sido indicado pelo PSB do vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Bebeto Galvão.

Já Rubenilton Silva entregou o comando da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza a Patrícia Berhmann, que exercia o cargo de superintendente do Fundo Municipal de Assistência Social. Após ensaiar e desistir de candidatura a vereador, Rubenilton assume a Secretaria de Gestão e Inovação, vaga desde a saída do pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PSD, Bento Lima.

Outro indicado pelo PSB, João Aquino foi exonerado do comando da Secretaria de Serviços Urbanos, entregue a Gabriel Lima Santos, ex-gerente de Operações da Pasta.

Famílias deixaram Vila para morar em condomínio || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Itabuna deu início à demolição de barracos e casebres na Vila da Paz. Eles pertenciam a famílias contempladas com unidades habitacionais no condomínio construído pelo Governo do Estado no Jardim Jaçanã e entregue no dia 5 deste mês.

A favela fica no quilômetro 24 da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, em frente ao viaduto. Na manhã de hoje foram demolidos cinco barracos, depois de as famílias terem efetuado a mudança para os novos apartamentos do condomínio residencial entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues na sexta-feira passada (5). O trabalho de remoção dos casebres e barracos vai continuar até que todos os contemplados assumam as novas moradias.

Por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o Governo do Estado edificou o condomínio residencial com 80 unidades habitacionais para a moradia digna de famílias vitimadas com alagamentos na cheia do Rio Cachoeira no final de 2021. Ao todo foram investidos no projeto R$ 10 milhões. À Prefeitura, coube a urbanização do Jardim Jaçanã, com asfaltamento das vias, meio-fio e iluminação, por meio do do Programa Acelera Itabuna.

BAHIA MINHA CASA

Residencial erguido em Itabuna || Foto Matheus Landim

As novas moradias integram o Programa Bahia Minha Casa e estão organizadas em edifícios de quatro andares, incluindo o térreo, com quatro apartamentos por pavimento, totalizando 16 unidades habitacionais por prédio. Cada apartamento tem sala, cozinha, área de serviço, dois quartos e um banheiro.

Segundo o Governo do Estado, a estrutura foi planejada para atender às necessidades básicas dos moradores, garantindo qualidade e funcionalidade.

Homicídio foi cometido em janeiro de 2023, na Av. Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do PIMENTA

O Tribunal do Júri de Ilhéus condenou Orlando Teixeira do Carmo pelo homicídio de Rodrigo Souza Santana, de 44 anos, cometido no ano passado, na mesma cidade.  Segundo o Conselho de Sentença, Orlando é o homem que, na manhã de 25 de janeiro de 2023, entrou no local onde a vítima dormia, no antigo estabelecimento de uma concessionária de veículos, na Avenida Itabuna, portando um galão.

Conforme a acusação, Orlando jogou combustível no corpo da vítima e ateou fogo. Nas imagens, é possível ver Rodrigo correndo desesperado, com o corpo em chamas. Ele sofreu queimaduras profundas, foi levado para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, e transferido para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, onde faleceu no dia 2 de fevereiro do ano passado.

De acordo com as investigações que embasaram a denúncia do Ministério Público e a decisão desta quinta-feira (11), Orlando agiu para se vingar de Rodrigo, que teria furtado uma peça de caminhão do estabelecimento comercial do réu.

O motivo e o meio empregado no crime, considerado cruel, levaram o Júri a condenar Orlando Teixeira do Carmo por homicídio qualificado. O juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, presidente do Júri, fixou a pena em 18 anos e 9 meses de reclusão e decidiu manter o condenado na cadeia. Ele já estava preso, de forma preventiva, desde julho de 2023 (relembre). Confira a íntegra da sentença.

Pequena indígena warao foi vítima de um câncer
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma criança venezuelana de dois anos faleceu nesta quinta-feira (11), no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. A menina, que estava internada há dois meses, foi vítima de um câncer.

Segundo a Prefeitura de Itabuna, o município e a Justiça constataram que a criança tinha sido abandonada pelos pais, que fazem parte de um grupo de imigrantes do país vizinho. A família indígena, da etnia Warao, residia em Vitória da Conquista e foi a Itabuna em busca de atendimento médico para a filha.

A equipe do Manoel Novaes descobriu que a menina tinha um câncer raro no sistema nervoso, que se manifesta na região do nariz e depois toma a face, os olhos e a base do crânio. Apesar do tratamento intensivo, a pequena não resistiu.

De acordo com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, quando receberam o diagnóstico do caso, pai e mãe deixaram a filha para trás e voltaram à cidade do suodeste baiano.

Foi a segunda morte de criança entre os imigrantes venezuelanos abrigados em Itabuna. No primeiro caso, com um quadro de desnutrição, uma menina de três anos não conseguiu enfrentar uma pneumonite e faleceu no mesmo hospital, em maio passado.

Sede da 7ª Coorpin, em Ilhéus || Foto Joá Souza/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado publicou, nesta quinta-feira (11), o Decreto Nº 22.264/2024, que remaneja a sede da Delegacia de Proteção Ambiental de Itabuna para a vizinha Ilhéus. O mesmo ato transferiu a Depam de Morro de Chapéu para Barreiras, no oeste baiano.

Sediada no município, a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ganhou novas instalações, na Avenida Governador Roberto Santos (Av. Esperança), mas a publicação não detalha o endereço onde a Depam funcionará em Ilhéus.

O decreto também formalizou a integração das delegacias ambientais de Caravelas, no extremo-sul da Bahia, e de Salvador ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).

Cinema fortalece agroecologia em assentamentos de Camamu e Ibirapitanga
Tempo de leitura: 2 minutos

Os assentamentos Dandara dos Palmares, no município de Camamu, e Dois Riachões, em Ibirapitanga, foram escolhidos pelo Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária “Agroecologia em Foco” pelas experiências de produção agroecológica e orgânica construídas, de forma significativa, nesses territórios.

As duas unidades agrícolas representam os mais de 700 projetos de assentamentos identificados no Estado da Bahia, segundo dados de 2024 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A grande maioria dos assentamentos rurais apresenta um padrão de precariedade em diversas áreas, como saneamento básico, eletricidade, transporte e saúde. A ausência de políticas públicas destinadas a oferecer produtos culturais para estes públicos reflete ainda mais a carência em que se encontram, cuja vida social se dá fundamentalmente nos assentamentos, onde fazem suas atividades festivas, religiosas e esportivas, constituindo os seus espaços coletivos em centros de lazer.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o espaço dos assentamentos rurais de reforma agrária apresenta uma riqueza em diversidade cultural, abrigando uma intensa rede de relações interpessoais que propiciam inúmeras experiências práticas, produtivas, organizativas e culturais. Nesse contexto, a Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária “Agroecologia em foco” surge como ferramenta poderosa para educação, conscientização e mobilização comunitária ao propor atividades audiovisuais.

SESSÕES

O projeto vai oferecer sessões de cineclubismo com exibição de filmes regionais e nacionais, logo após, debates com a comunidade para discutir temas ligados à cultura, identidade e sustentabilidade dos assentados, além de oficina de formação em audiovisual com o uso do celular para jovens e adultos dos assentamentos, incentivando a criação de conteúdos próprios. Através dessas estratégias, o cineclubismo pode ser uma ferramenta eficaz para promover a agroecologia, fortalecer a comunidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável nos assentamentos de reforma agrária do Baixo Sul.

Nos dias 20 e 21, o projeto estará no assentamento Dandara dos Palmares, em Camamu, com apresentação artística do músico Rômulo Macêdo. Já nos dias 27 e 28, as ações serão executadas no assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, com a presença do músico Zenon Moreira. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 300 pessoas.

O projeto foi aprovado no Edital de Chamamento Público Lei Paulo Gustavo Nº PG08/2023 Cineclubes, Mostras, Festivais e Eventos no Audiovisual e tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia Através da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, de acordo com a Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

EMPREGOS - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 4 minutos

As unidades SineBahia nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié oferecem mais de 120 vagas de emprego nesta sexta-feira (12). São oportunidades em várias áreas da economia, inclusive financeira e administrativa, encarregado de frota, estoquista, profissionais da construção civil e assistente de marketing.

Ainda de acordo com o SineBahia, há 51 vagas em Jequié, 49 em Itabuna e 23 em Ilhéus. As propostas salariais não são divulgadas pelo serviço estadual, que atua na intermediação da vaga.

Para se cadastrar, o interessado deverá procurar uma das unidades nestes municípios. Em Itabuna e Ilhéus, o atendimento vai até as 16h e em Jequié encerra-se às 17h. Levar carteiras de Identidade e profissional, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA

O SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus está localizada na Rua Eustáquio Bastos, próximo à Praça Cairu, no Centro. Em Jequié o atendimento é prestado na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais