Cinema fortalece agroecologia em assentamentos de Camamu e Ibirapitanga
Tempo de leitura: 2 minutos

Os assentamentos Dandara dos Palmares, no município de Camamu, e Dois Riachões, em Ibirapitanga, foram escolhidos pelo Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária “Agroecologia em Foco” pelas experiências de produção agroecológica e orgânica construídas, de forma significativa, nesses territórios.

As duas unidades agrícolas representam os mais de 700 projetos de assentamentos identificados no Estado da Bahia, segundo dados de 2024 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A grande maioria dos assentamentos rurais apresenta um padrão de precariedade em diversas áreas, como saneamento básico, eletricidade, transporte e saúde. A ausência de políticas públicas destinadas a oferecer produtos culturais para estes públicos reflete ainda mais a carência em que se encontram, cuja vida social se dá fundamentalmente nos assentamentos, onde fazem suas atividades festivas, religiosas e esportivas, constituindo os seus espaços coletivos em centros de lazer.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o espaço dos assentamentos rurais de reforma agrária apresenta uma riqueza em diversidade cultural, abrigando uma intensa rede de relações interpessoais que propiciam inúmeras experiências práticas, produtivas, organizativas e culturais. Nesse contexto, a Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária “Agroecologia em foco” surge como ferramenta poderosa para educação, conscientização e mobilização comunitária ao propor atividades audiovisuais.

SESSÕES

O projeto vai oferecer sessões de cineclubismo com exibição de filmes regionais e nacionais, logo após, debates com a comunidade para discutir temas ligados à cultura, identidade e sustentabilidade dos assentados, além de oficina de formação em audiovisual com o uso do celular para jovens e adultos dos assentamentos, incentivando a criação de conteúdos próprios. Através dessas estratégias, o cineclubismo pode ser uma ferramenta eficaz para promover a agroecologia, fortalecer a comunidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável nos assentamentos de reforma agrária do Baixo Sul.

Nos dias 20 e 21, o projeto estará no assentamento Dandara dos Palmares, em Camamu, com apresentação artística do músico Rômulo Macêdo. Já nos dias 27 e 28, as ações serão executadas no assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, com a presença do músico Zenon Moreira. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 300 pessoas.

O projeto foi aprovado no Edital de Chamamento Público Lei Paulo Gustavo Nº PG08/2023 Cineclubes, Mostras, Festivais e Eventos no Audiovisual e tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia Através da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, de acordo com a Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *