Na tarde desta terça-feira (13), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna decidiu suspender o atendimento aos pacientes da Central Nacional Unimed (CNU) nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novais. Segundo o comunicado da instituição, a medida se deve “ao descumprimento do contrato por parte da CNU”.
A Santa Casa relata “atrasos significativos nos repasses financeiros” e “glosas indevidas” em torno de “10% a 15% do faturamento”. Ainda conforme o comunicado, o comportamento adotado pela Central Nacional da Unimed “inviabiliza a manutenção dos serviços” com qualidade.
A Instituição expressa desconforto, mas reforça a necessidade de adoção da medida. A Unimed Nacional ainda não se posicionou quanto à decisão drástica tomada pela prestadora de serviço. Em outubro de 2022, a Santa Casa também suspendeu o atendimento devido a divergências contratuais. Abaixo, confira a íntegra do comunicado de hoje.
Prezados Pacientes CNU – UNIMED,
A Santa Casa de Itabuna sempre priorizou a qualidade do atendimento e o compromisso com a saúde e bem-estar de todos que confiam em nossos serviços. Contudo, diante de situações que fogem ao nosso controle, somos obrigados a tomar decisões difíceis, mas necessárias para garantir a continuidade e a excelência dos nossos serviços.
Informamos que, a partir desta terça-feira 13.08.2024, os atendimentos aos pacientes da CNU estarão suspensos em nossa instituição. Esta decisão se deve ao descumprimento do contrato por parte da CNU, que, infelizmente, tem acarretado atrasos significativos nos repasses financeiros, além da aplicação de glosas indevidas abrangendo em torno de 10% a 15% do faturamento, o que inviabiliza a manutenção dos serviços com a qualidade que prezamos e vocês merecem.
Estamos cientes do impacto que essa medida pode causar e lamentamos profundamente por qualquer inconveniente. Reforçamos que nossa equipe está à disposição para prestar esclarecimentos.
Agradecemos pela compreensão e pela confiança depositada na Santa Casa de Itabuna ao longo desses anos. Nosso compromisso com a saúde da nossa comunidade permanece firme, e continuaremos a trabalhar para oferecer o melhor atendimento possível dentro das condições que nos são permitidas.
Atenciosamente,
Santa Casa de Itabuna