Miltinho, com a vereadora Rúbia, lidera corrida municipal em Coaraci || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A corrida sucessória em Coaraci, no sul da Bahia, tem a liderança do pré-candidato Miltinho do Axé (PSD), com 55,83% das intenções de voto ante 28,67% de Célio do Asfalto (PT), segundo aponta levantamento feito pelo Instituto Séculus.

De acordo com a pesquisa, a vantagem é superior a 27 pontos percentuais na estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor na consulta. Na estimulada, 4,5% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos e 11% não souberam ou não responderam.

Célio ainda busca aprovação de nome pelo PT; ele tem apoio de Jadson || Reprodução

ESPONTÂNEA

A vantagem também é superior a 20 pontos percentuais quando o eleitor diz em quem vai votar sem que o entrevistador informe os nomes dos concorrentes (espontânea). Miltinho atinge 49,83% e Célio do Asfalto obtém 26,33%.

Outros nomes foram citados pelo eleitor, a exemplo do prefeito Jadson Albano (Avante), com 0,83%, e a ex-prefeito Josefina Castro (PT), com 0,33%. Jadson foi reeleito em 2020 e não pode concorrer à Prefeitura de Coaraci neste pleito. Ele apoia Célio. Josefina, que governou Coaraci no período de 2009 a 2016, apoia Miltinho.

Há, ainda, citação a Rúbia Soraia e Carlos Maia, ambos com 0,17% cada um. Na espontânea, 18,67% se disseram indecisos e 3,67% não souberam ou não responderam, de acordo com o Instituto Séculus.

REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS

Célio do Asfalto é o mais rejeitado, conforme o instituto. Dos eleitores consultados, 42% disseram não votar no candidato do PT, enquanto 22,33% afirmaram não votar em Miltinho do Axé. Outros 6,83% não votariam em nenhum dos concorrentes e 28,83% não souberam responder.

Encomendada pelo Bahia Notícias, a pesquisa ouviu 600 eleitores nos dias 11 e 12 de julho e apresenta margem de erro de 3,9 pontos percentuais. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-02852/2024.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.