Representantes do poder público e da sociedade civil organizada se reuniram para discutir o que fazer com as pessoas em situação de rua que habitam o Centro Histórico de Ilhéus. De acordo com a Prefeitura, foi definido que, na próxima quarta (31), será promovida ação social de acolhimento a essas pessoas e também a dependentes químicos.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, Paulo Ceo, anfitrião do encontro desta quarta (24), avalia que o resultado foi positivo. “Abordamos vários assuntos e, principalmente, a conexão das entidades do comércio com a sociedade organizada para que, de fato, tenhamos uma cidade mais segura, um Centro mais seguro e, sobretudo, olhando para as pessoas com o olhar humano”.
Representando a Prefeitura, a secretária de Política para Mulheres, Carla Serafim, disse que as ações devem superar o paradigma da repressão. “Precisamos olhar para essas pessoas com compaixão e buscar soluções que garantam sua dignidade. Unindo forças, podemos proporcionar um acolhimento digno e criar um ambiente mais seguro para todos”, apontou.
Para o major Carlos Araújo, comandante pela 68ª Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pelo policiamento da região central, o diálogo com a sociedade civil dá suporte ao trabalho da corporação. “A Polícia Militar é uma polícia de proximidade. Nós trabalhamos próximo da comunidade, ouvindo e atendendo seus anseios, suas demandas, para melhor servir”.
Também participaram da reunião representantes de outras instituições, a exemplo do advogado Jacson Cupertino, presidente da OAB em Ilhéus, para quem a ação social deve priorizar a dignidade de pessoas que, historicamente, sobrevivem em condições de extrema vulnerabilidade.




















Uma resposta
Pra mim, não ficou claro objetivamente o que vão fazer com essas pessoas. Arranjaram um local para elas morarem? Vão estabelecer algum centro de cuidado em algum local para elas tomarem banho, dormirem ou serem reconduzidas ao convívio social?
Falaram em acolhimento. O acolhimento tem que ser prático. O que vão fazer de fato para acolher essas pessoas?
Elas precisam de abrigo, comida, limpeza e tratamento.