A professora e médica Adélia Pinheiro (PT) teve o nome oficializado para a disputa pela Prefeitura de Ilhéus, na noite desta sexta-feira (2), em ato marcado por homenagens à mãe, Adélia Melo, e a um dos principais símbolos do PT ilheense, a professora Carmelita Ângela, falecida há 9 meses.
O evento na AABB de Ilhéus, na zona sul, teve a presença de deputados, secretários estaduais e do senador Jaques Wagner, principal liderança petista baiana. Adélia vai para a disputa tendo o vereador Augustão (PDT) como o seu vice. O vereador é das principais lideranças da zona norte de Ilhéus.
PRIORIDADE DO PT
O presidente estadual do PT, Éden Valadares, presente na convenção, falou da composição da chapa encabeçada por Adélia e disse que a vitória da ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) é prioridade estadual e nacional do partido.
– A chave começou a mudar em Ilhéus e essa mudança é Adélia Pinheiro e Augustão. Vim participar da convenção ao lado do senador Jaques Wagner, dar um abraço na militância do PT de Ilhéus e reafirmar que a vitória de Adélia em Ilhéus é prioridade para o PT Bahia e para o PT Brasil – afirmou Éden Valadares.
HOMENAGENS
A prefeiturável petista marcou o ato falando de compromissos com Ilhéus e fazendo homenagens aos pais e à ex-vereadora Carmelita Ângela. Ao citar a mãe, Adélia Melo, e o pai, Hélio Melo, falecido em 2015, disse que eles ensinaram a cuidar de gente, olhar no olho, ouvir e colocar-se no lugar do outro. “E, aqui, é a minha referência”, disse, apontando a mãe.
Num dos momentos de grande emoção, referiu-se a Carmelita como estrela que brilha no céu. Falecida em novembro passado, a ex-vereadora também disputou a prefeitura de Ilhéus pelo partido nos anos de 2012 e 2016. “Eu tenho certeza que ela, no brilho, na estrela no céu, ela está cuidando de mim, ela está cuidando de nós, ela está cuidando de Ilhéus”, afirmou Adélia em homenagem a um dos grandes nomes do partido no sul-baiano.
ALMA DA BAHIA
Principal nome do PT na Bahia, o senador Jaques Wagner recorreu à história para reforçar a importância de Ilhéus para o estado. “Ilhéus é, de certa forma, a alma da Bahia. O cacau de Ilhéus e região já sustentou a Bahia durante muito tempo”, resumiu. “É uma alegria estar aqui com vocês para defender a candidatura da primeira mulher prefeita de Ilhéus, a nossa querida Adélia”, afirmou.