Oficializadas as candidaturas de Cleonice (à esquerda) e Vanessa || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

A federação formada pelo PSOL e Rede oficializou, neste domingo (4), em convenção na Câmara de Vereadores, a candidatura da professora Cleonice Monteiro à Prefeitura de Itabuna. O evento foi aberto com uma exibição do grupo de Capoeira Raça, que tem como mestra Vanessa Midlej, vice na chapa encabeçada por Cleonice.

O evento contou com a participação de líderes comunitários, representantes de diversas entidades, artistas, candidatos a vereador  e vereadora e simpatizantes dos dois partidos. Além de individuais, foram apresentadas candidaturas coletivas, formadas por grupos de três pessoas. Neste formato, o grupo faz campanha em conjunto e, caso eleito, assume coletivamente a cadeira.

Simpatizantes acompanharam o lançamento da candidatura da federação PSOL-Rede || Foto PIMENTA

A convenção durou mais de duas horas, com espaço concedido para representantes dos mais diferentes grupos e para os candidatos a vereador. No segundo momento, foi a vez da candidata a vice na chapa PSOL-Rede, Vanessa Midlej, discursar cobrando mais políticas públicas para os moradores da periferia da cidade, principalmente ações para os jovens.

Declarando-se evangélica progressista, a candidata Cleonice Monteiro foi a última a falar ao público. Pregou respeito às diversidades e mais investimentos na educação, saúde, esportes, infraestrutura e políticas públicas voltadas para as mulheres.  “Uma das medidas do nosso governo é criar a Secretaria de Políticas para as Mulheres.  Vamos promover mais ações voltadas para esse público, maioria da população do nosso município”, disse ao PIMENTA.

Nascida em Itabuna, mãe de quatro filhos, Cleonice Monteiro é professora e teóloga. Ela destacou que sempre militou na esquerda. Por isso, fez a escolha pela única opção que representa, segundo ela, os projetos capazes de melhorar a qualidade de vida da população do município do sul da Bahia. “Espero e confio que as mulheres de Itabuna marchem conosco para que possamos viabilizar o nosso projeto”, afirmou ao site.

Bento Lima e Kátia Ribeiro formam chapa na disputa à Prefeitura de Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bento Lima, ex-secretário de Gestão e Inovação, terá uma mulher evangélica como vice em sua chapa na disputa pela Prefeitura de Ilhéus. A missionária Kátia Ribeiro, do Agir, será a candidata a vice-prefeita do município sul-baiano na chapa com o ex-secretário ilheense. A oficialização da chapa ocorrerá em convenção do PSD, nesta tarde de domingo (4), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

Braço direito do prefeito Mário Alexandre, Marão, também do PSD, Bento terá apoio de sete partidos, mas negocia a adesão da federação formada pelos partidos PSDB e Cidadania. A negociação foi retomada depois que a estadual da federação proibiu negociações da Federação com a petista Adélia Pinheiro.

Pancadinha discursa sob olhares de Diego e do ex-prefeito Geraldo Simões || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual e ex-vereador Fabrício Pancadinha (Solidariedade) teve a candidatura à Prefeitura de Itabuna confirmada, na noite deste sábado (3), em convenção no estacionamento da Câmara de Vereadores. O evento reuniu lideranças estaduais e regionais dos partidos que fazem parte Coligação Uma nova história!.

Considerado como principal candidato da oposição em Itabuna, Fabrício Pancadinha terá o advogado Diego Pitanga (MDB) como vice. Eles concorrem numa coligação formada pelos partidos Solidariedade, Mobiliza, Partido Renovação Democrática (PRD), Democracia Cristã (DC), União Brasil (UB) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Essas legendas somam 130 candidatos a vereador.

ENCONTRO DE ACM NETO COM GERALDO SIMÕES

Um dos momentos mais esperados foi o encontro do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal Geraldo Simões (PT) com o vice-presidente Nacional do União Brasil, ACM Neto. O ex-prefeito de Salvador chegou à convenção acompanhado de Fabrício Pancadinha. No palco, trocou palavras e aperto de mãos com o petista. Neto deixou o palco não sem antes criticar um ex-aliado, o prefeito e candidato à reeleição, Augusto Castro (PSD). Para Neto, o prefeito “deixou a saúde de Itabuna de lado”.

Preterido pelo PT na disputa local, Geraldo Simões, junto com outras liderança do partido em Itabuna, anunciou, nesta semana, apoio ao candidato Fabrício Pancandinha. Neste sábado, ficou quase ao lado do seu antigo inimigo político.