Em Itabuna, SAC passa a emitir a Carteira de Identidade Nacional || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Ilhéus estão entre os seis municípios baianos que, a partir desta quinta-feira (15), passarão a contar com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional nas respectivas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do Governo da Bahia. Completam a lista Barreiras, Feira de Santana, Irecê e Vitória da Conquista. Salvador iniciou a oferta do serviço no mês passado.

A unidade do SAC em Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro, e funciona das 7h às 16h. Já em Itabuna o serviço está disponível no Shopping Jequitibá, com atendimento no mesmo horário. A primeira via da nova Identidade Nacional é gratuita para todos os cidadãos. Para solicitar a emissão, é necessário agendar atendimento por meio do aplicativo do SAC Digital ou no site oficial do SAC.

O documento traz a possibilidade de inserção do nome social, respeitando a identidade de gênero da pessoa. Outra novidade é a versão digital, que estará disponível na internet três dias após a data de emissão. As versões impressas terão prazo de entrega de 15 dias.

INTEGRAÇÃO 

A Carteira de Identificação Nacional (CIN) vai unificar o sistema de identificação no País, substituindo o Registro Geral, emitido por cada estado. A substituição será paulatina, com a validade do documento antigo (RG) até 28 de fevereiro de 2032. A nova Identidade terá o mesmo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Além das informações de identificação, a nova Identidade vai reunir informações de outros documentos, como os números da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

No documento, também é possível informar particularidades, como deficiências, tipo sanguíneo, transtornos e a decisão de ser doador(a) de órgãos, por exemplo.

Lula se reúne com Adélia Pinheiro em Brasília || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT, Adélia Pinheiro, participou de encontro especial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A prefeiturável se reuniu com Lula para sessão de fotos e gravação de vídeos que serão utilizados na campanha eleitoral, que, oficialmente, começa na próxima sexta-feira (16).

Adélia está entre os 160 prefeituráveis de todo o país que conversaram com o presidente, em Brasília, no último sábado (10). Segundo a candidata do PT à Prefeitura de Ilhéus, Lula pediu que ela “cuidasse mais ainda” do povo ilheense. É a primeira vez que Adélia disputa uma eleição ao executivo.

PROJEÇÃO

A candidatura da professora, médica, ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e ex-secretária estadual de Ciência e Tecnologia, de Saúde e de Educação é considerada prioritária pelo PT na Bahia (reveja aqui). Além de encontro com o presidente da República e com Hoffmann, Adélia também se reuniu com ministros do Governo Lula.

– Além de mostrar o tamanho da nossa candidatura, este encontro foi muito motivador para todo o nosso grupo. Lula é reconhecido e admirado em todo o mundo e foi o homem que mudou o Brasil. Sua sabedoria e carisma são inspiradores, sobretudo nessa proximidade da campanha – disse Adélia.

Vítima foi enterrada em cova rasa || Imagens Verdinho de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Familiares encontraram, nesta segunda-feira (12), o corpo de Hilton Batista Pires, de 22 anos, em uma cova rasa no Maria Pinheiro, em Itabuna. O jovem estava desaparecido desde ontem (11), quando a família iniciou as buscas por ele. O local onde a vítima foi encontrada, em uma área de mata do bairro, é um conhecido ponto de desova de corpos.

Hematomas indicam que a vítima foi espancada até a morte. No primeiro momento, o Departamento de Polícia Técnica, que removeu o corpo para necrópsia, não encontrou marcas de tiro.

Hilton era morador do Alto da Conquista, em Itabuna. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar a autoria e a motivação do crime. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento. Redação com Verdinho de Itabuna

Almenísio deixou legião de amigos em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

O repertório de ditos populares de Almenísio é uma das marcas que o morador de Itabuna deixou na memória dos amigos. “Não me acompanhe, que eu não sou novela; quem tem limite é município; quem tem controle é videogame; quem dá questão é professor; quem tem dó é violão”, relembraram alguns dos presentes no sepultamento de Almenísio Carvalho Alves, nesta segunda-feira (12), no Cemitério Campo Santo. “Essas palavras nunca vão sair da nossa mente”, disse um amigo do motorista.

Almenísio morreu em um grave acidente automobilístico, no sábado (10), na BA-262, trecho Ilhéus-Uruçuca. A caçamba que ele dirigia bateu em uma árvore às margens da estrada. Valdir Galdino da Silva, morador de Ilhéus, também morreu no local. Uma terceira vítima foi socorrida e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

Amigos se despedem de Almenísio Carvalho no Cemitério Campo Santo || Foto PIMENTA

“ELE GOSTAVA MUITO DE FESTA”

Amigo de infância de Almenísio, que morava no Lomanto, Cristóvão Gonçalves explicou a decisão da homenagem com músicas populares e o Hino do Flamengo, entoado quando o caixão foi colocado no túmulo. “É que ele gostava muito de festa, gostava de viver a vida”, disse ao PIMENTA. No velório, a legião de amigos do motorista bebeu cerveja e comeu carne assada, outras duas paixões do flamenguista.

Também amigo da vítima do trágico acidente, o taxista José Alberto Soares Santos, Beto do Táxi, fez um breve perfil de Almenísio. “Era um menino gente boa, querido, todo mundo gostava dele. E ele gostava muito de som, por isso o pessoal fez essa homenagem”.

O motorista era solteiro e deixa os irmãos e os pais. No próximo mês, ele completaria 41 anos. Assista ao vídeo com imagens da despedida.

Atualizado às 14h52min para acréscimo de informações.

Astério Neto vence o 1º Prêmio Alta Literatura || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a A Morte da Finada, romance do gênero realismo mágico, o escritor Astério Moreira de Santana Neto, de Tucano (BA), levou o primeiro lugar do 1º Prêmio Alta Literatura, promovido pelo Grupo Editorial Alta Books. De quebra, faturou R$ 60 mil e terá coberta a despesa com a publicação da obra.

“O prêmio confirma o momento plural e vivaz da literatura contemporânea e abre espaço para novas vozes no mercado brasileiro”, observa a jurada, crítica literária e psiquiatra Natalia Timerman. Ao lado de Socorro Acioli e Jeferson Tenório, ela avaliou os originais dos autores não-estreantes, enquanto Eliane Robert Moraes, Luiz Antonio de Assis Brasil e Luiz Ruffato julgaram a categoria estreante, vencida pelo mineiro Marcelo Henrique Silva, com o romance histórico Sangue Neon.

Rodrigo de Faria e Silva, idealizador do projeto ao lado do CEO da Alta Books Gorki Starlin, ficou entusiasmado com a qualidade literária dos manuscritos. Segundo o editor, os vencedores apresentaram textos fortes e contundentes, escritos com segurança, estrutura narrativa contemporânea e construção de personagens atuais e provocantes. “O concurso foi um sucesso tanto pelo número de inscritos quanto pela qualidade das obras submetidas, mostrando que a produção literária contemporânea brasileira está a todo vapor”, avalia o editor.

Já Gorki ressaltou que o prêmio está alinhado com o movimento de bibliodiversidade da editora, que descobre novos talentos fora dos eixos convencionais. “Promover a literatura nacional através deste prêmio é um privilégio. Fico muito satisfeito com o resultado e com as obras vencedoras”, conclui o CEO.

Coletes, munições, drogas e outros materiais apreendidos em Una || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Munições de grosso calibre, coletes balísticos, drogas e balanças de precisão estavam em um acampamento descoberto pela Polícia Militar, neste domingo (11), em Una, no sul da Bahia. Os objetos foram encontrados em uma área de mata usada como esconderijo por criminosos.

Após denúncia, equipes da Cipe Cacaueira e da 71ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram ao local e avistaram homens armados, que fugiram, mas deixaram o material para trás.

Chamou atenção dos policiais a presença de cinco capas de coletes balísticos e de munições para pistolas 9 milímetros e .40, armas de uso restrito das forças de segurança. As guarnições também apreenderam porções de cocaína, crack e maconha. A Polícia Militar mantém as buscas para localizar os responsáveis pelo material. Até o momento, ninguém foi preso.

José Carlos Henrique Costa faleceu neste domingo, em Itabuna || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Está sendo velado nesta segunda-feira (12), no SAF, na Avenida Juca Leão, Centro Comercial, em Itabuna, o corpo do bispo José Carlos Henrique Costa, da Igreja Universal do Reino de Deus. O religioso faleceu no domingo (11), no município sul-baiano, onde atuava e participava de momentos de reflexão na televisão da igreja, a TV Cabrália.

A Igreja Universal emitiu nota de pesar lamentando e se solidarizando com a família do bispo, que nasceu no Rio de Janeiro e estava há tempo na Bahia. Não foi informada a causa da morte do religioso, que será sepultado nesta terça-feira (13), às 10h30min, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

O bispo José Carlos Henrique Costa deixa viúva, Célia Marta Correira Costa, e os filhos Rafael e Débora. Além de diversos estados brasileiros, o religioso passou por países como Argentina, Nicarágua e Estados Unidos.

Unidade do SineBahia em Eunápolis funciona no SAC, na 5 de Novembro || Foto GStreetView
Tempo de leitura: 4 minutos

Unidades do SineBahia nas regiões sul, baixo-sul, extremo-sul e sudoeste do estado oferecem mais de 150 vagas de emprego e Jovem Aprendiz nesta segunda-feira (12). De acordo com o órgão estadual de qualificação e de intermediação de vagas para empresas, há 78 vagas em Jequié, 43 em Itabuna, 18 em Eunápolis, 14 em Ilhéus e 1 em Valença.

As vagas são em setores como indústria, serviços, construção civil e comércio, dentre outras. O cadastramento é feito somente nas unidades do SineBahia, presencialmente. O atendimento vai até as 14h em Valença e as 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis. Em Jequié, o expediente vai até as 17h.

Para disputar a vaga, o interessado deve ir a uma unidade SineBahia sempre com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, também pode apresentar certificado de curso de qualificação na área desejada.

ONDE FICA O SINEBAHIA

O SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Se o interesse é por vaga em Eunápolis, a unidade fica na Rua 5 de Novembro, no Centro. Em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Já a de Valença fica na Avenida ACM, no Novo Horizonte. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais