Do PIMENTA
A União incorporou área de 12 mil metros quadrados da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, ao seu patrimônio. A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) publicou o extrato do termo de incorporação no Diário Oficial da União, no último dia 14. O documento define o espaço como terreno acrescido de marinha.
Os terrenos de marinha compreendem as áreas distantes até 33 metros da linha imaginária da média da maré no ano de 1831. No caso da Avenida Soares Lopes, essa linha fica na altura da Praça Castro Alves, segundo informação da SPU ao PIMENTA.
Ao longo desses quase dois séculos desde a obtenção da medida de referência da maré, a dinâmica costeira resultou no acúmulo de sedimentos na Praia da Avenida, expandindo a área de marinha. Explicado em detalhes pelo oceanógrafo Lucio Figueiredo de Rezende (relembre), esse processo foi intensificado após a construção do Porto do Malhado, inaugurado em 1971. O terreno recém incorporado pela União abrange parte dessa área.
Respostas de 19
Esse porto deve ser tirado desse local pois o assoreamento está destruindo toda faixa de área da praia temos um novo porto sendo construído na praia do norte lá escoarar todo produto tanto local como interestadual proporcionando melhorias nas áreas costeira como na avenida Soares Lopes. Vamos trazer nossa praia dos anos 80 de volta
Deus precisa que nessa nesse espaço da Soares Lopes fizemos edificações que venham ter barracas a gente tem uma praça de alimentação o lugar de show que seja um espaço que venha chamar atenção chamar os turistas mas o impasse é os os barão que não deixa que isso venha acontecer mas quando é para fazer uma ponte a duplicação de uma pista é derrubado tudo é pago com qualquer valor que a prefeitura quer deveria ter esse medo porque vem os turistas venha faça que que cresça que Deus venha crescer que ele está afundado ninguém quer saber da melhoria é porto que tem que sair é nenhum menino que já foi embora a Petrobras já foi embora desse jeito é melhor viver como era uma vez
Frequentei muito essa praia aí da avenida, íamos de ônibus de Itabuna e desciamos na avenida paralela e ao chegarmos na avenida Soares Lopes já estávamos na praia… Era muito bom, mas ficou tão diferente e feio… Deveriam usar essa extensa faixa de areia para fazer uma importante área de lazer.
Sendo assim, o novo posto de gasolina da da zona sul, os novos condomínio e academia estarão todos em área da marinha. Quem fez a fiscalização? E o principal de todos o OPABA QUE VEM CADA DIA INVADINDO MAIS AINDA A ÁREA DA MARINHA, que por sinal está fazendo obra .
Uma boa oportunidade para apresentar um projeto idêntico como a orla de Aracaju, praia de Atalaia! O turista quer ser bem recebido e se sentir bem!
Tá bom, e como fica as construções que hj toman conta destas áreas da marinha?
Engraçado a União em referência ao apoio as moradores de São Domingos e São Miguel não tomam nenhuma decisão, mas só quando é, em benefício próprio. Queremos resposta …
Ninguém imaginava que a obra do porto tiraria com o tempo a beleza da nossa cidade. Uma pena
Por que estão construindo na orla Sul de Ilhéus, lado da praia, a exemplo do posto de combustível e prédio de concreto de dois andares para academia de ginástica e com isso obstruindo a visão do mar?
Deveriam compensar com as pessoas que perderam terreno no Bairro São Miguel.
As águas afastaram na Soares Lopes e avançaram no São Miguel e parte do São Domingos.
Só estão olhando um lado.
Porque nessa época todos ficam se preocupando com outros assuntos e esquecem das encostas dos morros e com os alagamentos em Ilhéus
E pavimentação das ruas
Olivia disse:
Quando o Porto de Ilhéus foi construído, Osmar Sá, previu que isso aconteceria.
Ele chegou ir até Brasília para alertar a União sobre o que ele achava. Ninguém deu atenção a ele. Dai ele preveniu amigos que tinham terrenos a beira mar no São Domingos, para que não construíssem lá, pois iria acontecer o que estamos vendo hoje. Sua teoria foi dada como sem fundamento… É uma pena ele não estar mais entre nós, prá ver sua teoria confirmada.
Certíssima essa atitude! É necessário aquecer o turismo na cidade de Ilhéus. Hoje a opção do Turista é apenas a praia do sul. O turista é que aquece o comércio da cidade. Outra atitude acertada é a padronização das barracas na praia do sul. As atuais barracas são horríveis, tanto a população como os turistas merecem uma orla bem organizada e valorizada
Foi morar na beira da praia por quê quis. Agora se vira.
Calma. Ninguém vpme areia.
Olhando a foto inicial da matéria nota-se o potencial urbanístico incrível para o local. Se está feio é por negligência de todos vereadores e prefeitos que conduziram a gestão pública do município. Bem como dos cidadãos que os puseram nos cargos. Falta iniciativa privada e fomentação pública na questão! Agora o município “comeu mosca” para a União…
Naici na barra fiquei no Rio de janeiro 32 anos vim de volta pra casa a cidade pra mim está inreconicivel o que dava benefício através duis imposto já não tem nada mais levarão pra outra cidade.area costeira estar inreconicivel!!!
Breve o mar tomara o que é dele
Precisa passar por uma revitalisacao para receber melhor os turistas