Livros arrecadados durante campanha são enviados para o Rio Grande do Sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

Gilvan Rodrigues

Liderada em Itabuna pelo Centro Cultural Teosópolis (CCT), a Campanha A Ponte, de arrecadação de livros para a reconstrução das bibliotecas escolares do Rio Grande do Sul, enviou milhares de obras destinadas ao acervo literário dos gaúchos.

A campanha atendeu a um apelo do escritor gaúcho Eliandro Rocha, que, apoiado pela Câmara Rio Grandense do Livro, pediu o apoio dos brasileiros para a recuperação do acervo literário do Rio Grande do Sul, atingido pelas chuvas.

Em Itabuna a campanha contou com o apoio de várias instituições, como o Colégio Batista de Itabuna (CBI), Igreja Batista Teosópolis, Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), Setorial de Literatura do Conselho de Cultura de Itabuna, Projeto Alvorecer e Editora Via Literarum.

Na quarta-feira da última semana, foram enviadas 80 caixas de livros doados pela comunidade itabunense, que demostraram solidariedade com os irmãos gaúchos.

SOLIDÁRIOS

Pessoas anônimas e outros ligados a literatura participaram da campanha. Dos exemplos o escritor e jornalista Daniel Thame, que doou cerca de 200 livros. E um gaúcho radicado há 30 anos em Itabuna, o sociólogo Agenor Gasparetto, escritor e professor aposentado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Ele doou mil livros do seu catálogo, por meio da sua editora, a Via Litterarum, para ajudar a reconstrução das bibliotecas gaúchas destruídas pelas chuvas. “Estamos cumprindo nossa função social e cultural”, afirmou Gasparetto sobre a doação.

A professora Janete Macedo, coordenadora do Centro Cultural Teosópolis e articuladora da campanha em Itabuna, expressou sua satisfação com o sucesso da iniciativa.

“Os itabunenses mais uma vez mostraram sua solidariedade. Recebemos muitos livros e estamos prestando contas do que foi arrecadado. Agradecemos profundamente pela contribuição e pelo apoio”, declarou Janete, conhecida pelo seu engajamento na vida cultural da região sul da Bahia, ao acompanhar pessoalmente o embarque dos livros.

Tarcísio Teixeira foi preso em Buerarema || Foto redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Investigadores da 6ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil do Interior (Coorpin), em Itabuna, prenderam, na manhã desta quarta-feira (21), na BR-101, em Buerarema, no sul da Bahia, um homem acusado de assassinato em Planaltina, em Goiás, em 2014. Tarcísio Teixeira Dourado, de 33 anos, é suspeito de matar Luís Paulo de Sousa.

Tarcísio Teixeira passou por exame de corpo de delito na sede da Coorpin antes de ser levado para o Conjunto Penal de Itabuna. A polícia encontrou o acusado depois de receber informações de que ele estava escondido na zona rural de São José da Vitória. O suspeito será transferido para o Goiás.

De acordo com as investigações, Luís Paulo foi assassinado no interior de um estabelecimento comercial, no Setor Leste de Planaltina, em 22 de agosto. Segundo a polícia, o crime também teve o envolvimento do pai de Tarcísio Teixeira Dourado, Jovaci Oliveira Dourado, o “Diogo Dourado”, de 57 anos. Tarcísio Teixeira nasceu em Guanambi.

Médicos da Santa Casa utilizam técnica inédita no interior da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um paciente de 76 anos, morador de Itabuna, passou por um procedimento inédito no interior da Bahia para tratamento de aterosclerose que comprometeu membros inferiores. O responsável pelo procedimento foi o médico cirurgião vascular e endovascular João Cardoso, que contou com o auxílio do colega Luiz Felipe Dias Brandão.

Para o procedimento os médicos usaram técnica de cateterismo, sem cortes. A finalidade, explica, é melhorar a circulação arterial do paciente, permitindo que ele pudesse voltar a caminhar sem dor.

“Realizamos um tratamento minimamente invasivo de uma obstrução arterial grave, provocada por uma placa altamente calcificada na femoral comum, na região inguinal (virilha)”, conta o cirurgião vascular João Cardoso. Segundo ele, foram utilizadas duas técnicas modernas de cirurgia endovascular: a litotripsia intravascular e a angioplastia com balão farmacológico.

A novidade do caso foi o emprego da litotripsia intravascular, que vem ganhando espaço por suas especificidades. Foi usado pela primeira vez no interior da Bahia o dispositivo chamado de Shockwave, um cateter de angioplastia com tecnologia que gera impulsos acústicos capazes de fragmentar placas severamente calcificadas, evitando o uso de stents. Após a litotripsia, a artéria foi submetida à angioplastia com balão farmacológico, melhorando o fluxo de sangue.

KISSING STENT

O médico acrescenta ainda que, decorrente da gravidade e extensão da doença ateromatosa, também foi tratada a região aortoilíaca com a técnica de stents revestidos (endopróteses) conhecida como kissing stent. O paciente teve alta do Hospital Calixto Midlej Filho 48 horas após o procedimento.

Os procedimentos minimamente invasivos são feitos no serviço da Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que conta com profissionais qualificados e equipe multiprofissional. Equipamentos e profissionais qualificados permitem que mais casos graves como o do paciente idosos sejam tratados com tecnologias que oferecem melhores resultados para os pacientes.

Dalila, com o vice Salvador, adota medida por autistas, idosos, crianças e animais || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma enfermeira decidiu inovar em campanhas políticas no interior da Bahia ao eliminar o uso de fogos de artifício com estampido, tradicionalmente utilizado em atos de campanhas políticas para atrair e mobilizar eleitores. Dalila Aguiar (PP) é candidata a prefeita de Itagibá, no Médio Rio de Contas, e explica que a medida foi tomada em respeito às pessoas idosas, autistas e crianças, além de animais.

A candidata do PP explica que o barulho provocado pelos fogos de artifício com estampido afetam a saúde destas pessoas e também em animais. Isso ocorre por terem maior sensibilidade auditiva, como comprovam os estudos científicos.

“Respeitar nosso povo é agir com sensibilidade”, disse Dalila em comunicado. A candidata explicou que não apenas a chapa majoritária tomou essa atitude. Todos os candidatos a vereador da coligação liderada pelo PP também deverão abolir os fogos de artifício com estampido.

Material da campanha de Augusto informa que vai abolir fogos ruidosos

EM ITABUNA, AUGUSTO SEGUIRÁ MEDIDA

A medida adotada por Dalila desde o início da campanha também será seguida pelo prefeito e candidato à reeleição em Itabuna, Augusto Castro (PSD). No início da tarde desta quarta-feira (21), o prefeito distribuiu material informando que não irá usar fogos ruidosos em respeito aos autistas, idosos e animais.

– Sabemos da importância de manter o sossego, bem-estar e a segurança de todos os itabunenses e seguiremos firmes em nosso compromisso com todo o povo de Itabuna – cita o card divulgado nas redes sociais do candidato hoje (21).

Rosemberg (à direita) durante a entrega de ambulância ao município de Itaju || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio de emenda parlamentar, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) contemplou os municípios de Itaju do Colônia e Iguaí com ambulâncias para os atendimentos de urgência. Os veículos, avaliados em R$ 550 mil, foram entregues em cerimônia nesta terça-feira (20), no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária Estadual de Saúde, Roberta Santana.

“Essas ambulâncias com semi UTI vão dar um suporte extra à saúde da população de Itaju do Colônia e Iguaí. Com isso, o tempo de atendimento vai diminuir substancialmente”, explicou o deputado Rosemberg. O governo baiano investiu R$ 16,4 milhões na aquisição dos veículos dos tipos van e picape.

Chico França defende redução de carga tributária e geração de emprego e renda || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Candidato a prefeito de Itabuna pelo PL, Chico França defendeu a atração de investimentos que fortaleçam a indústria local e gerem empregos e renda, principalmente para jovens. “O futuro do jovem não pode ser a rodoviária. Temos que fazer esse jovem permanecer aqui”, afirmou ele. “Precisamos realizar a captação de recursos externos e colocar o jovem no local de trabalho”, completou ele em entrevista à Boa FM.

Ainda durante a entrevista, Chico França disse que, se prefeito, vai percorrer o Brasil em busca de investimentos para gerar emprego e renda. “Vou virar um ambulante de Itabuna”, afirmou ele, também citando que os governos local e estadual devem se unir para o combate à violência que atinge a juventude itabunense. Ele defendeu a integração das ações da Guarda Municipal com as forças de segurança estaduais (polícias civil e militar).

CARGA TRIBUTÁRIA

Chico França também abordou ações para reduzir a carga tributária e priorizar a geração de emprego e renda. “Menos impostos e mais emprego e renda serão diretrizes da nossa gestão”, prometeu, afirmando ser esta uma das bandeiras do PL e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O prefeiturável do PL também reforçou, na entrevista na terça-feira (20), a necessidade de avançar na execução dos projetos do município. “O nosso objetivo é construir, não somente projetar”, disse numa alfinetada na gestão do prefeito e candidato à reeleição, Augusto Castro (PSD). Chico citou obras paradas, a exemplo do prolongamento da Amélia Amado, e urbanização da Orla da Beira Rio.

Marciely foi assassinada na frente do filho, em Coaraci || Redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher de 30 anos foi morta a tiros após ter a casa que morava invadida por três homens armados, em Coaraci, no sul da Bahia. O crime aconteceu nesta terça-feira (20), no bairro Jardim Cajueiro.

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Marciely Sousa de Aquino. De acordo com a polícia, os vizinhos contaram que viram os suspeitos entrarem e saírem no local.

Durante o período em que o trio estava no imóvel, escutaram barulho de tiros. A mulher foi executada na frente do filho. O caso é investigado na delegacia da cidade, que apura a autoria e motivação do crime. Com informações do G1-BA.

Eleitor viu disparar número de candidatos com identidade religiosa no país || Foto Fernando Frazão/ABr
Tempo de leitura: 5 minutos

O número de candidatos a vereador e prefeito que usam de forma explícita uma identidade religiosa em seus nomes de campanha cresceu cerca de 225% ao longo de 24 anos. Em um levantamento inédito, o Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI), da FSB Holding, coletou dados do portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das últimas sete eleições municipais, entre 2000 e 2024. A pesquisa, com dados exclusivos obtidos pela Agência Brasil, mostra que o ritmo de crescimento de candidaturas com viés religioso é 16 vezes maior que o de aumento do total de candidaturas nos pleitos locais.

Em 2000, o número de candidaturas com identidade religiosa foi de 2.215, em termos absolutos. Já em 2024, chegou a 7.206 (+225%). Nesse mesmo intervalo de 24 anos, o número total de candidaturas subiu 14%, passando de 399.330, em 2000, para 454.689 nas eleições municipais deste ano. Em 2000, o número de candidaturas com identidade religiosa representava 0,55% do total, enquanto nas eleições deste ano elas representam 1,6% do número total de candidatos inscritos.

Para chegar a esses números, o IPRI analisou os nomes de todos os candidatos e candidatas ao longo dos pleitos, aplicando filtros de religiões evangélicas, católicas e de matriz africana para identificar os vínculos diretos com as candidaturas. Entre as palavras usadas, estão: pai, mãe, pastor, pastora, missionário, missionária, bispo, bispa, apóstolo, apóstola, reverendo, irmão, irmã, padre, babalorixá, ialorixá, ministro, ministra, ogum, exú, iansã, iemanjá, obaluaê, oxalá, omulu, oxóssi, oxum, oxumaré e xangô.

O recorde de candidaturas religiosas, no entanto, foi registrado há quatro anos, nas eleições municipais de 2020, quando houve 9.196 concorrentes, entre candidatos a prefeitos e vereadores. No entanto, nesse mesmo pleito, havia cerca de 100 mil candidatos a mais, em números absolutos totais, chegando a 557.678 nomes inscritos. A queda no número total de candidaturas reflete os efeitos do fim das coligações proporcionais, distribuição de recursos do fundo eleitoral, organização dos partidos em federações e aumento de custos de campanhas.

“Os dados deste levantamento demonstram um forte aumento do apelo da religião na política. Ao longo do tempo, o número de candidatos que adotam denominações religiosas no nome que vai na urna cresceu muito mais do que o volume total de candidatos nas eleições municipais”, afirma Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI).

“Mas é importante ressaltar que isso não significa necessariamente um aumento dos candidatos religiosos que serão eleitos, porque isso depende, entre outras coisas, da atuação dos partidos e da distribuição de recursos de campanha”, pondera.

EVANGÉLICOS À FRENTE

Os nomes de candidatos com títulos relacionados à religião evangélica são a maioria esmagadora das candidaturas com identidade religiosa apuradas no levantamento do IPRI/FSB. Nas eleições deste ano, os termos mais recorrentes são: pastor (2.856), irmão (1.777), pastora (862), irmã (835) e missionária (247). Juntos, eles somam 6.557 candidaturas, o que dá mais de 91% do total de candidaturas identificadas com alguma religião.

Essa representatividade é ainda maior considerando outros termos associados aos evangélicos que aparecem em nomes candidaturas nas urnas, como missionário (48), apóstolo (23) e ministro (três).

Termos como pai (106) e mãe (81), normalmente vinculados a nomes de religiões de matriz africana, apareceram nos resultados das candidaturas deste ano, mas em quantidade mais residual. Nomes católicos de candidaturas, como padre (68), também apareceram na pesquisa ao longo dos anos, e no pleito deste ano, de forma recorrente.

MOBILIZAÇÃO RELIGIOSA

A mobilização religiosa em campanha eleitoral é uma realidade histórica no Brasil, que cresceu ao longo das últimas décadas impulsionada por novos movimentos religiosos que buscaram ocupar um espaço de representação institucional e de poder.

Leia Mais

Unidade do SAC de Porto Seguro, onde funciona o SineBahia
Tempo de leitura: 3 minutos

Unidades do SineBahia ofertam 83 vagas de emprego nos municípios de Itabuna e Ilhéus, na região sul, e Porto Seguro, no extremo-sul do Estado. São oferecidas oportunidades em áreas como vendas, supermercados, mecânica, segurança do trabalho e serviços.

De acordo com o SineBahia, Itabuna traz 50 vagas hoje, Porto Seguro tem 18 e Ilhéus 15. Os interessados devem procurar o serviço estadual, todos funcionando em unidades do SAC. Os documentos exigidos são as carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE IR

O SineBahia de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. Em Itabuna, a unidade funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Porto Seguro, fica no Shopping Central Park, na Assis Chateaubriand, no Centro. Clique em Leia Mais e veja todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais