Caruru se torna patrimônio imaterial || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) tornou o Caruru, servido neste mês por muitos baianos, patrimônio imaterial do estado. O registro deve ser publicado no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião, quando é servido o prato com itens como quiabo cortado, abóbora, camarão seco e peixe.

O presidente da Câmara de Patrimônio, que também é autor do processo de patrimonialização, Táta Ricardo, comemorou a aprovação. “O princípio do patrimônio é de fato pertencimento, a gente não aprende na academia, na universidade… patrimônio é algo que a gente herda”, disse ele.

Táta Ricardo destacou que o caruru de São Cosme e Damião é uma das maiores manifestações populares de origem sacra do estado, mantida pelas pessoas, famílias e comunidades religiosas e culturais presentes em toda a Bahia. Táta também ressaltou que a manifestação aquece a economia criativa e o mercado formal e informal em diversos municípios durante todo o mês de setembro.

O secretário de Cultura da Bahia e presidente de honra do Conselho, Bruno Monteiro, elogiou o relatório e parecer apresentados e celebrou a salvaguarda de mais essa tradição baiana. Bruno conversou com o governador Jerônimo Rodrigues durante a sessão, que recebeu a notícia com entusiasmo e disse que providenciará a publicação do registro especial no Diário Oficial.

PM acusado de assassinato vai a júri popular || Foto redes sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A justiça decidiu levar a júri popular o policial militar Diego Kollucha Santos Vasconcelos, acusado de assassinar Juliana de Jesus Ribeiro, gerente de um mercado na cidade Saubara, no recôncavo baiano. O crime ocorreu em maio de 2023. O soldado é suspeito de homicídio qualificado e adulteração de placa de carro.

A denúncia oferecida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), foi acatada pela Vara Criminal de Santo Amaro, que determinou a realização do Júri. A Justiça manteve a prisão preventiva do soldado, ressaltando a gravidade dos crimes e o risco de nova fuga. Ele fugiu do Batalhão de Choque de Lauro de Freitas, mas foi recapturado dois dias depois.

De acordo com a sentença, proferida pelo juiz Abraão Barreto Cordeiro, a denúncia do MP-BA traz provas que conectam Diego Kollucha à morte de Juliana de Jesus Ribeiro, ocorrida em Saubara no dia 23 de maio de 2023, na Rua Ananias Requião, em frente ao ponto comercial conhecido como Mercado Apertadinho.

Juliana de Jesus Ribeiro foi assassinada em 2023

Laudos periciais, registros de geolocalização e outros elementos de investigação apontaram que o réu teria utilizado um veículo com placas adulteradas no dia do crime e estava nas proximidades da residência da vítima, conforme o MP-BA. Itens como roupas e acessórios encontrados em sua casa, semelhantes aos usados pelo atirador, reforçaram as provas. A vítima foi assassinada pelas costas, sem chances de defesa.

ACUSADO FUGIU, MAS FOI RECAPTURADO

Diego Kollucha foi recapturado no dia 29 de março deste ano, dois dias após a fuga, em Feira de Santana. Ele teria se deslocado por meio de apoio logístico e operacional de comparsas. Uma semana depois, em 4 de abril, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra cinco suspeitos de envolvimento na evasão do soldado.

Diego Kollucha é investigado pela “Operação Salobro” por integrar grupo de extermínio, segundo o Ministério Público da Bahia. O processo criminal tramita na comarca de Santo Estevão. A operação foi deflagrada conjuntamente pelo MP-BA, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) pela Corregedoria da Polícia Militar (Correg) e pela Polícia Federal.

Os médicos Eric Júnior e Luciano Azevedo (da direita para esquerda) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Luciano Azevedo, pesquisador e médico do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), foi um dos palestrantes do 1º Simpósio de Infectologia, na quarta-feira (18), na UnexMED de Itabuna. O evento teve como tema central a Sepse em Foco e reuniu alunos da instituição e médicos convidados da região em dois momentos, com palestras e discussões.

O médico Luciano Azevedo destacou a importância do seminário para a comunidade médica e acadêmica. “Estamos no mês de combate à sepse, então, ter esse tipo de evento é imprescindível para que a gente consiga aumentar o conhecimento dos profissionais de saúde a respeito desse problema tão relevante”, disse.

O simpósio abordou um dos temas mais críticos na área da saúde, a sepse. Essa condição clínica grave é caracterizada por uma resposta desregulada do corpo a uma infecção, que pode evoluir para a falência de múltiplos órgãos e, em casos extremos, resultar em óbito.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a sepse é responsável por, pelo menos, 11 milhões de mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, por ano, são cerca de 400 mil casos de sepse em pacientes adultos, dos quais 240 mil evoluem para óbito, representando um índice de mortalidade de 60%. Entre as crianças, o número anual de casos é de 42 mil, com 8 mil mortes, o que corresponde a 19% de letalidade.

Promovido em alusão ao Dia Mundial da Sepse, celebrado em 13 de setembro, o simpósio buscou ampliar o conhecimento sobre o diagnóstico e manejo dessa condição, promovendo a atualização dos profissionais da saúde e estudantes de Medicina quanto às abordagens mais recentes e eficazes para o seu tratamento.

“A Unex vem tentando divulgar conhecimento médico para a sociedade a fim de melhorar a qualidade na assistência da nossa região”, afirmou o médico Eric Ettinger Júnior, coordenador da UnexMED de Itabuna.

Jerônimo autoriza nomeação de mais de 400 aprovados em concurso do DPT-BA || Foto Feijão Almeida/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta quinta-feira (19), a nomeação de 483 novos peritos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A designação será publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20).

Jerônimo ressaltou a participação significativa de mulheres entre os nomeados, representando cerca de 40% do total. “É importante elogiar o trabalho da diretora do DPT, Ana Cecília, e do secretário de Segurança Pública, Marcelo [Werner], pela condução do processo, reforçando o compromisso da Bahia, em parceria com o Governo Federal, para aprimorar a segurança pública”.

O grupo nomeado é composto por 185 peritos criminalistas, 106 peritos médicos legistas, 179 peritos técnicos e 13 peritos odonto-legais. Após a designação, eles passarão pelas etapas de entrega de documentação e exames para oficializarem a integração ao DPT. “Estamos comprometidos em garantir uma segurança pública mais robusta e eficiente na Bahia”, reforçou o governador.

Determinação de Moraes suspendeu rede X (ex-Twitter) em todo o Brasil || Reprodução
Tempo de leitura: 3 minutos

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou o mecanismo que possibilitou o acesso à rede social X, durante a quarta-feira (18).

“Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio”, informou a Anatel em nota divulgada nesta quinta-feira (19).

O acesso foi possível após uma atualização operacional realizada pela rede social que trocou o endereço eletrônico que foi bloqueado e passou a hospedá-lo nos servidores da Cloudflare, empresa norte-americana especializada na segurança de sites. Com isso, os mecanismos adotados para o bloqueio da rede social não conseguiram impedir o acesso. A rede está suspensa desde o início deste mês por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No entanto, na manhã de ontem, usuários relataram ter conseguido acessar a plataforma de forma livre, sem acesso por meio de aplicativos de Virtual Private Network (VPN), mecanismo usado para burlar a suspensão. A Anatel disse que, com a identificação, espera assegurar o cumprimento da decisão judicial.

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) informou em nota, nessa quarta, que a rede X trocou o endereço eletrônico que foi bloqueado e passou a hospedá-lo nos servidores da Cloudflare, empresa norte-americana especializada na segurança de sites.

“Diferente do sistema anterior, que utilizava IPs específicos e passíveis de bloqueio, a nova estrutura baseada no Cloudflare compartilha IPs com outros serviços legítimos, como bancos e grandes plataformas de internet”, disse a Abrint.

Segundo a Anatel, a medida foi tomada com objetivo de burlar a suspensão determinada pela Justiça.

“A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”, disse o órgão regulador.

SUSPENSÃO

O ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório da companhia no país e não apresentou representante legal para atuar no Brasil. De acordo com o Artigo 1.134 do Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país.

“A ilicitude é ainda mais grave, pois mesmo quando efetivamente intimada para cumprimento das ordens de bloqueio de perfis, cujas postagens reproduzem conteúdo criminoso investigado nos autos, a referida plataforma incorreu em desobediência judicial, e resolveu, criminosamente, divulgar mensagem incitando o ódio contra esta Suprema Corte”, afirmou o ministro no despacho.

A decisão de suspender o X foi submetida à 1ª Turma do STF. Na ocasião, Moraes destacou que o Marco Civil da Internet prevê a responsabilização civil de provedor de internet por danos decorrentes de conteúdo apontado como ilegais.

Ao analisar o caso, a 1ª Turma do STF votou para manter a suspensão da rede social. Os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia seguiram integralmente o voto do relator, Alexandre de Moraes, e mantiveram a decisão. Já o ministro Luiz Fux seguiu o relator, mas apresentou ressalvas.

Controlada pelo multibilionário Elon Musk, a rede social X tem colecionado atritos com autoridades de diversos países, desde o Brasil, até a Austrália, Inglaterra, o bloco da União Europeia (UE), a Venezuela, entre outros.

Enquanto na UE, no Brasil e na Austrália, Musk apela à retórica da “liberdade de expressão” irrestrita, na Índia e na Turquia, a plataforma X tem acatado decisões judiciais com suspensões de conteúdos e de perfis sem denunciar suposta “censura”. Na Índia, a plataforma excluiu das redes um documentário da mídia inglesa BBC crítico ao primeiro-ministro do país asiático, Narendra Modi.

Musk é investigado no STF no inquérito das milícias digitais que apura a atuação de grupos que supostamente se organizaram nas redes para atacar o STF, seus membros e a eleição brasileira de 2022. Informações d´Agência Brasil.

Decisão do juiz eleitoral suspende divulgação de pesquisa em Itagibá
Tempo de leitura: 2 minutos

O juiz Rafael Barbosa da Cunha, substituto da 147ª Zona Eleitoral de Itagibá, no Médio Rio de Contas, decidiu suspender a divulgação de uma pesquisa feita pela empresa Flex Consultoria & Pesquisas, a pedido da Coligação Coragem pra Mudar, Força pra Governar.

A pesquisa estava programada para ser divulgada no dia 21 de setembro. Na sua decisão liminar, nesta quarta-feira (18), o magistrado acolheu os argumentos da coligação, que tem como candidata a enfermeira Dalila Aguiar. A representação, assinada pela advogada Gisleide Gleice Nunes de Santana, apontou diversas falhas no plano amostral da pesquisa.

Entre as alegações, destacaram-se a não observância das regras estabelecidas pela Lei 9.504/1997 e pela Resolução TSE 23.600/2019, além de inconsistências relacionadas ao município e a manipulação do plano amostral, que foi aplicado de forma idêntica em outros 21 municípios.

A decisão aponta erros no questionário e na amostragem, como perguntas referentes a candidatos e eleitorado do município de Itabela, no extremo-sul da Bahia, em vez de Itagibá. Ele notou que os bairros e localidades citados na amostragem não correspondiam a Itagibá.

“CONTAMINADA DE ERROS”

“Esses defeitos fortalecem a alegação de que a pesquisa está contaminada por erros de procedimento, o que pode influenciar o resultado e gerar uma falsa percepção da realidade no eleitorado”, apontou o magistrado em sua decisão.

Com base no artigo 16 da Resolução TSE nº 23.600/2019, ele deferiu a liminar e ordenou a suspensão imediata da divulgação da pesquisa nº Ba 04139/2024, estabelecendo uma multa diária de R$ 5.000,00, limitada a R$ 100.000,00, em caso de descumprimento da decisão.

ITABUNA E ILHÉUS

A Flex também registrou, no TSE, duas pesquisas no sul da Bahia, uma em Ilhéus e outra em Itabuna, para divulgação também no próximo sábado (21). Pelo menos em Ilhéus, as coligações dos prefeituráveis Adélia Pinheiro (PT) e Valderico Junior (UB) entraram com pedido de impugnação do levantamento em Ilhéus. As alegações coincidem com as apresentadas em Itagibá e que culminaram com a decisão pela suspensão no município.

Motorista de ônibus está entre as vagas de hoje || Foto Alesp
Tempo de leitura: 6 minutos

Quinta-feira (19) com total de 271 vagas de emprego e de estágio em cidades das regiões sul, extremo-sul e sudoeste do Estado, de acordo com o SineBahia. São oportunidades em várias áreas profissionais, de motorista de ônibus a gerente, chefe de cozinha e analista ambiental e vaga de estágio remunerado para auxiliar administrativo, esta em Itabuna.

O destaque em oportunidades hoje é o município de Jequié, com 97 vagas, seguido por Ilhéus, com 72. Eunápolis traz 65 vagas, Itabuna oferece 35 e Itapetinga outras 2. Todas elas são para quem comparecer pessoalmente ao SineBahia destes municípios.

O horário de atendimento varia. Jequié encerra às 17h, Itapetinga às 14h e os demais às 16h. É importante não deixar para a última hora e se apresentar ainda pela manhã, preferencialmente, com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇOS DO SINEBAHIA

Quem vai procurar vagas em Jequié deve se dirigir ao SineBahia na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Em Eunápolis, o atendimento é na 5 de Novembro, no Centro.

O SineBahia em Itabuna funciona no piso superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), Góes Calmon. A unidade de Itapetinga está situada na Presidente Kennedy, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas para esta quinta-feira.

Leia Mais