O governador Jerônimo Rodrigues (PT) fará caminhada com a candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT, Adélia Pinheiro, na Conquista, às 15h desta terça-feira (1º). A concentração será na Praça Santa Rita e terá, ainda, a participação de deputados estaduais e federais e de secretários de estado, conforme a campanha da petista.
A caminhada será a primeira a contar com a presença de um governador em eleições municipais desde 2004 em Ilhéus. Adélia demonstrou força política ao atrair para Ilhéus a participação de ministros do Governo Lula, a exemplo de Rui Costa (Casa Civil), Margareth Menezes (Cultura) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), além do ex-governador e líder do Governo Lula no Senado, Jaques Wagner.
Jerônimo deveria participar de caminhada com Adélia, no Vilela, na última sexta-feira (27), um dia após operação que atingiu o governo do prefeito Mário Alexandre e a candidatura de Bento Lima (PSD). Os dois sofreram mandados de busca e apreensão. Nos bastidores, partidários do prefeito e do candidato do PSD enxergaram viés político-eleitoral na Operação Barganha, da Polícia Federal, autorizada pela Justiça Federal (reveja aqui).